Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Sustentabilidade e viagens corporativas: Entenda essa relação

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Sustentabilidade e viagens corporativas: Entenda essa relação
Criado em 08 JUL. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Minimizar impactos ambientais é uma necessidade urgente no setor


Diante de várias mudanças climáticas extremas vivenciadas em diversas partes do mundo, a sustentabilidade ganhou força de vez nas empresas. E isso também se aplica para as viagens corporativas, com o objetivo de gerar mais responsabilidade e consciência perante a todos.


Isso porque as viagens corporativas emitem uma grande quantidade de carbono e outros elementos que prejudicam o meio ambiente. Então, cada vez mais, este setor tem olhado com mais responsabilidade para isso. Mas, para isso, algumas estratégias precisam ser adotadas.


A viagem é realmente essencial?


Essa é uma pergunta que se deve fazer antes de traçar todo o roteiro. Uma viagem corporativa gera custos e um tempo que muitas vezes pode ser precioso. Analise de forma minuciosa se fazer o deslocamento é realmente essencial. Caso contrário, opte pelo trabalho remoto.


Desenvolva ações


Esse é um setor que necessita de ações resolutivas por ter uma complexidade que o cerca. Em uma empresa, é sempre importante que os trabalhadores estejam 100% alinhados com os ideais da companhia. Por isso, uma boa saída neste caso é implementar programas de treinamentos para fazer com que os colaboradores entendam a importância de aplicar a sustentabilidade.


Logo, desenvolver métricas com objetivos e bonificações pode incentivá-los ainda mais. Os relatórios podem ajudar a identificar o que já foi melhorado e o que ainda falta evoluir. Lembrando que essas ações podem, ainda, otimizar processos e mitigar despesas.


Escolha a melhor opção


Em alguns casos, fazer viagens de avião fretado pode ser mais rápido e prático, mas não é o mais sustentável. Apesar disso, há opções de escolha por empresas que contribuem para que isso não seja um grande problema. Então viajar em um voo comercial, com uma empresa mais sustentável que as demais, pode ser uma boa, priorizando sempre os trajetos diretos. Um exemplo é emitir uma passagem de São Paulo para Bahia, sem escalas.


Sustentabilidade em vários níveis


Mas a sustentabilidade não se baseia apenas no deslocamento de um estado ou de um país. Ela também pode ser aplicada na hora de escolher uma hospedagem. Como citado acima, várias empresas se preocupam com essa prática, e isso se vê em diferentes níveis.


Além disso, há o deslocamento entre cidades. Em muitos casos, executivos alugam carros, então é possível selecionar modelos de veículos 100% elétricos ou híbridos.


Fato é que aplicar sustentabilidade nas viagens corporativas deixou de ser uma tendência e passou a se transformar em uma necessidade urgente. Então é preciso que atitudes sejam tomadas de imediato para minimizar os impactos e colher os frutos gerados por essas ações.

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 800 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?