A estrutura deste estudo de mercado para o setor de Educação Básica no Brasil, está basicamente dividida da seguinte forma:
Capitulo 01 Entender um mercado passa necessariamente pelo momento histórico, brevemente relatado, pois tudo tem a sua trajetória e querer entender o presente e até mesmo fazer uma previsão futura sem conhecer os passos dados pela humanidade nestes milênios já vividos, corre-se o risco de reinventar a roda. Assim sendo a escola, como hoje nós a conhecemos, não foi uma empresa inventada do nada, ela simplesmente foi acontecendo com a invenção da escrita, dos números, dos conceitos gramaticais e numéricos, com a invenção de um sistema de se escrever além de tantos outros aspectos.
Capitulo 02 A essência qualitativa de toda prestação de serviço está nas mãos daqueles que têm a responsabilidade de atender a comunidade. No sistema educacional não é diferente, pois a estrutura de escolas por sua complexidade nacional exige um formidável contingente de pessoas que não se resume tão somente a figura do professor em sala de aula, mas de outros profissionais na liderança e no apoio administrativo. Neste capitulo será mostrado como funciona o sistema educacional brasileiro bem como o perfil de cada profissional que compõem este vasto mercado que não é dominado somente pelo poder público mas sim que conta com a presença cada vez mais presente da iniciativa privada.
Há também um item que trata do PROFUNCIONARIO, que tem sido uma tentativa de tornar a todos os funcionários da escola com a responsabilidade de serem educadores.
Capitulo 03 Por se tratar de um setor deveras regulamentado, seria impossível relatar todas as leis, resoluções e normas pertinentes ao setor por duas razões principais. A primeira devido à imensidão de normas existentes - mesmo porque a pesquisa é uma necessidade constante - e a segunda razão são as muitas mudanças na legislação tanto por parte dos organismos governamentais brasileiros quanto a de organizações de âmbito internacional e que muitas das vezes são contraditórias entre os agentes responsáveis pela normatização deste setor.
Capitulo 04 Por fim, neste capitulo que é o último, será abordado dados econômicos como salários profissionais, principais preços praticados em mensalidades nas mais variadas propostas de ensino, bem como relatado em linhas gerais o faturamento do setor, a participação em termos estatísticos das escolas públicas versus escolas privadas, bem como os atuais movimentos no sentido da iniciativa privada em aumentar a participação no sistema de educação básico, pois na área de ensino superior este movimento já vem sendo uma realidade há mais de uma década