A diversidade, conforme dicionário, é o 'conjunto variado; multiplicidade'.
Muito temos ouvido falar sobre diversidade e, principalmente, o quanto as empresas, indústrias e comércios precisam trazer esse conceito no seu dia a dia.
A diversidade de cor, religião e gênero é muito ouvida falar e aos poucos está sendo aplicada por alguns 'RHs', empresários viram que agora é moda então, querem em sua empresa também.
Mas devemos pensar que dentro do conceito de diversidade, temos um leque muito maior do que os citados acima.
Vamos começar por pessoas mais velhas. Se você contrata pessoas com cor diferente, mas não contrata pessoas mais velhas - e não estou falando só idosos, mas sim mediante a média da faixa etária atual presente na empresa comparado com essa pessoa, você não pode falar que sua empresa apoia a diversidade;
Se você tem preferência em contratar homens para cargos mais altos ao invés de dar a mesma chance para mulheres, você não pode falar que sua empresa apoia a diversidade;
Se você não contrata uma grávida ou até mesmo uma mãe, você não pode falar que sua empresa apoia a diversidade;
Não estou falando que as empresas são obrigadas a tudo isso, mas existe um 'pré -conceito' de que mulher não tem a mesma capacidade que um homem (oi??).
Eu mesma quando me candidatei para uma vaga de estágio na época de faculdade, ouvi do indivíduo do outro lado da linha que não trabalhava com mulheres!
Esse 'pré-conceito' que pessoas a partir de 40 anos já são velhos para começarem uma jornada nova na empresa, que mães (grávidas ou já com filho nascido) ficarão mais ausentes do que presentes em função dos filhos, precisa acabar.
Contratam uma parte das pessoas na qual se encaixam na diversidade.
E as outras? As outras não são ou não estão na moda.
Existem tantos talentos 'diversos' por aí, que com certeza se fosse dada a oportunidade para todos eles, sem julgar suas orientações sexuais, sem julgar sua cor, sua etnia, sua idade, empresas não demorariam tanto para repor vaga ou aumentar quadro de funcionários.
E aí? Sua empresa apoia a diversidade?