Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Seu cliente é uma ação, ele está em alta ou em baixa?

avatar DIOGO ANDRADE KAMMERS
Diogo Andrade Kammersfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Seu cliente é uma ação, ele está em alta ou em baixa?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 19 JAN. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Usando uma analogia com a bolsa de valores, vou te mostrar a importância de olhar mais para a experiência do cliente com a sua empresa. Ficou curioso? Então vem comigo.


Imagine que sua empresa seja um investidor e cada um de seus clientes é uma ação listada na bolsa.

Cada cliente tem seu nível de satisfação com relação ao atendimento prestado pela sua empresa e esse critério define uma linha padrão de satisfação para aquele cliente. Uma melhora nesse índice é como a alta de uma ação e o contrário significa a baixa dela. Seu cliente, bem como uma ação, é suscetível a fatores internos e externos, o que causa uma oscilação entre um período e outro.

Como um bom investidor, você quer que suas ações estejam sempre em alta, apesar de tolerar um percentual de "perdas", pois nenhuma empresa é perfeita, certo?

Agora imagine um cenário onde sua carteira de investimentos (conjunto de ações) está em uma alta crescente e de repente, boom, um lockdown derruba o mercado e suas ações vão lá para baixo. Um verdadeiro nocaute.

O que você faz? Vende tudo, espera ou vê na crise uma oportunidade?

Temos diversas "pandemias" acontecendo diariamente no mundo do empreendedorismo, seja por vazamento de dados, atualizações de software bugadas, serviços fora do ar, entre outros e isso faz com que haja uma queda na satisfação do cliente da mesma forma que o exemplo da bolsa, guardada suas devidas proporções é claro, mas a soma de problemas diários pode causar sim algo bem semelhante.

Voltando a pergunta "o que você faz?". 


Em ambos os casos essa resposta vai definir o futuro, seja das suas ações ou dos seus clientes. No caso dos seus clientes, a experiência que eles tiverem nos momentos de crise vai determinar o resultado.

Se você escolheu a opção de ver na crise uma oportunidade, é bem possível que você tenha investido mais dinheiro em ações que você tem convicção que te trarão ótimos resultados em curto e médio prazo, sem se desfazer das suas ações que desvalorizaram, pois sabe que pode recuperar o prejuízo e vê-las crescer a longo prazo.

Funciona da mesma forma para os seus clientes, se você trouxer uma boa experiência no momento de crise e continuar mantendo o bom relacionamento e qualidade do seu serviço, é provável que ele vá continuar rendendo bons frutos e quem sabe até te surpreenda com uma alta exponencial. 


Entenda-se aqui, alta exponencial como um ganho além do esperado, como uma indicação, aquisição de novos produtos, publicação de um case de sucesso... Você só vai descobrir se souber aproveitar essa oportunidade.


Conta pra mim, suas ações estão em alta ou em baixa?

avatar DIOGO ANDRADE KAMMERS
Diogo Andrade Kammers
Diogo Kammers é especialista em Customer Experience, com mais de 17 anos de experiência na área de relacionamento com o cliente. Formado em Telecomunicações, Sistemas de Informação e Pós-graduado em Engenharia de Projetos de Software. Fundou a DNACX e atua ajudando empresas a melhorar a experiência com seus clientes. É consultor, mentor, palestrante e faz treinamentos corporativos na área de experiência do cliente, inovação, empreendedorismo e vendas complexas. É apaixonado por inovação, tecnologia e soluções criativas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5415 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?