Ao longo dos últimos anos muito ouviu-se falar em
tecnologias digitais, inteligência artificial e aceleração. Com a pandemia, o
virtual foi potencializado, e as empresas precisaram se adaptar para
sobreviver.
Apesar dos inúmeros benefícios que o mundo digital trouxe e que se propagará por décadas, muitos negócios deixaram o fator humano para trás, criando um GAP entre as empresas e o consumidor.
Para o próximo ano, essa necessidade identificada, torna-se uma grande
tendência: A CONEXÃO HUMANA.
É cientificamente comprovado que clientes satisfeitos consomem mais, e se fidelizam através da conexão criada: pessoas conectam-se com pessoas. Por isso, 2023 será um ano para reequilibrar a balança e unir o melhor do digital com uma iniciativa renovada para se conectar em nível humano com as pessoas.
Uma pesquisa feita com mais de 33 mil consumidores mostrou que a maior queixa dos clientes é a falta de humanidade no atendimento, por isso preparamos algumas dicas e dados para te ajudar a implementar essa tendência em seu negócio.
Clientes satisfeitos = Crescimento do negócio
Em épocas de incertezas econômicas, a participação na carteira tende a se concentrar entre marcas confiáveis, pois os consumidores ficam mais cautelosos.
As empresas têm uma oportunidade real de ter sucesso e aumentar a participação de mercado pode se tornar uma possibilidade ao se transformar em uma dessas marcas confiáveis que entendem as necessidades dos clientes.
Com os gastos dos consumidores ficando apertados, garantir que eles escolham você também significa que você tomará a participação de mercado dos seus concorrentes." Leonie Brown.
A grande adesão digital dos últimos anos, especialmente após a chegada da pandemia, trouxe também um sentimento de saturação para o público.
Por isso, mesmo que soe um tanto contraditório para a era do digital, começa a crescer na população um grande interesse por atividades manuais e analógicas, como forma de descanso e escapismo do mundo conectado.
Com tantas transformações no mundo, é inevitável que as perspectivas e princípios do público também se remodelem.
Os estudos de tendências apontam os principais novos interesses que passaram a compor a sociedade atual, modificando sua forma de pensar, agir e consumir, por isso além das dicas listadas acima, separamos também as novidades do GUIA DE TENDÊNCIAS DO SEBRAE, que você pode acessar o e-book completo no link: bit.ly/guiasebrae2020
Aproveite, e comece 2023 com tudo!