Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

[Série] Hubs de Inovação - InovaBra Habitat

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
[Série] Hubs de Inovação - InovaBra Habitat
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 24 JUN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O inovabra habitat oferece acesso ao ecossistema e todo o apoio para fomentar soluções inovadoras para os desafios de mercado. O modo de operação envolve a participação e engajamento com o ecossistema por meio do ambiente físico e digital.

 

O inovabra é o ecossistema de inovação que fomenta a inovação dentro e fora do banco por meio do trabalho colaborativo com funcionários, clientes, empresas, startups, parceiros tecnológicos, investidores e mentores.  O objetivo é atender às necessidades dos clientes e garantir a sustentabilidade dos negócios (existentes e os que estão por vir). O inovabra é composto por diversos programas de atuação complementar, entre eles:

inovabra startups

Programa de inovação aberta que possibilita parcerias estratégicas com startups que possuam soluções aplicáveis ou adaptáveis a nossos serviços financeiros e não financeiros. Testamos essas soluções no inovabra lab e já realizamos 87 provas de conceito e ao todo contratamos 21 startups.

inovabra ventures

Fundo de capital proprietário lançado em 2016, atualmente com R$ 400 milhões. A gestão é realizada pela área de Private Equity, que investe em startups com tecnologias e/ou modelos de negócios inovadores, contribuindo para o crescimento do valuation dessas startups e para a ampliação do ambiente empreendedor. Até o momento, 10 startups foram investidas.

inovabra lab

Inaugurado no fim de 2017, é um ambiente de 1,7 mil m2 localizado no Núcleo Bradesco em Alphaville (SP), que centraliza 16 laboratórios das áreas de tecnologia. Projetado para operar em um modelo de trabalho colaborativo com grandes parceiros de tecnologia.  O modelo gera eficiência operacional, otimizando até 60% nos prazos de certificação de novas tecnologias, prototipação, experimentação, provas de conceito, lançamentos e soluções de novos desafios. Além disso, proporciona condições favoráveis para conectar as áreas de negócios com as áreas de TI e parceiros de tecnologia, aproximando a Organização das fronteiras de tecnologias emergentes. Já foram concluídas 672 certificações e 116 POCs.

inovabra habitat e digital hub

Em fevereiro de 2018, o inovabra habitat lançou o espaço de coinovação, situado no grande centro econômico de inovação e cultural da cidade de São Paulo.  As grandes empresas, startups, investidores e mentores trabalham de forma colaborativa para coinovar e gerar negócios. Fazem parte do ambiente mais de 185 startups e 78 grandes empresas, totalizando mais de 1,2 mil pessoas trabalhando de forma colaborativa para inovar. Cerca de 490 contratos foram fechados entre as empresas, startups residentes do espaço e o Bradesco. Além de fomentar o empreendedorismo no Brasil e a cultura de inovação na organização, o habitat tende a contribuir com o País na busca por uma posição de maior protagonismo na inovação global.

Desde setembro de 2020 o modelo de operação do inovabra habitat foi ampliado também para o digital. O novo formato, complementar ao físico, pode abrigar startups e empresas de todo o país, que queiram ter acesso à inovação aberta. Realizamos através da plataforma digital inovabra hub a conexão com outras startups de várias regiões do Brasil, para acessar oportunidades de negócio com o Bradesco e empresas parceiras do Banco. Atualmente são mais de 2,6 mil startups cadastradas que podem ser analisadas para participarem de desafios de negócios específicos.

 

Colaborar para Inovar

 

O inovabra amplia seu alcance de atuação por meio de parcerias com outros centros de inovação no Brasil

Além dos habitantes alocados no espaço físico, o inovabra habitat estabelece parcerias com outros centros de inovação com o objetivo de conectar as demandas de negócios do Bradesco e das grandes empresas que têm relacionamento com o Banco com o empreendedorismo inovador distribuído nas várias partes do país.

Os parceiros são escolhidos a partir do seu potencial de conectar os empreendedores em sua área de atuação, em seus diversos segmentos, além da qualificação da sua rede em termos de capital humano, tecnologia e inovação. Os centros com este perfil recebem a qualificação de Parceiros inovabra e passam a fazer parte do ecossistema de inovação do Bradesco.

 

Mais detalhes sobre o inovabra e todos os seus programas podem ser acessados em: www.inovabra.com.br

 

Você sabia?

A Comunidade Sebrae vai mudar! Para não ficar de fora, atualize seus dados cadastrais e faça parte automaticamente da nova plataforma Clique na sua foto > dados pessoais > preencha corretamente > salvar! Pronto, em breve você terá acesso a NOVA COMUNIDADE SEBRAE.

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomo
Coordenador Estadual de Inovação do SEBRAE/PR, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1364 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?