O marketing de diferenciação é o grande aliado para essa nova fase, sua comunicação precisa ser direcionada para atrair fãs, e esses fãs serão responsáveis por vendas. Marcas como Apple, Coca-Cola e Adidas, utilizam essa estratégia há anos. Quem compra um iPhone não está comprando um smartphone, e sim tornando-se parte de um grupo de usuários e defensores da marca, que buscam sempre o que há de mais novo em tecnologia. Assim como quem compra um tênis ou agasalho Adidas, está associando a compra ao bem estar e estilo de vida mais saudável que a marca transmite. Essa vertente do marketing é marcada pelo conjunto de estratégias de divulgação que torna uma empresa reconhecida por suas particularidades diante da concorrência, podendo criar uma base de consumidores e fãs que se alinham com a essência da marca. O marketing de diferenciação tem mais a ver com, um posicionamento que demonstre um grande diferencial em relação à concorrência, do que ao preço final do produto ou serviço ofertado. Nessa especialidade, a imagem da empresa junto aos canais de distribuição, colaboradores e serviços de pós-venda tem maior influência sobre como o seu consumidor vai enxergar a marca. Demonstrar autoridade, humanidade e credibilidade, desperta lealdade dos consumidores, essa lealdade transforma seus clientes em fãs, e é nesse patamar que eles começarão a falar sobre sua marca e indicar aos conhecidos. Podemos concluir que na era da experiência, seu produto ou serviço vai muito além do objetivo final de uso, sua empresa precisa demonstrar valores e uma imagem positiva, que esteja alinhada às crenças do público alvo, para demonstrar suas diferenças perante a concorrência e assim, criar uma base de fãs fiéis à sua marca.A chamada era da experiência traz ao centro consumidores que não compram apenas o produto, mas sim o que ele e a marca representam. Seus clientes agora precisam se identificar com os valores da empresa.