Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Série 15x15 - EP 12 - Valdirene Ramos | Mulheres Empreendedoras

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Série 15x15 - EP 12 - Valdirene Ramos | Mulheres Empreendedoras
Criado em 12 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase


No décimo segundo episódio da série 15x15 Mulheres Empreendedoras, conversamos com a empreendedora curitibana, Valdirene Graciano Ramos, da Mais Linda Cabelos Orgânicos e uma das concorrentes do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.


Valdirene é formada em análise de sistemas e durante a pandemia precisou se reinventar após perder o emprego. Ela identificou no empreendedorismo uma nova oportunidade de obter renda e ainda atender uma necessidade pessoal e de muitas outras mulheres.


Com dificuldades para encontrar cabelos orgânicos de qualidade e com preço acessível para uso próprio, ela decidiu investir neste ramo e descobriu um nicho de mercado promissor na capital paranaense.


Atualmente a Mais Linda Cabelos Orgânicos revende cabelos orgânicos ou sintéticos, como também são conhecidos. Os fios de fibra vegetal são bastante semelhantes ao natural, tanto na aparência, quanto na textura de um cabelo natural.


Ficou interessada? Continue a leitura e saiba tudo sobre esse negócio de sucesso!



Os desafios de empreender 


Um dos maiores desafios enfrentados pela Valdirene foi encontrar fornecedores para o seu produto. O investimento inicial exigido pela maioria era bem acima do valor que ela tinha disponível no momento, isso porque, este mercado é voltado para grandes empresas, na maioria dos casos.


A empreendedora foi persistente, embarcou em uma viagem para São Paulo e recebeu muitos nãos até conseguir um bom fornecedor que após conhecer sua história aceitou abrir uma exceção para que ela pudesse dar o pontapé inicial no seu negócio.


De lá pra cá, as vendas têm aumentado e a Mais Linda Cabelos Orgânicos segue atendendo seus clientes por meio das redes sociais. Os produtos são entregues em mãos, em horários alternativos e em lugares acessíveis, conforme a necessidade de cada compradora.


Este modelo de entrega é um dos grandes diferenciais da empresa, conta Valdirene. Ela explica que suas clientes são mulheres que trabalham em horários comerciais e por isso,ter uma disponibilidade de horário mais flexível torna-se um fator de decisão de compra.



Mercado da beleza no Brasil


O mercado da beleza no Brasil é um dos mais promissores do mundo, e isso inclui o setor de cabelos. De acordo com a Euromonitor, o mercado de produtos capilares deve crescer cerca de 16,9% até 2025, alcançando um valor de vendas acima de R 27 bilhões.


Ainda segundo a pesquisa, atualmente o país é o quarto maior consumidor de produtos de beleza do mundo. Além disso, de acordo com os dados divulgados, entre as principais tendências do mercado para os próximos cinco anos estão: o engajamento digital, posicionamentos éticos e atributos orgânicos e naturais.


Nesse sentido, o mercado de produtos para cabelos se torna cada vez mais competitivo e diversificado, com empresas buscando inovar e oferecer soluções que atendam às mais variadas necessidades e desejos dos consumidores. 



Cabelos orgânicos ou sintéticos


Os cabelos orgânicos são uma opção popular para quem deseja mudar o visual dos cabelos sem comprometer o orçamento. Eles são produzidos a partir de fibras sintéticas que imitam a textura e o brilho dos cabelos naturais.


Financeiramente mais acessíveis do que os cabelos humanos, é uma excelente opção para pessoas que querem experimentar diferentes visuais sem gastar muito. 


No entanto, é importante ressaltar que a durabilidade do cabelo orgânico é menor do que a do cabelo natural (2 a 3 meses), e que sua manutenção requer cuidados especiais para garantir uma boa aparência e durabilidade do produto. 


Por exemplo, é importante evitar altas temperaturas, como secadores e chapinhas, pois isso pode derreter as fibras sintéticas. Uma outra dica é escolher produtos suaves de higiene para evitar que os fios percam o brilho e a suavidade.


Os cabelos orgânicos também podem ser uma opção para pessoas que procuram soluções temporárias como mulheres que estão no processo de transição capilar, cobrir queda de cabelo, alopecia ou para adicionar volume e comprimento aos cabelos existentes. 



Dica de sucesso


Se assim como a Valdirene, você tem uma ideia de negócio e deseja empreender, busque especializações e orientações de quem possa te ajudar nessa caminhada.


Confira os próximos vídeos da nossa série 15x15 Mulheres Empreendedoras com as concorrentes do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e conheça histórias de mulheres que alcançaram o sucesso.


Não deixe de se increver em nossa comunidade, para acompanhar os próximos episódios dessa série de mulheres inspiradoras! 



Um abraço,


Acea / @acearatcheva

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1776 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?