Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Setor jurídico interno ou terceirizado: Qual o melhor para a empresa?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Setor jurídico interno ou terceirizado: Qual o melhor para a empresa?
Criado em 14 JUN. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Possibilidades dependem da estratégia da empresa para manter seu setor jurídico; confira prós e contras.


Em toda empresa, é necessário ter alguns respaldos básicos para manter o bom funcionamento. Por exemplo, é muito importante ter um ponto de contato bem estabelecido com os clientes, ter um prestador de serviços de contabilidade e Recursos Humanos e, também, um setor jurídico. 


Este último, em especial, costuma ser um dos mais importantes principalmente para empresas que estão crescendo, pois é o setor que garante a segurança jurídica do negócio.


Mas, afinal, é mais benéfico contratar um setor jurídico interno ou um setor jurídico externo? Confira os prós e contras a seguir!


Departamento jurídico interno


Em empresas que optam por ter um departamento jurídico interno, os advogados são contratados de forma direta e trabalham exclusivamente para a empresa. É bastante vantajoso para que o negócio tenha um respaldo disponível o tempo todo para as estratégias e a rotina da empresa.


Nesses casos, os advogados atuam em conjunto com os outros setores, ajudam a definir parâmetros e também identificam oportunidades de melhoria. Principalmente no campo do Departamento Pessoal, o jurídico garante o cumprimento dos direitos trabalhistas da parte da empresa para evitar problemas com ex-funcionários, por exemplo.


Dentre as desvantagens, vale a pena destacar que o principal “contra” é em relação ao custo desta operação dentro da empresa. Ter profissionais 100% dedicados pode custar mais, além de garantir o pagamento de certificações e preparação do espaço e infraestrutura para esses profissionais. Além disso, pode correr o risco de ter poucos advogados para o negócio, tornando-os superatarefados. 


Departamento jurídico terceirizado


As terceirizações de departamentos jurídicos têm se tornado cada vez mais comuns dentro do mundo corporativo. Na prática, funciona da seguinte maneira: os advogados são contratados de forma “indireta”, contrata-se o CNPJ, e não pessoas físicas. 


Nesses casos, a grande vantagem de ter um setor jurídico interno com profissionais graduados na faculdade de direito é que não será preocupação da empresa arcar com custos como infraestrutura tecnológica, espaço, compra de materiais, encargos trabalhistas, certificações ou até mesmo deslocamentos; muitas vezes, é a própria empresa que precisa manter os carros e a troca dos pneus, por exemplo, e é necessário ter pneus de qualidade para evitar acidentes.


Com isso, obtém-se uma economia considerável tanto em relação ao orçamento quanto em relação ao treinamento e acompanhamento desses profissionais dentro da cultura organizacional. Além disso, esses profissionais podem ser consultados quando necessário, e os profissionais já costumam ter bastante experiência.

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 811 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?