Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Série 15x15 - EP 13 - Maria Bonamigo | Mulheres Empreendedoras

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Série 15x15 - EP 13 - Maria Bonamigo | Mulheres Empreendedoras
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 22 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Maria Bonamigo, uma empreendedora de sucesso, foi a entrevistada do décimo terceiro episódio da Série 15x15 Mulheres Empreendedoras. Ela é proprietária do restaurante Jeito Mineiro, que tem conquistado o paladar dos curitibanos há mais de 10 anos.



Origens e trajetória


Natural do Ceará, Maria morou em diferentes lugares até chegar em Curitiba. Ao lado do marido e do cunhado, ela abriu seu próprio restaurante. Entretanto, antes de alcançar o sucesso, ela enfrentou alguns obstáculos, que foram além da gestão do seu empreendimento.



Desafios superados


Um dos principais desafios enfrentados por Maria foi lidar com o grave problema de saúde do esposo enquanto esperava um filho. Mesmo assim, ela reuniu forças e coragem para empreender no setor alimentício.


No início, a principal dificuldade era fazer a gestão de pessoas. Apesar de ter experiência em trabalhar em restaurantes, precisou se reinventar para gerir bem o negócio. Maria então buscou ajuda do Sebrae para colocar a empresa em ordem e evitar o fechamento do restaurante.



O suporte recebido do Sebrae


Com o apoio recebido do Sebrae, a empreendedora conquistou as qualificações necessárias para seguir em frente. Além disso, obteve um empréstimo financeiro que possibilitou diversas melhorias e certificados de qualidade do estabelecimento.


A história de Maria Bonamigo é um exemplo de superação e perseverança. Com sua determinação, ela conseguiu transformar um sonho em realidade e construir um negócio de sucesso no setor de alimentos. O restaurante Jeito Mineiro é uma referência em Curitiba e deve seu sucesso à visão empreendedora de sua proprietária.


Projeção para o setor de alimentos


Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o mercado de alimentos e bebidas representa 10,6% do PIB nacional, sendo que o setor de food service, que são os bares e restaurantes, corresponde a 2,9% desse montante.


O mercado de alimentos ainda está em processo de recuperação pós-pandemia, mas a expectativa é positiva para os próximos anos. Para acompanhar este crescimento, muitos empreendedores estão investindo na diversificação do cardápio e de produtos, além da manutenção do serviço delivery.


O restaurante Jeito Mineiro, por exemplo, oferece uma variedade de marmitas congeladas que o consumidor pode preparar em casa e ainda aproveitar o mesmo sabor e tempero que é servido no local. A iniciativa surgiu ainda em meio a pandemia e segue sendo comercializada pelo estabelecimento.


Dicas para empreender no mercado de alimentos


Empreender neste setor pode ser bastante desafiador, especialmente no processo inicial de abertura do restaurante, mas também recompensador quando bem administrado.


Uma boa alternativa para quem deseja começar neste mercado é fazer como a Maria e investir em um restaurante que já estava em operação, porém é preciso ficar atendendo em alguns pontos essenciais.


Certifique-se que a oferta é confiável: entenda o motivo da venda, verifique se o negócio é lucrativo, confira a reputação daquele negócio e solicite uma avaliação do negócio para garantir que o valor de venda está de acordo.


Cliente oculto: visite o estabelecimento em horários alternados, avalie o atendimento, a qualidade dos alimentos, variedade, decoração, higiene, entre outros fatores. Faça uma análise imparcial do empreendimento, afinal você será responsável por ele futuramente.


Faça uma avaliação financeira: antes de assumir a direção do restaurante que já está em funcionamento, procure se informar sobre a saúde financeira do negócios, se há muitas dívidas, solicite os demonstrativos de anos anteriores e informe-se.


Operação: verifique a situação de utensílios, móveis, estrutura. Faça um levantamento das melhorias que serão necessárias ao assumir o restaurante.


Qualidade e identidade dos produtos: solicite ao antigo dono os processos de preparo dos alimentos e atendimento. A partir daí, será possível estabelecer o que precisará ser melhorado e as qualidades que deverão ser mantidas.



Ficou inspirada com a história de sucesso da Maria? Confira os próximos vídeos da nossa série 15x15 Mulheres Empreendedoras com as concorrentes do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.


Não deixe de se increver em nossa comunidade, para acompanhar os próximos episódios dessa série de mulheres inspiradoras! 



Um abraço,


Acea / @acearatcheva


avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1719 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?