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Seu produto é artesanal? Saiba como valorizá-lo na era do consumo digital

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Seu produto é artesanal? Saiba como valorizá-lo na era do consumo digital
Criado em 07 JUL. 2020
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Eu gosto de comprar produtos artesanais, eles são únicos, trazem uma história que se conecta aos meus gostos, meu estilo de vida.

Mas, eu gosto de comprá-los conversando com o artesão, porque é nesse momento que eu conheço a história, entendo as peças, entre outras coisas boas que há em uma compra presencial.

Fiquei pensando como os artesãos poderiam criar essa experiência para mim, do presencial para o digital. Então, resolvi escrever esse post com dicas.

Antes, quero reforçar que os momentos de restrições são excelentes para a criatividade. Quer um exemplo:

Eu, quando criança, ia ao circo e ele tinha animais. Com o olhar de criança eu ficava maravilhada. Mas hoje sei que isso era um absurdo. Bem, os circos foram proibidos de terem animais. O que fazer sem essa extraordinária atração? Como fazer para o cliente se encantar?

O exemplo é o Cirque du Soleil que todos conhecem. De uma restrição, a criatividade e um ambiente de colaboração com artistas plásticos, música, coreógrafos e artistas tornou essa empresa uma das mais bem-sucedida no setor.

Pensando nisso você tem a faca e o queijo na mão, ou melhor, você é um artista, cria suas peças, agora só falta dar vida a tudo isso no meio digital.

As dicas abaixo valem para as mídias digitais, para um site ou uma loja virtual.

Então vamos lá:

  Dica 1 ATIVE OS CAPITAIS IMATERIAIS

No meio de tantas ofertas é o Capital Imaterial que fará a escolha, mas, o que são esses capitais:

  • Capital Afetivo o valor que não se toca, mas que se pode perceber. Capaz de conectar as nossas sensibilidades ao objetivo;
  • Capital Cultural referência que nos ensina e promove diferentes experiências culturais;
  • Capital Simbólico conhecimento histórico passado de geração para geração e que constroem a linguagem da tradição.

O artesanato autoral reúne todos esses capitais, por isso comentei acima que você tem a faca e o queijo na mão. Produto autoral é único.

 

  Dica 2 DE VIDA A SEUS PRODUTOS

Sabe aquela foto que vale mais do que mil palavras, é isso.

Prepare-se:

  • Faça uma curadoria dos produtos;
  • De sentido ao que se está se expondo. Associe seus produtos a estilos de vida;
  • Organize por conjunto de produtos com a mesma ideia/conceito. Objetos com afinidades estéticas;
  • Não deixe um produto solto. Procure elementos que acrescente a esse universo simbólico aos produtos;
  • Um produto ajuda a comunicar o sentido do outro e ajuda na venda;
  • As fotos ou vídeos, devem destacar uma linguagem conceitual;
  • As cores e os padrões devem ser distribuídos de forma a criar um equilíbrio. A organização por cores facilita a compreensão da beleza das linhas dos produtos.

 

  DICA 3 HUMANIZE O DIGITAL

No mundo imaterial, o ambiente digital é necessário dar vida a você e as suas peças.

A história pessoal do artesão, as suas inspirações temáticas, as motivações e seus talentos criativos devem ser comunicados. Esse repertório faz parte tanto do capital cultural, como afetivo e simbólico dos produtos.

As experiências pessoais aquecem, humanizam os produtos, objetos e peças e as histórias tocam memórias afetivas e fazem a conexões com os clientes.

Elabore um texto sobre você mesmo, seguindo um roteiro simples. Como abaixo:

  • Seja o mais simples e sincero possível;
  • Sintetize o conteúdo, destacando o que for essencial;
  • Busque lembrar dos primeiros momentos em que despertou em você o interesse para as atividades criativas;
  • Componha um painel de memórias, inclua nele recortes, tecidos, flores e tudo que fale de você;

Construa um painel de referências:

  • Escolha músicas que são importantes para você e passe um tempo ouvindo-as;
  • Ao final, escreva uma carta para você mesmo contando o que marcou a sua vida, suas superações e quais são seus sonhos;
  • Após escrever, busque destacar alguns aspectos fundamentais na sua trajetória. Leia e elabora novamente, utilizando somente os trechos mais importantes, essa poderá ser a descrição de você no meio digital;
  • Monte um portfólio sobre você e seu trabalho;
  • Atualize sempre com as novas experiências;
  • Tire fotos do seu processo produtivo;
  • Faça vídeos, grave no lugar que você trabalha. E não se preocupe com a bagunça, é a recepção mais simpática que temos quando nos é permitido entrar na casa de alguém;
  • Deixe os sons do seu dia a dia entrar no vídeo.

 

  DICA 4 PREPARE PARA A ENTREGA DE SEUS PRODUTOS

  • ETIQUETAS as etiquetas valorizam o produto. Coloque de forma sucinta seus atributos, a técnica utilizada, a inspiração ou o repertório cultural que ele faça parte e os cuidados com a manutenção.
  • EMBALAGENS a comunicação do produto conclui um etapa quando ela chega na sua casa, com uma embalagem e com o objeto íntegros, bem embalados, com instruções e saudações do autor. É fundamental a continuação da comunicação do relacionamento.
  • TRANSPORTE avalie as várias empresas de transporte, avalie o peso de suas peças, volume, dificuldade para transportar, entre outros pontos.

Espero ter ajudado e comente aqui se você colocou em prática alguma ou todas as dicas e qual foi o resultado que obteve.

 

Abraço.

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