Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

TDAH x Empreendedorismo.

avatar LILIAN DA MATTA DE OLIVEIRA
Lilian Da Matta De Oliveirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
TDAH x Empreendedorismo.
Criado em 22 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você sabia que atividades de empreendedorismo vêm sendo grande aliada na educação de crianças com diagnóstico de TDAH? Mais antes de abordar esse assunto vamos entender o que vem a ser o TDAH.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir na vida adulta. Pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldade na escola ou no trabalho.

De acordo com algumas pesquisas epidemiológicas, aproximadamente 5% da população infantil mundial apresenta os sintomas de TDAH, e cerca de 60% destes indivíduos continuam apresentando os sintomas do transtorno na vida adulta.

É muito importante que pais, psicólogos, educadores e outros profissionais possam estar preparados para o diagnóstico e tratamento.

Mas o que o empreendedorismo pode contribuir para o aprendizado dessas crianças que foram diagnosticadas com TDAH?

Uma criança com TDAH demonstra ter menos dificuldade de aprendizado quando ela está brincando, pois é justamente esse aspecto de não ser obrigada a algo que faz com que ela apresente um desempenho melhor em relação às tarefas impostas.

A maneira lúdica de aprendizado sem amarras, onde estão presentes características empreendedoras como criatividade e inovação, se faz necessário, pois são crianças com energia para criar, inovar, extremamente empenhadas em desenvolver tarefas nas quais são desafiadas.

Criatividade e inventividade: viver com TDAH pode dar aos pacientes uma perspectiva de mundo completamente diferente. Isso encoraja os indivíduos a observarem situações com um olhar mais reflexivo. Como resultado, é possível que eles se transformem em inventores excepcionais, utilizando suas capacidades artísticas, originais e criativas.

A educação empreendedora estimula o trabalho em equipe, promovendo o autoconhecimento, fazendo com que todos participem de atividades em conjunto, porém aproveitando as habilidades de cada criança em setores que os agradem mais e que tenham mais desenvoltura. Crianças com TDAH têm se destacado em áreas que apresentam inovação, com grandes habilidades de se reinventar e buscar formas diferentes e criativas para realizar suas tarefas diárias.

 

avatar LILIAN DA MATTA DE OLIVEIRA
Lilian Da Matta De Oliveira
favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1965 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?