Sempre enfatizo que estabelecer metas desafiadoras serve de incentivo e estímulo à busca de resultados e da maior eficácia e eficiência.
Mas é importante destacar alguns pontos desfavoráveis que podem estar
associados ao uso de metas na gestão.
Sabia que mais da metade dos
indicadores de uma organização [1] podem incentivar comportamentos indesejados?
Conheça sete situações comuns que geram efeitos colaterais.
1. Metas numéricas são mais fáceis de quantificar e acabam ganhando prioridade sobre outras menos objetivas. Assim, se um profissional tem uma meta de produção de 10 peças por hora e outra mais subjetiva para aumento do trabalho colaborativo, certamente o foco do trabalhador irá se concentrar na meta de produção.
2. A tentação de roubar no jogo para alcançar as metas é grande. Os gestores devem deixar claro que o respeito aos valores e à missão da organização é mais importante que o alcance das metas de curto prazo. Assim, o colaborador deve entender que não vale enganar o cliente para cumprir a quota de vendas do mês ou dar descontos exorbitantes com esse mesmo propósito.
3. A cobrança exagerada de algumas metas costuma levar à perda de noção do todo, resultando em otimizações setoriais que podem, inclusive, prejudicar o negócio. Cumprir metas de produção, em algumas circunstâncias, eleva o custo do estoque de produtos acabados. Fazer uma contratação muito rápida pode levar a um colaborador inadequado.
O uso de indicadores associados ao sucesso do negócio pode ajudar o diálogo entre as diferentes áreas, favorecendo a busca do ganho global, mas é necessário agir com cuidado para que isso aconteça.
4. Cobrar muitas metas faz com que as pessoas priorizem as mais fáceis ou convenientes. E estas, raramente, são as mais importantes para o sucesso do negócio.
5. Metas muito fáceis de obter não estimulam ou levam a qualquer esforço de melhoria, constituindo-se apenas em custos e burocracia adicional.
6. Metas de curto prazo tendem, dada a natureza humana, a prevalecer sobre as de longo prazo. A solução é dividir os objetivos mais distantes em etapas que devem ser cumpridas em períodos mais curtos, estimulando e permitindo um acompanhamento melhor.
7. Metas irrealistas podem facilmente levar a comportamentos não éticos de duas naturezas:
1º Buscar o resultado pedido à custa de prejudicar a organização, colegas ou clientes.
2º Trapacear nos números para mostrar o resultado desejado. Em uma grande empresa do setor aeroespacial, quando uma ordem não conseguia ser entregue no prazo acordado, eles ligavam para o cliente e renegociavam o prazo; se o cliente concordasse e o produto fosse entregue até a nova data, era considerada "entregue no prazo" [2].
O mesmo acontece quando as metas estão vinculadas a benefícios desproporcionais,
As metas são grandes auxiliares na gestão, principalmente na comunicação e na delegação, mas também podem ser perigosas. Gerencie para que isso não aconteça em tua empresa.
Ação: Olhe com cuidado os dois indicadores mais importantes para teu negócio e veja se eles não estão provocando maus comportamentos.
Referências
1 Parmenter. David. Key Performance Indicators: Developing, Implementing and Using Winning KPIs. Wiley. 2nd edition. 2010.
2 Schwartz, Lee. It's all in the numbers: KPI Best Practices. Disponível em:
https://www.industryweek.com/operations/continuous-improvement/article/22008174/its-all-in-the-numbers-kpi-best-practices. Acesso em 10.5.22.