Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightLicitações Públicaskeyboard_arrow_rightArtigos

Sou MEI, posso participar de licitação?

avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnolfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Sou MEI, posso participar de licitação?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 05 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Olá, tudo bem?

Eu sou Nadia Dall Agnol, especialista no assunto de Compras Públicas e parceira da Comunidade Sebrae.


Hoje vou compartilhar mais uma Dica da Especialista.


Vamos falar com você, fornecedor, que já atua na área de compras públicas a um tempo ou está iniciando agora, sou MEI, posso participar de processos licitatórios?


Então vamos lá! 


Como sabemos, MEI significa microempreendedor individual que funciona como um modelo mais simples de empresa, formado por apenas uma pessoa. É uma boa opção para quem trabalha por contra própria em atividades não regulamentadas por classes, também chamados de autônomos. 


Feito esse breve esclarecimento, vem a dúvida, o MEI pode participar de licitação?




A resposta é sim! 


O requisito para participar de uma licitação é ter um CNPJ, para fins de emissão de nota fiscal. Portanto, MEI pode sim e deve participar das licitações.


Inclusive, algumas licitações são exclusivas para microempresários individuais e microempresas e outras possuem condições de desempate mais vantajosas para eles em relação aos concorrentes.


Além disso, como o MEI em regra tem gastos mais reduzidos, consegue ofertar preços mais atrativos, o que aumenta suas chances de conseguir contratos com a administração pública.


Claro que o requisito de possuir CNPJ não é o único. Também é necessário seguir as demais normas e instruções do edital, tais como providenciar os documentos exigidos pela Lei de Licitações, que comprovem qualidade técnica,  habilitação jurídica, qualificação ecônomica-financeira e regularidade fiscal, ter a sua MEI credenciada no site de compras do governo e verificar se sua empresa poderá atender a demanda almejada pelo processo licitatório.


Apesar de às vezes parecer algo muito difícil e burocrático, com experiência o processo vai se tornando cada vez mais fácil. Então, fiquem sempre atentos aos editais em andamento, pois participar de licitações pode ser uma ótima oportunidade para sua MEI.


Agora que vocês já sabem que podem participar das licitações, hora de colocar a mão na massa e pesquisar as oportunidades!!


Gostou do assunto? 


Deixe seu comentário, curta a publicação e compartilhe nas suas redes sociais.  


Interaja conosco na Comunidade e não esqueça de clicar no botão PARTICIPAR para receber todas as minhas publicações por aqui.


Te encontro no próximo post.


avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnol
Ndia Dall Agnol, servidora pblica, pregoeira, consultora SEBRAE, ps graduanda em Direito Administrativo Municipal, lotada no Departamento de Compras, Licitaes e Contratos da Prefeitura Municipal de Francisco Beltro.favorite_outline Seguir Perfil
capa Licitações Públicas
Licitações Públicas
people 768 participantes
Olá, Empresário! Participar de licitações ainda é um mito para você? Tem muitas dúvidas de como funciona esse mercado? Nessa comunidade você poderá interagir conosco e conhecer mais sobre esse assunto. O nosso propósito aqui é entregar conteúdo sem o 'juridiquês' de forma traduzida e clara, para você compreender melhor como funciona o mercado de licitações. Participe conosco! A sua postagem contando a sua experiência será muito bem-vinda! Te encontro entre uma e outra publicação. Abraços!!!
fixo
Em alta
FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
06 jul. 2022FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
Licitante encaminhou proposta de preços na licitação com erro ou falha, pode corrigir?
24 jun. 2021Licitante encaminhou proposta de preços na licitação com erro ou falha, pode corrigir?
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?