Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Sua empresa, é de fato bem controlada?

avatar JOSIANE DO PRADO
Josiane Do Pradofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Sua empresa, é de fato bem controlada?
Criado em 28 JUN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 Imagine você tendo um veículo para uma viagem de 500 quilômetros sem qualquer indicador funcionando (Velocidade, combustível, temperatura...). Que tipo de sensações passará a ter antes mesmo da partida? Medo, insegurança e incerteza do sucesso da jornada. É um exemplo que pode ser transferido para sua empresa.

Nela você tem indicadores confiáveis para saber se está tomando uma trajetória de gestão segura? Se não tem, ligue o sinal de alerta. Muitos empresários falham na atividade empresarial por não saberem, exatamente, o que está ocorrendo em suas respectivas empresas.

Criar indicadores é algo essencial para quem quer, de fato, administrar seu negócio. Willian Edwards Deming, consultor norte-americano respeitadíssimo pelas transformações que levou para a indústria japonesa, a partir da década de 50 dizia que não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia. Em resumo: você deve saber os pontos vitais da atividade a serem monitorados, controla-los e agir sobre resultados que identifica. 

 Como identificar os pontos vitais? São aqueles em que, se ocorrerem falhas, a empresa perderá clientes, dinheiro ou criará grandes passivos.

Existem diversos tipos de indicadores:

  1.  Financeiros: Você sabe o resultado líquido mensal de sua atividade? O ponto de equilíbrio? O grau de endividamento? A inadimplência? O volume de liquidez (Bancos, estoques, a receber...)?
  2.  Produção: Retrabalhos? Descartes? Produtos vencidos? Produtos danificados? Produtividade média? Taxa de conversão em vendas? Ticket médio?;
  3.  Cliente: O percentual de clientes satisfeitos com sua empresa nas diversas áreas dela?
  4. Gestão de Talentos: Você pode mediar a quantidade de horas de treinamento; a rotatividade e os graus internos de satisfação do time com a empresa.

Para que tanta informação? Para você saber encontrar o remédio certo para os problemas. Quando você vai num médico faz o relato de sua indisposição, mas, imediatamente, ele pede exames para ter dados que nortearão a medicação. Numa empresa os exames, na realidade, são os resultados dos indicadores que podem ser internos ou externos. 

Tomar decisões sem saber, exatamente, o que está acontecendo é temerário. É agir por dedução, ou seja, você apenas deduz que aquele é o caminho, não tem a evidência e muito menos a certeza. Dê mais chances para a assertividade implantando indicadores na sua atividade. Não precisa começar com uma imensidão deles, mas tendo alguns importantes você dá os primeiros passos para entrar noutro patamar administrativo.

Dentro da administração há o planejamento, desenvolvimento, controle a ação, bases do chamado PDCA. Se você partir para a ação sem planejar corre o risco de enfrentar seríssimos prejuízos. E pulando o desenvolvimento inicial e o controle não será muito diferente.

No Brasil há um pragmatismo intenso dentro da ideia de que trabalhar é agir e pensar (planejar) não é trabalho, um grande engano. No Japão, por exemplo, que é muito mais produtivo que o Brasil, a etapa de planejamento é a mais demorada. Afinal, no entendimento dos orientais, planejar bem reduz possibilidade de adaptações, retrabalhos e desperdícios.

 Você está dando um tempo para planejar as grandes necessidades de mudança na sua atividade? Se ainda não, este é o momento. Se municiando de bons indicadores; interagindo com bons colaboradores e estando aberto para transformar poderá alcançar resultados transformadores. 

 Boa jornada, com controles e ótimo planejamento.

 


A Comunidade Sebrae vai mudar! Você sabia?

Para não ficar de fora, atualize seus dados cadastrais e faça parte automaticamente da nova plataforma

Clique na sua foto > dados pessoais > preencha corretamente > salvar!

Pronto, em breve você terá acesso a NOVA COMUNIDADE SEBRAE.

avatar JOSIANE DO PRADO
Josiane Do Prado
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 732 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?