Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Skills: como desenvolver as suas habilidades

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisarifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Skills: como desenvolver as suas habilidades
Criado em 18 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Não importa a área em que você trabalhe ou os seus objetivos pessoais, um fato é sempre verdadeiro: é vital entender como procurar sempre desenvolver suas habilidades.

Não importa quais sejam seus objetivos: você pode querer apenas melhorar o seu desempenho profissional e sua produtividade ou apenas desenvolver novos hobbies.

Em qualquer caso, o auto aprimoramento é essencial.

Mas, como procurar sempre desenvolver suas habilidades? Quais são os tipos de ações que devem ser tomadas para isso? O ser humano é tendencialmente ligado à inércia e à zona de conforto. Assim como um objeto enfrenta resistência do ar ao ser arremessado e, independentemente da força do arremesso, sempre irá parar em algum lugar, o ser humano também enfrenta uma série de resistências e tende a ficar parado, independentemente da força do seu impulso inicial de motivação.

Por isso, é importante entender como procurar sempre desenvolver suas habilidades. Mas de que forma fazer isso? Vejamos algumas dicas a seguir!

Como procurar sempre desenvolver suas habilidades: 5 dicas

1. Entenda o que você precisa

O primeiro passo para conseguir melhorar e desenvolver as suas habilidades é reconhecer aquilo que você precisa no momento. Afinal de contas, o que você precisa aprender para evoluir na sua área ou alcançar seus objetivos pessoais?

Por exemplo, suponha que você queira tocar violão de uma melhor forma. Existem muitas coisas que podem ser feitas para alcançar esse objetivo. Você pode estudar mais sobre a ordem das notas ou a teoria musical, mas também pode estudar como o Fingerstyle funciona ou como compor suas próprias músicas.

Portanto, tente ser o mais específico possível sobre o que você quer. Isso ajudará a guiar o seu estudo e prática.

2. Estude para aprender

O segundo passo para conseguir desenvolver sempre as suas habilidades é estudar bastante o que você quer aprender. Em caso de conhecimentos para o mercado de trabalho, o ideal é ter o certificado de cursos online para comprovar o seu conhecimento mais aprofundado, mas no desenvolvimento pessoal o certificado não faz muita diferença.

Procure por cursos, workshops e livros sobre o que você quer aprender. Faça uma pesquisa na Internet para encontrar os grandes nomes dessa área e veja o que eles podem oferecer em termos de dicas e aprendizado. Hoje em dia, vivemos uma época muito valiosa para quem quer aprender mais, pois é muito fácil achar uma abundância de conteúdo online para o seu desenvolvimento.

3. Pratique todos os dias para criar hábitos

Você sabia que são necessários 66 dias de repetição de uma atividade para que ela se torne um hábito? Já para dominá-la, é necessário praticá-la por 10.000 horas. Esses dois dados mostram que não adianta apenas ler sobre o assunto, é vital praticá-lo. Todos os dias.

Se não for assim, você não conseguirá criar os hábitos necessários para poder dominar de verdade uma habilidade. Ela precisa sair naturalmente, como se fosse algo orgânico do seu corpo. E isso só vem com a existência do hábito.

Portanto, separe um horário do seu dia apenas para a prática de novas atividades, sejam elas quais forem. Pelo menos 1 ou 2 horas por dia, pratique aquilo que você quer aprender e dominar para o seu desenvolvimento.

4. Faça a autorreflexão para monitorar seu crescimento

Leva tempo para aprender uma nova habilidade. Como vimos, são necessários pelo menos 66 dias (ou 2 meses e 1 semana) para que essa nova prática se torne um hábito e saia naturalmente.

Para dominá-la, então, são necessárias 10.000 horas, o que equivale a 417 dias completos. Se você praticar a atividade 5 horas por dia, precisará de 2.000 dias (ou 5 anos e meio) para realmente dominá-la É muita coisa!

Portanto, você terá muito tempo para fazer uma autorreflexão e monitorar o seu crescimento. Vá aos poucos: veja o que você está fazendo e quais os seus resultados. Tente chegar onde quer um pouco mais rápido.

Conheça novas técnicas e táticas, desmonte a habilidade e remonte-a para ter mais sucesso.

5. Analise, ajuste e repita

Por fim, entenda que o processo de auto aprimoramento é uma constante. Por isso, analise-o, ajuste o que precisar e repita-o sempre para nunca perder a motivação e não ficar parado no mesmo lugar.

Esse tipo de ação é necessária para que haja a parte constante da melhoria, sem que você caia na zona de conforto.

Pronto! Agora que você já sabe como procurar sempre desenvolver suas habilidades, é hora de colocar essas dicas em ação para conseguir entrar em um ciclo de aprimoramento constante.

Lembre-se de que nós temos a tendência de entrar em um estado de inércia ou de conforto. Portanto, introduza pequenas "bombas de motivação" sempre que for iniciar o processo, para conseguir o impulso inicial para sair da inércia e poder se mover.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião e diga qual tipo de conhecimento gostaria de ter!

 

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisari
favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4645 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?