Você já se perguntou o que é social selling? Na sua essência, os empreendedores que praticam este tipo de venda compreendem o simples poder da construção de relacionamentos online. Quem utiliza as mídias sociais para criar sua marca pessoal, ampliar sua rede de leads e converter as perspectivas em vendas já domina este conceito.
As chamadas, vendas sociais, permitem que o representante de vendas se conecte com seus consumidores - antes mesmo de tomarem uma decisão de compra - a fim de demonstrar o valor da marca e manter conexões produtivas durante a vida útil do seu relacionamento com os clientes.
Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é imprescindível que o relacionamento com o cliente seja altamente qualificado em todas as plataformas online. Para ter sucesso neste meio, é preciso ficar de olho em quatro etapas principais.
Escolha a rede social mais relevante
É fácil se envolver na próxima grande rede social, mas os verdadeiros vencedores do social selling são os vendedores que estão ativos na mesma plataforma que seus clientes em potencial. Esta é a base do sucesso de vendas sociais.
É por isso que os vendedores de moda se destacam no Pinterest e os representantes de vendas B2B geram leads no LinkedIn. Então, por onde você começa? Você começa identificando as redes sociais que correspondem ao seu cliente em potencial.
Enquanto o YouTube e o Facebook têm a maior parte de todas as faixas etárias, os tomadores de decisão, geralmente, buscam o LinkedIn e o Twitter. Portanto, se você estiver vendendo produtos atraentes para adolescentes, use o Facebook e o Instagram. E se você vende produtos ou serviços voltados para empresas e tomadores de decisão, use o LinkedIn ou o Twitter.
Fortaleça sua marca por meio de conteúdo consistente e relevante
Assim, como qualquer outra empresa B2C nas mídias sociais, sua marca ganhará destaque por meio de uma estratégia de conteúdo consistente. Faça publicações que transmitam os valores da sua marca, do seu segmento e da sua base de público.
Você não imagina quantos benefícios essa atitude pode trazer a longo prazo. À medida que sua marca adquire visibilidade e confiança, a geração de leads mais qualificados é incentivada de forma orgânica. Portanto, comece agora a escrever e compartilhar conteúdos relevantes em suas mídias sociais!
Essa é uma ótima oportunidade para finalmente alinhar as equipes de vendas e marketing. Juntos, você pode criar e compartilhar conteúdo com base em perguntas, comentários e tópicos que estão sendo publicados em sua própria rede social.
Só não esqueça de estabelecer um cronograma de postagens para evitar que a sua audiência seja bombardeada de informações. Portanto, lembre-se de que não há maneira mais rápida um cliente em potencial perder o interesse do que compartilhar conteúdo irrelevante e autopromocional.
A interação constrói relacionamentos
No cerne da construção de relacionamentos, é essencial conectar e interagir com as perspectivas de vendas de maneira eficaz. Hoje, o consumidor está pronto para ter uma conversa nas redes sociais com as marcas em potencial. Além disso, os clientes B2B respondem aos vendedores que se conectam a eles para compartilhar ideias e oportunidades relevantes para seus negócios.
O uso de uma ampla variedade de plataformas de mídia social, como Facebook, LinkedIn e Twitter, permite que você alcance e se envolva com uma base de clientes em potencial mais ampla. Faça com que sua marca pareça acessível para que os consumidores iniciem conversas.
Por exemplo, se as conversas em que você se envolver pedirem informações sobre as melhores práticas, compartilhe uma postagem do blog da empresa. Se um grupo do LinkedIn estiver discutindo recomendações de produtos, você poderá compartilhar um webcast ou um vídeo de demonstração do produto.
Responda aos comentários em seu conteúdo com respostas bem pensadas. Conversas genuínas sobre vendas podem aumentar seu potencial de venda. Por fim, certifique-se de usar insights para entender quem mais se envolve com sua marca e seu conteúdo para converter leads.
Converter usando relacionamentos
Depois que sua marca se tornou conhecida e sua estratégia de conteúdo começou a auxiliar na construção de seus relacionamentos online, você precisará manter contato com seus potenciais clientes em diversos casos.
Entre com cuidado nas conversas - quando apropriado - e ofereça respostas genuínas. Lembre-se de que manter o relacionamento deve ser o foco de uma simples rotina de vendas. Quando chegar a hora do seu cliente em potencial comprar um produto em sua empresa, com quem você acha que ele entrará em contato primeiro? A presença da sua marca, o engajamento genuíno e forte relacionamento serão recompensados.
Espero que tenha gostado do conteúdo. Curte e compartilhe com alguém que precisa construir relacionamentos pelas redes sociais.
E claro, compartilhe conosco como tem sido o seu progresso nesse caminho?!
Até breve.
Cynthia Nascimento