Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Série Storytelling ALIs A Inovação mais do que na veia! História do Ex Agente Diogo Macenhan

avatar DIOGO MACENHAN
Diogo Macenhanfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Série Storytelling ALIs  A Inovação mais do que na veia! História do Ex Agente Diogo Macenhan
Criado em 27 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Olá Ex-Colegas Agentes de Inovação e Empresários do Programa ALI.

Sempre que preciso falar ou nesse caso escrever sobre o ALI e a importância desse programa em minha vida, começo com um longo suspiro e confesso que tive vários longos suspiros durante 30 meses (meu tempo de atuação no ALI). Suspiros de alegria, por dever cumprido, por sentir orgulho, por me sentir realizado, por me sentir motivado e desmotivado também, por ver resultados nas empresas atendidas por mim e, as vezes, não ver tantos resultados quanto eu esperava.

COMO FOI MINHA EXPERIÊNCIA NO ALI?

O ALI sem dúvidas foi um divisor de águas em minha vida, por muitos momentos fui retirado a força da minha zona de conforto e isso me fez tão bem, que sou grato até hoje. Fui responsável por atender empresas do setor de moda e vestuário na cidade de Imbituva. Porém, por algum motivo isso não foi possível, fiquei aguardando durante um tempo a resolução desse impasse, até que em fevereiro de 2017, dois meses após o Programa ter iniciado comecei a entrar em contato com empresas do mesmo setor em Ponta Grossa. A primeira empresa que aderiu ao projeto foi uma malharia na qual minha gestora e eu, fizemos uma espécie de treinamento para entender um pouco melhor sobre o setor do vestuário, já que tínhamos pouco conhecimento.

Essa empresa foi logo de cara um desafio. O proprietário duro na queda e com várias ressalvas em relação ao modelo de trabalho do ALI. Felizmente consegui certa abertura, até avancei de forma tímida com os trabalhos, porém era preciso mais, muito mais e o empresário não estava disposto a cooperar. A empresa precisou ficar em stand-by e depois de um tempo foi desligada, porém direcionei os meus esforços para sensibilizar outras. Afinal, durante algumas reuniões estratégicas, principalmente nos meses de dezembro (2016) e janeiro (2017) não tinha resultado algum para apresentar e isso me incomodava.

Logo após aderir as empresas ao Programa, comecei o processo de aplicação de diagnósticos, devolutiva, matriz SWOT e desenvolvimento do plano de ação. E sabe aquele ALI que não tinha nada para apresentar, começou a reverter a situação. Comecei à participar das reuniões da regional com as empresas na mesma etapa que os outros Agentes da equipe que já estavam com as suas. Só lembrando que eles começaram efetivamente os trabalhos muito tempo antes que eu.

Depois de algum tempo sensibilizando empresas do setor de vestuário, percebi que não tinham mais negócios nesse setor, nem em Ponta Grossa, nem em cidades próximas que eu atendia, como Castro por exemplo.

Conversei com a coordenadora da regional e pedi um outro setor. Assim, comecei a atender empresas do setor da saúde, o que foi mais um grande desafio, mas pelo menos consegui fechar as 40 empresas da nossa meta. Com a saída do ALI do setor do Alto Potencial essas empresas também ficaram sob minha responsabilidade. Ou seja, de ALI do setor de moda, vestuário e saúde, me tornei multisetorial. E os ganhos com isso? Muito aprendizado e networking!

Entre tantas empresas atendidas muitas se destacam pelo nível de comprometimento do proprietário(a). Muitos deles(as) arregaçaram as mangas e fizeram grandes mudanças através da inovação. Muitas dessas empresas são motivos de orgulho pra mim até hoje e mesmo após mais de um ano do Programa ter sido finalizado recebo mensagens de agradecimentos desses empresários.

Uma empresa que fez parte do meu estudo de caso, que é do setor do vestuário, aumentou o faturamento em 134% de um mês para o outro, através de ações voltadas para ganho de mercado e desenvolvimento de novos produtos. Essa empresária fica emocionada e me emociono também, pelo que ela diz, que fui um anjo enviado por Deus em sua vida, afinal ela estava para fechar as portas, com as contas atrasadas, incluindo folha de pagamento, aluguel e depois de um trabalho intenso e com foco em resgatar a força empreendedora da proprietária, esses problemas foram resolvidos.

Outra ação muito marcante, é que tive o privilégio de levar os empresários do setor do vestuário para uma missão técnica na Febratex, a maior feira do setor no Brasil. Muitos empresários nunca tinham tido essa experiência de participar de uma feira como essa. Ficaram maravilhados, fizeram vários contatos com  fornecedores, novos clientes e muitos colhem resultados disso, até hoje.

E DEPOIS DO PROGRAMA, O QUE MUDOU?

Minha vida após o ALI mudou. Continuei prestando consultorias e migrei para uma área que me agrada muito, que é treinamento e desenvolvimento. Olha que bacana, me tornei um palestrante e bastante conceituado por sinal. Também fui para as salas de aula, onde hoje sou instrutor de cursos de aprendizagem. Capacito jovens aprendizes para o mercado de trabalho e posso colocar todo conhecimento adquirido durante o período em que estive no Sebrae em prática.

Hoje devido a pandemia estou trabalhando muito menos do que gostaria, infelizmente o corona vírus, fez com que, os meus trabalhos diminuíssem cerca de 90%. Espero que tudo se resolva o mais rápido possível e que eu volte ativamente para o mercado de trabalho para continuar fazendo o que mais gosto que é inspirar e transformar a vida das pessoas.

Agradeço imensamente ao ALI, gostaria que todos os profissionais tivessem oportunidade de participar de um projeto como esse de tamanho impacto na nossa vida.

CONVITE

Convido meus colegas ALIs a contar suas histórias aqui na comunidade. É tão bom, reavivar nossas histórias!

Abraço à todos.

avatar DIOGO MACENHAN
Diogo Macenhan
Administrador, ps-graduado em Gesto de Pessoas com Coaching, consultor de negcios, especialista em MEG - Modelo de Excelncia em Gesto, planejamento estratgico, inovao e metodologias geis. Palestrante e professor apaixonado.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1314 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?