Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Série Storytelling ALIs Sementes Plantadas, Fruto Certo! 1 História - Ex Agente Érica Bufalo

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Viotifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Série Storytelling ALIs  Sementes Plantadas, Fruto Certo! 1 História - Ex Agente Érica Bufalo
Criado em 20 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Olá apaixonados pela Inovação que dá resultado e pelo Programa ALI. 

LANÇAMENTO STORYTELLING ALI - PARANÁ

Convido a todos que fazem parte deste Movimento que chamamos de ALI, à participarem deste espaço nobre da Comunidade de Ambientes de Inovação, para semanalmente lançarmos uma história de resultados positivos que ocorreram nas empresas ou na vida dos Ex Agentes de Inovação, impactado pelo Programa. 

Acreditamos que o ALI é mais que um programa, é um movimento que deixa sua marca por onde passa e, consequentemente, muita história inspiradora para contarmos e contaminarmos à qualquer empreendedor que gosta de inovação. Inovação é história viva e assim queremos que este espaço seja iluminado pelas boas histórias que cada Agente irá contar.

Hoje contaremos uma história de sucesso da EX AGENTE ÉRICA BUFALO (32 anos), atualmente Gerente de Negócios do Sicredi Agência de Alvorada do Sul/PR e residente na mesma cidade. Porém, nada melhor do que, ela mesma contar a sua história.

  https://scontent.fbfh8-1.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/13305171_10204509836345080_4328289432805851151_o.jpg?_nc_cat=100&_nc_sid=a4a2d7&_nc_ohc=RfhIl5HrxRUAX-oGysc&_nc_ht=scontent.fbfh8-1.fna&oh=ce3ba7fadcb13d8ef243e59d8f39ff8b&oe=5F136401 Érica Bufalo

Olá Ex-colegas Agentes e Empresários do Programa ALI,

Apesar da minha timidez, resolvi contar um pouco do que foi a minha experiência como Agente. Uma loucura! Após dois anos de atuação entre 2012/2014, atendendo mais de 50 empresas, me recordo de muitas histórias dos desafios, dificuldades, frustrações e tudo o que acontece de verdade, quando acessamos as empresas e elas se pré-dispõem à implantar uma nova forma de gestão, a gestão focada para inovar permanentemente, não somente uma vez. E essa mudança, não envolve somente o processo de inovação, mas envolve a mudança de todas as áreas de uma empresa. É nesse aspecto, que a situação fica ainda mais desafiadora para um agente e para a empresa.  

COMO FOI MINHA EXPERIÊNCIA NO ALI?

Em 2010 tive meu primeiro contato com o programa pelo anuncio em um jornal local, morava em Alvorada/PR e a oportunidade era para atender a região de Londrina. Quando li a palavra INOVAÇÃO meus olhos brilharam, percebi na hora que era uma oportunidade de ajudar os empresários e seus negócios. Fiz entrevistas, testes e fui seleciona para ir a Curitiba fazer toda capacitação. A situação pedia que eu ficasse um mês fora de casa sem ver os pais e isso para um menina que nunca tinha saído das asas do pai foi difícil a adaptação. Mas, para minha surpresa minha colega de quarto era também uma ex-colega de faculdade, a Thais sempre positiva livre e desapegada.

Eu, com medo, ansiosa, éramos os opostos, porém, aprendi muito com ela e muito mais com todos os amigos que fiz durante o processo do ALI. Todos deixaram suas marcas de alguma forma na minha vida.

Após um mês de muita dedicação na capacitação e nos estudos, me apaixonei ainda mais pelo propósito do Programa. Mas, eu era imatura ainda, não tinha uma estrutura psicológica para enfrentar o mundo dos empresários, e não fui selecionada!

Realmente não estava preparada naquele momento, mas me lembro até hoje de quando fui para minha devolutiva, queria saber porque não havia sido selecionada, quando cheguei na sala do Coordenador Olavo, chorando perguntei o que tinha feito de errado. Ele olhou para mim e disse, acha mesmo que preciso responder? Você recebeu um não e está aqui na minha sala chorando, imagina quando um empresário dizer que não quer você dentro da empresa dele fazendo atendimento. Foi quando percebi que eu precisava sim ter mais maturidade e discernimento para fazer o que era preciso. Mas, prometi a ele e a mim mesma que voltaria, pois, percebia naquele programa um grande potencial.

Dois anos depois tive a oportunidade de fazer todo o processo novamente, mas dessa vez, mais madura e mais segura, passei. Assim começou minha trajetória de ALI.

Foram tantos benefícios, pois além da oportunidade única de fazer a diferença para muitos empresários, ganhei uma sócia, uma amiga de vida e grandes parceiros de trabalho que foram e são inspirações para minha vida profissional.

Poder trabalhar com a Inovação dentro de micro e pequenas empresas, além de gratificante é muito inspirador, pequenas ações para empresas que estão começando na gestão da inovação, fazem a grande diferença. Ações, como: colocar uma flor na mesa, usar uniforme, idealizar um espaço maior, desenvolver um projeto de ampliação, criar uma página nas mídias sociais, melhorar o cardápio, criar processos, fazer uma planilha de custos, etc.; são atitudes e ideias que muitas empresas achavam ser bobagem, mas que agregaram valor na equipe e impactam nos negócios.

 

E DEPOIS DO PROGRAMA, O QUE MUDOU?

Ficou ainda melhor. Continuei atuando como consultora, trabalhei em alguns projetos que tenho muito orgulho e admiração, como o Rota do Café, onde conheci o verdadeiro significado de Inovação na prática, roteiro diferenciado que traz a experiência e a vivência dos turistas em ambientes de muita história e cultura. Depois o Projeto SouLondrina, foi uma vivência incrível de inovação e criatividade no desenvolvimento de souvenirs para cidade de Londrina.  E nessa vez, percebi como transformar o que é obvio para muitos, porém em objetos que trazem afeto, nostalgia, amor e representatividade. Inovar, é também agregar valor.

Mas, quero dizer para você leitor, depois de todas essas experiências, a Inovação e o olhar de consultora se manteve nos meus trabalhos. A maneira de ver, além do que está imposto, sair fora da caixa, são aprendizados muito valiosos que ficam para toda nossa vida.

Hoje no meu trabalho vejo minha empresa e tantas outras se reinventando para atender e se manter no mercado, transformando cenários, readaptando ações e processos. E sabemos que se não fizerem assim, perdem espaço, oportunidades e novas possibilidades. E nesse cenário socioeconômico em que vivemos, ainda mais necessário, que toda a empresa, independente de tamanho, tenha uma cultura de gestão inovadora.   

 

E HOJE COMO ESTOU?

Atualmente trabalho como Gerente de Negócios no Sicredi Agência de Alvorada do Sul. Estou feliz e certa de que, minha experiência como ALI, contribuiu muito em todo o trajeto profissional.

Fazer a diferença na vida e no trabalho das pessoas tem sido meu propósito, ajudar com uma dica, sugestão para melhorar seus resultados, encorajar para que façam algo, mesmo que pequeno, saindo da zona de conforto, oferecer um atendimento de qualidade, fortalecer os relacionamentos e priorizar o que é verdadeiro e essencial; são aspectos da minha conduta que assimilei e pratico todos os dias. Fruto de tudo o que plantamos no período de formação e atuação como agentes. Fica ao final, uma gratidão imensa pela oportunidade de tamanha aprendizagem!  

 

CONVITE AOS LEITORES

Prezados leitores, Façam parte da Comunidade Ambientes de Inovação, onde podem contar as suas histórias de inovações realizadas. Contar é contagiar mais pessoas apaixonadas pela inovação à se inspirarem com outras ideias e que possam assim, contribuir e motivar mais empresas à sobreviver, crescer e contribuir para toda a sociedade.

 

Desejo sucesso aos colegas Agentes e convido-os para contarem aqui suas histórias também. Quem será o próximo?  

Vamos aprender à aprender juntos!


Érica Bufalo, 32 anos Ex Agente Local de Inovação da região de Londrina.

 

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administrao Estratgica de Negcios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas reas: Estratgia empresarial, sustentabilidade, inovao e storytelling empresarial.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1314 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?