Fundamental para o sucesso do seu negócio, encontrar um bom sócio é um passo decisivo para uma boa gestão; por isso, essa escolha precisa ser bem criteriosa e muito bem pensada antes da oficialização.
Antes de ter um sócio, é importante refletir se você consegue trabalhar em equipe, dividindo as responsabilidades e os benefícios para o melhor desenvolvimento do negócio. Se você está disposto a confiar em alguém e dividir as decisões da empresa, está apto para fazer uma sociedade.
Separamos alguns pontos que devem ser observados e determinantes na hora de encontrar um bom sócio!
Além de características complementares e objetivos no negócio, é importante que o sócio compartilhe dos mesmos valores morais e éticos que você.
Também é preciso estar alinhado com o posicionamento da empresa no setor, e buscar sempre qualificação constante para ocupar o cargo.
É importante que o sócio seja complementar. Se você tem um bom conhecimento de administração e financeiro, ele precisa ter como ponto forte uma boa gestão em recursos humanos, e vice-versa. Quando não se tem muito conhecimento e experiência em uma área, um sócio pode auxiliar nessas demandas administrativas.
Apresentar proatividade e liderança também é um traço bem-vindo para esse cargo. Essas características são bem importantes para a gestão, já que o sócio ou sócia irá dividir a tomada de decisões com você. Se você, por exemplo, estiver em dúvida sobre comprar bitcoins, investigar oportunidades de mercado ou outras inovações, pode dividir o peso desse grande passo e decisão com uma outra pessoa de confiança.
Como em qualquer relação, é comum os sócios entrarem em conflito, mesmo com interesses e ideais bem alinhados. Os conflitos são necessários para o andamento do negócio, e podem até ajudar no andamento da empresa, estimulando inovação e novas ideias na equipe. No entanto, é importante observar se os conflitos não estão desgastando a relação e impactando negativamente nos resultados da empresa.
Não existe fórmula pronta para a escolha de um bom sócio, é uma tarefa que exige cuidado e atenção, mas que permitirá que você divida obrigações e também a felicidade da prosperidade do negócio. Analise bem o perfil dos candidatos dessa pessoa que irá lhe acompanhar durante a sua vida empresarial, e não se esqueça de fazer uma consulta jurídica e contábil para a oficialização da sociedade.
E você, tem outros pontos para esse cargo? Compartilhe conosco.