Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Sociedade: o que considerar antes de escolher um sócio

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Sociedade: o que considerar antes de escolher um sócio
Criado em 19 ABR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Fundamental para o sucesso do seu negócio, encontrar um bom sócio é um passo decisivo para uma boa gestão; por isso, essa escolha precisa ser bem criteriosa e muito bem pensada antes da oficialização. 


Antes de ter um sócio, é importante refletir se você consegue trabalhar em equipe, dividindo as responsabilidades e os benefícios para o melhor desenvolvimento do negócio. Se você está disposto a confiar em alguém e dividir as decisões da empresa, está apto para fazer uma sociedade. 


Separamos alguns pontos que devem ser observados e determinantes na hora de encontrar um bom sócio! 


Além de características complementares e objetivos no negócio, é importante que o sócio compartilhe dos mesmos valores morais e éticos que você. 

Também é preciso estar alinhado com o posicionamento da empresa no setor, e buscar sempre qualificação constante para ocupar o cargo. 


É importante que o sócio seja complementar. Se você tem um bom conhecimento de administração e financeiro, ele precisa ter como ponto forte uma boa gestão em recursos humanos, e vice-versa. Quando não se tem muito conhecimento e experiência em uma área, um sócio pode auxiliar nessas demandas administrativas.  


Apresentar proatividade e liderança também é um traço bem-vindo para esse cargo. Essas características são bem importantes para a gestão, já que o sócio ou sócia irá dividir a tomada de decisões com você. Se você, por exemplo, estiver em dúvida sobre comprar bitcoins, investigar oportunidades de mercado ou outras inovações, pode dividir o peso desse grande passo e decisão com uma outra pessoa de confiança. 


Como em qualquer relação, é comum os sócios entrarem em conflito, mesmo com interesses e ideais bem alinhados. Os conflitos são necessários para o andamento do negócio, e podem até ajudar no andamento da empresa, estimulando inovação e novas ideias na equipe. No entanto, é importante observar se os conflitos não estão desgastando a relação e impactando negativamente nos resultados da empresa. 


Não existe fórmula pronta para a escolha de um bom sócio, é uma tarefa que exige cuidado e atenção, mas que permitirá que você divida obrigações e também a felicidade da prosperidade do negócio. Analise bem o perfil dos candidatos dessa pessoa que irá lhe acompanhar durante a sua vida empresarial, e não se esqueça de fazer uma consulta jurídica e contábil para a oficialização da sociedade. 



E você, tem outros pontos para esse cargo? Compartilhe conosco.

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5327 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?