Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightCustomer Successkeyboard_arrow_rightArtigos

Sucesso do Cliente: o que é e por onde começar?

avatar FRANCIELE FERNANDA DULLA DE SOUZA
Franciele Fernanda Dulla De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Sucesso do Cliente: o que é e por onde começar?
Criado em 09 MAI. 2019
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Faz algum tempo que sabemos sobre a importância que um cliente tem para as nossas empresas e, que prestar um excelente atendimento e entregar um produto ou serviço de qualidade são pré-requisitos para qualquer negócio. Nesse cenário, surge o chamado Customer Success, ou em português, Sucesso do Cliente! 

Este termo está ganhando cada vez mais importância para os negócios e consiste, de forma resumida, em entregar valor ao cliente continuamente durante toda a sua jornada com a empresa.

Mas afinal, como podemos trabalhar o sucesso do cliente?

Primeiro, precisamos entender que sucesso do cliente deve ser algo presente na cultura da empresa, todas as áreas devem realizar suas atividades com foco no cliente, pois de nada adianta, por exemplo, a equipe de vendas realizar um atendimento perfeito, se o cliente receber uma nota fiscal errada e o financeiro demorar 20 dias para corrigir ou responder o cliente.

Agora que sabemos isso, vamos colocar a mão na massa!

Qual a dor do nosso cliente? O que faz com que ele procure nossa empresa e como nosso produto ou serviço, vai resolver essa dor. Depois de identificar isso, você deve entender como é a jornada do cliente. Qual caminho ele percorre, desde a primeira interação com a empresa ou até mesmo depois da compra, pois a jornada do cliente vai até o momento do uso do produto ou serviço.

Desenhe como é essa jornada hoje, mas também qual seria a jornada ideal, pois assim sua empresa pode se preparar para responder de maneira correta todas as necessidades do cliente, independente da etapa que ele estiver. Não existe um modelo padrão para criar uma jornada, você pode detalhar as etapas, entender qual o sentimento do cliente em cada uma delas, identificar quais são mais críticas e pensar em formas de melhorar a experiência do cliente.

Mas como podemos melhorar essa experiência? Devemos mandar e-mail ou ligar?

Cada empresa tem uma forma de interagir com o cliente, isso depende muito do tamanho e do seu tipo de negócio. Se você fosse a Netflix por exemplo, não ligaria para um cliente se ele tivesse dificuldade em listas seus filmes de preferência, correto!? Neste caso, poderíamos enviar um e-mail com dicas de como ele pode fazer essa escolha e acompanhar até que ele finalize essa etapa. Na sua empresa é a mesma coisa, identifique qual o melhor canal para interagir com o seu cliente e faça testes, analise se isso está levando o seu cliente a obter sucesso.

E aí, você já pensou em como trabalhar o Sucesso do cliente? Precisa de ajuda? Deixe seu comentário, vamos encontrar juntos a melhor forma de fazer isso para o seu negócio.

Um abraço e até mais!

avatar FRANCIELE FERNANDA DULLA DE SOUZA
Franciele Fernanda Dulla De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Customer Success
Customer Success
people 108 participantes
Customer Success ou sucesso do cliente ainda é um termo novo, que muitas empresas querem aprender sobre o assunto e entender como colocar isso em prática. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar outras empresas. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
Jornada do cliente, o segredo para vender mais!
27 mai. 2019Jornada do cliente, o segredo para vender mais!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?