No décimo episódio, da Série 15x15 Mulheres Empreendedoras, conversamos com a Sandra, uma empreendedora do ramo de bolos artesanais. A empresária possui 3 lojas franqueadas de bolos caseiros. Ela também foi uma das concorrentes ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, um dos reconhecimentos mais importantes do país. Sandra é natural de Maringá e iniciou sua jornada empreendedora há dez anos, quando teve ideia de entrar no ramo alimentício ao assistir uma entrevista num programa de televisão, em uma manhã de domingo, sobre bolos caseiros. Por não ter experiência no ramo, Sandra decidiu procurar o Sebrae, parceiro em toda sua jornada empreendedora. Ela nos contou que sua maior dificuldade no início era encontrar e adaptar as receitas ao volume de vendas. Durante mais de um ano a empreendedora contou com o apoio direto do Sebrae, até que finalmente visitou a empresa que lhe deu a inspiração inicial para esse projeto. Ela foi até São Paulo para saber como funcionavam todos os processos desse modelo de negócio. E recebeu um conselho valioso, que deveria contratar um confeiteiro e uma equipe de cozinha, para testar, testar e testar receitas. Na época Sandra nos conta que por não possuir receita suficiente para abrir sua própria loja, optou por abrir uma franquia. A partir daí, teve mais um desafio, encontrar uma franquia que englobasse seus desejos para o empreendimento. Até que conheceu a Bolo da Madre, uma franquia de Jundiaí, ela nos contou que essa descoberta foi um amor à primeira vista. Hoje a empresária possui 3 lojas, que foram inauguradas respectivamente em 2014, 2016 e 2018. Os bolos caseiros foram uma grande tendência quando Sandra abriu sua primeira franquia, ela nos contou que no início vendia mais de 300 bolos por dia! Mas também enfrentou muitos obstáculos para manter seu negócio crescendo ao longo dos anos. Seu primeiro desafio foi dentro de casa. Hoje, seu desafio é manter uma boa equipe de cozinha. Depois de tantos aprendizados, para Sandra, a Bolo da Madre não vende bolos, vende sensações. Uma sensação gostosa de estar comendo um bolo caseiro, que remete à infância e à casa de vó. O Brasil é o sétimo país do mundo com maior número de mulheres empreendedoras, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2019, em parceria com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Este mesmo estudo revelou que as mulheres que investem no próprio negócio, estudam 16% a mais do que os homens e, mesmo assim, possuem um rendimento mensal cerca de 22% menor, se comparado a eles. Um outro dado levantado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), mostrou que no quarto trimestre de 2021, haviam cerca de 10,1 milhões de empreendimentos comandados por mulheres no Brasil, cerca de 34% dos negócios do país. Um dos principais fatores que levam as mulheres a empreender, é a busca por independência financeira. Estes dados só reforçam a importância de iniciativas como a de Sandra, para que cada vez mais mulheres alcancem resultados grandiosos na gestão de suas empresas. E você empreendedora também pode encontrar soluções, inspirações, dicas e tendências para o seu negócio aqui na Comunidade Mulheres Empreendedoras do SEBRAE, com conteúdos exclusivos que vão te auxiliar na busca pelo sucesso. Ficou interessada em conhecer mais histórias de sucesso? Encontre uma variedade de conteúdos exclusivos, produzidos especialmente para auxiliar o empreendedor a conquistar resultados cada vez mais positivos, inscrevendo-se na Comunidade de Mulheres Empreendedoras! Compartilhe experiências com outros membros e fique por dentro dos cursos para empreendedores e tendências de mercado para o segmento de atuação do seu negócio. Um abraço, Acea / @acearatchevaEmpreendedorismo feminino no Brasil
Sobre a Comunidade SEBRAE