A pronúncia de nomes de grandes marcas internacionais, como "Ray-Ban" ou "Burger King", é algo que constantemente gera dúvidas entre os brasileiros. Se você já se perguntou qual é a forma correta de dizer "Shein" ou "Budweiser", saiba que não está sozinho. Um estudo recente da plataforma de ensino de idiomas Preply revelou que essas incertezas levaram milhões de brasileiros a buscar ajuda na internet nos últimos 12 meses.
Com mais de 6,5 milhões de pesquisas relacionadas à fonética de palavras estrangeiras, o levantamento destacou que as principais dúvidas vêm de internautas tentando acertar a pronúncia de marcas de segmentos como moda, tecnologia e alimentos. Entre os casos mais curiosos, a gigante chinesa Shein se destaca como a marca mais desafiadora para os brasileiros. A dúvida sobre como pronunciar o nome da empresa é tão comum que divide opiniões: seria "xêin", "xáin" ou "xi-in"?
Marcas de língua inglesa, como Apple e Burberry, também são frequentemente pronunciadas de forma incorreta. O fenômeno reflete a dificuldade de adaptação dos brasileiros a sons não nativos, e algumas palavras acabam sendo "aportuguesadas". É o caso de Budweiser, cuja origem alemã se perdeu na versão americanizada, dificultando ainda mais a correta pronúncia.
Além das marcas em inglês, as empresas de origem francesa também causam confusão. Marcas de luxo, como Louis Vuitton e Yves Saint Laurent, são frequentemente pronunciadas com sotaque brasileiro, o que gera ainda mais desconforto na tentativa de acertar o som das palavras. No entanto, a Sephora, com sua sonoridade desafiadora, é campeã em buscas online entre os brasileiros.
Se quiser evitar os erros de pronúncia mais comuns, a Preply oferece vídeos explicativos para ajudar a entender melhor a forma correta de dizer o nome dessas grandes marcas.