Minimizar impactos ambientais é uma necessidade urgente no setor
Diante de várias mudanças climáticas extremas vivenciadas em diversas partes do mundo, a sustentabilidade ganhou força de vez nas empresas. E isso também se aplica para as viagens corporativas, com o objetivo de gerar mais responsabilidade e consciência perante a todos.
Isso porque as viagens corporativas emitem uma grande quantidade de carbono e outros elementos que prejudicam o meio ambiente. Então, cada vez mais, este setor tem olhado com mais responsabilidade para isso. Mas, para isso, algumas estratégias precisam ser adotadas.
A viagem é realmente essencial?
Essa é uma pergunta que se deve fazer antes de traçar todo o roteiro. Uma viagem corporativa gera custos e um tempo que muitas vezes pode ser precioso. Analise de forma minuciosa se fazer o deslocamento é realmente essencial. Caso contrário, opte pelo trabalho remoto.
Desenvolva ações
Esse é um setor que necessita de ações resolutivas por ter uma complexidade que o cerca. Em uma empresa, é sempre importante que os trabalhadores estejam 100% alinhados com os ideais da companhia. Por isso, uma boa saída neste caso é implementar programas de treinamentos para fazer com que os colaboradores entendam a importância de aplicar a sustentabilidade.
Logo, desenvolver métricas com objetivos e bonificações pode incentivá-los ainda mais. Os relatórios podem ajudar a identificar o que já foi melhorado e o que ainda falta evoluir. Lembrando que essas ações podem, ainda, otimizar processos e mitigar despesas.
Escolha a melhor opção
Em alguns casos, fazer viagens de avião fretado pode ser mais rápido e prático, mas não é o mais sustentável. Apesar disso, há opções de escolha por empresas que contribuem para que isso não seja um grande problema. Então viajar em um voo comercial, com uma empresa mais sustentável que as demais, pode ser uma boa, priorizando sempre os trajetos diretos. Um exemplo é emitir uma passagem de São Paulo para Bahia, sem escalas.
Sustentabilidade em vários níveis
Mas a sustentabilidade não se baseia apenas no deslocamento de um estado ou de um país. Ela também pode ser aplicada na hora de escolher uma hospedagem. Como citado acima, várias empresas se preocupam com essa prática, e isso se vê em diferentes níveis.
Além disso, há o deslocamento entre cidades. Em muitos casos, executivos alugam carros, então é possível selecionar modelos de veículos 100% elétricos ou híbridos.
Fato é que aplicar sustentabilidade nas viagens corporativas deixou de ser uma tendência e passou a se transformar em uma necessidade urgente. Então é preciso que atitudes sejam tomadas de imediato para minimizar os impactos e colher os frutos gerados por essas ações.