Hoje, o marketing de mídia social é essencial para os negócios. À medida que a mídia social continua a crescer, os varejistas online simplesmente não podem se dar ao luxo de não capitalizar o enorme potencial de alcance dessas plataformas.
O social commerce como é conhecido está em ascensão e envolve a integração das mídias sociais com a venda tradicional de comércio eletrônico.
Espera-se que as empresas tenham páginas no Facebook, Instagram, TikTok e Twitter. No entanto, nem todos os negócios fazem uso do social commerce para a venda de produtos. Quer saber como este tipo de comércio funciona? Acompanhe nosso artigo!
Definindo o social commerce
O social commerce, dentro da publicidade online, significa comprar um produto de uma empresa dentro da própria plataforma de mídia social um experimento em constante evolução, portanto, para verificar se o social commerce se adequa à sua empresa, é necessário realizar pesquisas, análises e testes.
Além disso, essa estratégia envolve anúncios e postagens compráveis, que são um pouco diferentes dos comuns, pois inclui:
Basta pensar na opção Deslizar para cima'' no stories do Instagram. Como ele funciona? Você vê um anúncio/post em que está interessado, desliza para cima e chega ao site do vendedor sem sair do Instagram. Você faz a compra, fecha a janela e está exatamente onde parou.
Social commerce e mídia comprável: qual a diferença?
Embora as duas estratégias soem iguais, elas são muito diferentes. A mídia comprável é uma função do social commerce que aprimora a jornada do cliente. Ela permite que os consumidores escolham seu varejista preferido, com as marcas controlando o caminho para a compra.
A mídia comprável torna tudo isso possível a partir de qualquer conteúdo de social commerce, seja um vídeo, imagem etc. Qualquer conteúdo pode ser compartilhado! Ela fornece à audiência todas as informações de contexto e funcionalidade de que precisam para fazer compras.
Assim como o social commerce é uma linha tênue entre mídia social e compras, a mídia comprável fica entre conteúdo tradicional e compras, e não está isolada nas mídias sociais.
A mídia comprável pode aparecer em qualquer lugar: em uma postagem de blog, em uma página de destino, em uma plataforma social ou até mesmo em uma embalagem do produto.
O social commerce e a mídia comprável referem-se à convergência de compras e mídias sociais, em que o conteúdo mescla o engajamento com as vendas. No entanto, quando o social commerce é aprimorado com mídia comercializável, você consegue realizar muito mais!
Entre os benefícios do social commerce, destacam-se:
Dicas para usar o social commerce
Como vimos, o social commerce não é apenas imediato, mas também eficaz. Basicamente, se falamos do funil de marketing, estamos reduzindo etapas, tornando o processo de vendas muito mais rápido para o cliente e mais fácil para o vendedor.
Para aproveitar bem essa estratégia em seu comércio eletrônico, é preciso:
Cada vez mais, o social commerce tem disponibilizado ferramentas para fornecer ótimas experiências de compra para o consumidor, uma tendência que veio para ficar.
E aí, o seu negócio se enquadra no conceito de social commerce? Conte para a gente nos comentários!
Abraços, Perseu! / @perseu.bastos