O social marketing é uma nova tendência das empresas investirem na sua presença na internet e, principalmente, nas redes sociais. Com o aumento do número de usuários das redes sociais, assim como o aumento das compras online, incentivar esse segmento possui bom custo-benefício e traz grandes possibilidades de retorno.
As plataformas devem ser usadas não apenas como uma vitrine para vender, mas também como um canal de comunicação para nutrir o relacionamento com os consumidores, o que impacta positivamente nos resultados de marcas.
Durante a pandemia do novo coronavírus, o fechamento das lojas físicas foi uma importante medida para incentivar o isolamento social. Nesse cenário, inúmeros empresários precisaram reinventar seus negócios e adaptá-los para os novos rumos da economia. Assim, inúmeras lojas de e-commerce tiveram um crescimento de vendas e precisaram mostrar sua presença digital para conquistar novos clientes.
As redes sociais, por serem gratuitas, possuem uma grande variedade de recursos para serem utilizados e promovem a interação com o público-alvo.
Quando uma marca foca em produzir conteúdos atrativos para o mercado consumidor, ela alavanca sua imagem positiva e fecha uma maior quantidade de vendas.
Dessa forma, está em contato constante com seus clientes, sejam novos ou antigos, que passam grande parte de seu tempo nas plataformas digitais.
Tanto os clientes, quanto as empresas, possuem acesso às ferramentas das redes sociais a qualquer horário e em qualquer lugar, o que é favorável, tanto para as publicações, quanto para os anúncios. As empresas possuem um amplo leque de possibilidades com os recursos oferecidos pelas plataformas e ainda podem investir nas propagandas pagas, que são uma opção relativamente barata, levando em consideração sua capacidade de retorno. Como consequência, os números de visitas e engajamento são alavancados, o que é essencial para alcançar uma boa posição nos mecanismos de pesquisa como o Google.
Para elaborar uma boa estratégia de atuação que garanta um bom engajamento, a marca deve utilizar as diversas ferramentas disponíveis. Sejam imagens, vídeos ou textos, o conteúdo deve ser interessante e agregar valor para quem acompanha. Os canais de comunicação ainda podem ser utilizados para mensagens diretas, que são essenciais para o cliente entrar em contato em busca de informações adicionais e solucionar problemas, de maneira mais produtiva que um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) por e-mail ou telefone.
Exemplos como a história e o dia a dia da marca são boas ideias de fazer pessoas se interessarem e conquistar sua confiança, assim como sana a curiosidade de quem a conheceu por outros canais (como em uma propaganda na TV ou em outro site). Ter informações, promoções e publicações interessantes faz as pessoas compartilharem as postagens, o que aumenta o envolvimento e também auxilia no maior alcance das propagandas pagas em outro momento.
Uma grande vantagem do contato direto com o público é a facilitação das pesquisas de satisfação ou análise dos desejos dos clientes. Esses dados podem ser utilizados para produzir conteúdos e inserir-se em comunidades mais nichadas, como o mercado de apreciadores de bebidas especiais, como o espumante moscatel, cervejas artesanais ou whiskey envelhecido. Com um planejamento bem aplicado, a marca pode se tornar uma referência de qualidade em seu segmento e investir o capital obtido para expandir suas operações.