Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Setor da educação se mostra fértil para empreendedorismo; veja as opções

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Setor da educação se mostra fértil para empreendedorismo; veja as opções
Criado em 12 NOV. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A educação é um setor promissor para investimento, devido ao seu crescimento constante

Atualmente, especialmente nos últimos anos, o setor de educação tem se mostrado um terreno fértil em termos de empreendedorismo por encontrar-se imerso em um mundo cada vez mais digital e interconectado. 


Nesse sentido, o aumento da demanda por soluções inovadoras atreladas ao campo educacional, ligadas à busca por formas de aprendizado mais flexíveis e acessíveis, criou, por uma relação de causa e efeito, um cenário de oportunidades para aqueles que desejam investir nesse tipo de mercado. 


De fato, o setor educacional apresenta um grande potencial de rentabilidade, evidenciado por um crescimento de 13,2% no faturamento em 2022, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). 


O último estudo revelou, inclusive, que foram registradas 15.417 operações nesse segmento. Além disso, a educação no Brasil expandiu a taxas superiores ao PIB nos últimos anos, posicionando o país entre os maiores mercados globais, com movimentações anuais que superam R$ 100 bilhões, excluindo os dados do setor governamental, conforme a revista Exame.


Quais são as possibilidades de investimento no setor de educação?


Empreender na área da educação significa explorar um setor amplo e diversificado, que abrange desde a educação infantil até cursos profissionalizantes e programas de desenvolvimento pessoal para adultos. Nesse sentido, a partir da crescente popularidade do ensino a distância e das tecnologias educacionais, novas oportunidades têm surgido para empreendedores inovadores. 


Essas tendências oferecem diversas formas de atuação, permitindo que profissionais criativos encontrem seu espaço em um mercado em constante transformação. Nesse cenário, diga-se de passagem, é preciso considerar ideias que não apenas atendam às demandas atuais, mas também aquelas que se alinhem às necessidades de um público cada vez mais diversificado, com distintos propósitos. 


Uma das possibilidades promissoras é a revenda de materiais de estudo, como apostilas e conteúdos educacionais, sempre respeitando os direitos autorais, obviamente. Essa prática é especialmente comum no nicho de cursos preparatórios para concursos, no qual muitas editoras buscam revendedores autorizados. 


Além disso, oferecer aulas particulares ou criar cursos online também se mostra uma alternativa viável, principalmente após o aumento da demanda por educação a distância pós-pandemia. Outro caminho é atuar como consultor de vendas em instituições de ensino. 


As oportunidades não se limitam a cargos de professores, permitindo uma compreensão mais profunda das necessidades do mercado. Participar de programas de afiliados também é uma estratégia eficaz, permitindo trabalho em casa, potencializando as vendas por meio de marketing digital.


Franquias e plataformas 


Em síntese, um dos modelos de negócio que mais se destaca é o das franquias educacionais. Essa modalidade permite que empreendedores se associem a marcas consolidadas, garantindo suporte e know-how no funcionamento do negócio. 


Escolas de idiomas, centros de reforço escolar e plataformas de aprendizado online são algumas das opções disponíveis para aqueles que desejam ingressar nesse setor em termos de investimento. Essas franquias oferecem uma estrutura predefinida, facilitando a implementação e a gestão do negócio. 


Além disso, o crescimento do interesse por educação a distância (EAD) tem impulsionado ainda mais essa modalidade, com muitas pessoas buscando alternativas que se ajustem à sua rotina de trabalho e demais tarefas do cotidiano.


Além disso, para facilitar a gestão e a organização das atividades, o uso de uma plataforma escolar parece ser uma excelente estratégia. Essas plataformas oferecem ferramentas para gerenciar matrículas, conteúdos e avaliações, além de facilitar a comunicação entre alunos e professores. 


Com a automatização das burocracias, torna-se possível para o empreendedor focar mais na qualidade do ensino e no desenvolvimento de seus cursos, aumentando a eficiência e a satisfação dos alunos. No fim, o setor educacional oferece uma diversidade de oportunidades para empreendedores dispostos a inovar e atender às novas demandas do mercado.

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 2172 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Educação e Empreendedorismo Social: A força motriz e raiz da nação
28 nov. 2024Educação e Empreendedorismo Social: A força motriz e raiz da nação
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?