Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

[Série] Qualidade que Gera Resultado - Gastronomia

avatar ANDRESSA THAIS PEREIRA GONCALVES
Andressa Thais Pereira Goncalvesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
[Série] Qualidade que Gera Resultado - Gastronomia
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 29 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O "plano B" do meu Restaurante. Como vender nos novos formatos e não perder a tradição?

Sabemos que por força do momento, pela necessidade de adaptação e para não ficar com o restaurante fechado, muitos planos B foram colocados em prática. Ficaram evidenciadas as preocupações do tipo "meu cliente estava acostumado em almoçar com toda a família, aos domingos, em meu restaurante" ou em "datas especiais eu era o endereço certo de uma grande experiência"..., temos que tirar o chapéu para a resiliência do setor.

E respondendo ao questionamento, vamos te apresentar como a informação, a presença digital, a inovação, a capacitação de equipes e uma gestão participativa com destaques em algumas ações podem contribuir com o seu restaurante para que, mesmo com as adaptações necessárias, você possa manter a tradição pela qual é conhecido.

Através da informação atualizada do seu setor, você poderá ter novas ideias e confirmar algumas tendências e possibilidades que já estava pensando. Sendo assim, reforce sua participação em associações locais e regionais do segmento, como Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Sindicatos e Instituições que estão apoiando o setor e disponibilizando informações e sugestões, participe de lives de Boas Práticas e acesse manuais e comunicações periódicas.

Ainda para manter-se atualizado, acompanhe as pesquisas realizadas, a todo momento analise as tendências que estão surgindo e quais oportunidades podem ser desenvolvidas no seu negócio que contribuem para a manutenção sem perder a tradição.

A tão falada "presença digital" não tem volta. Aproveite o momento e utilize fortemente esta oportunidade criando o perfil do seu negócio nas redes sociais.

Se já tem, certifique-se que seus perfis e site estão atualizados e com informações de atendimento. Utilize estes recursos para apresentar os novos produtos, cardápios e formas de atendimento, como o take away e o delivery.

Mantenha o relacionamento com os seus clientes, respondendo a comentários e interagindo com eles. Demonstre que seu negócio está em atividade e que está em constante planejamento e organização, assim você cria expectativa e desejo. Confirme para seu cliente que quando ele quiser fazer o almoço da família e comemorar os momentos especiais você poderá atendê-lo de forma segura.

Lembre-se, o cliente também continua ansioso e inseguro.

A inovação veio para contribuir e não podemos desconsiderá-la.

Pesquise e pense na possibilidade de implementar o atendimento digital, formatos de pedidos online e cadastros em plataformas de marketplace e entregas, assim, além de poder atender seus clientes habituais poderá conquistar novos.

Desenvolva descritivos e fotos atrativas dos pratos para este novo formato, novas formas de pagamento e também uma logística que facilite sua atividade.

Treine suas equipes com os novos formatos de atendimento; novo cardápio e revisão de protocolos.

Assegure que todos estejam alinhados com as novidades, mas reforce as tradições que devem ser mantidas.

Quando se fala em tradição, lembramos dos verbos: manter, continuar, relembrar... nada melhor que ter sua equipe com você neste momento. Através de uma gestão participativa incentive a participação das equipes com ideias e inovação nas atividades, fortaleça a cultura da empresa e seja transparente nas comunicações, sabemos que haverá momentos delicados, mas todos devem estar preparados para superá-los.

Com estas ações você demonstrará ao seu cliente que, apesar das adaptações, a tradição e a essência do seu Restaurante permanecem. Ele entenderá e até se sentirá mais seguro sabendo que você atualizou os processos para que pudesse continuar atendendo-o.

Você sabia que o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, com seus objetivos e metodologia, pode ser seu grande aliado, além de proporcionar reconhecimento no seu segmento?

Ele utiliza a aplicação de ferramentas para diagnóstico do momento atual, destacando seus pontos fortes e oportunidades/necessidades de melhoria; facilita o acesso à informação de mercado e às tendências; promove o incentivo à inovação; realiza indicação de capacitações e boas práticas através de acompanhamento e consultoria especializada; além de oferecer a validação das ações desenvolvidas e orientadas por meio de auditorias.

Venha conhecer e fazer o autodiagnostico gratuito da sua empresa!

O processo de certificação é uma solução que te dará apoio e segurança, contribuindo para o melhor desempenho do seu negócio, porque Qualidade gera Resultado!


Saiba mais em https://www.sebraepr.com.br/negocios-em-turismo/selo-de-qualidade-no-turismo-do-parana.

avatar ANDRESSA THAIS PEREIRA GONCALVES
Andressa Thais Pereira Goncalves
Atuo há 6 anos no Sebrae/PR, há 4 na área de Turismo, sou bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing Estratégico Digital e em Gestão Estratégica de Projetos. Posso ajudar sua empresa?favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1310 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?