Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Série 15x15 | Renata Sakamoto | Mulheres Empreendedoras

avatar ISABELLE CRISTINA LUCHO DE SOUZA
Isabelle Cristina Lucho De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Série 15x15 | Renata Sakamoto | Mulheres Empreendedoras
Criado em 15 MAR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase


No episódio nove, da Série 15x15 Mulheres Empreendedoras, conversamos com a Renata Sakamoto, idealizadora e fundadora da Oficina do Origami, ela também foi finalista do prêmio Sebrae Mulher de Negócios, um dos reconhecimentos mais importantes do Brasil.


Durante nosso bate-papo, a entrevistada contou que devido a sua descendência japonesa, sempre teve contato com essa arte milenar muito praticada no Japão. 


Renata lembra que durante a infância, era presenteada pela avó com revistas e papéis especiais para prática do origami. E foi assim que ela aprendeu como fazer as dobraduras tradicionais da sua cultura familiar. Mas o que ela não imaginava é que essa brincadeira de criança, poderia se tornar um modelo de negócio no futuro.


E foi a cerca de dois anos, que ela identificou esta oportunidade de negócio, após fazer lembrancinhas de páscoa para o escritório no qual trabalhava. O sucesso foi tanto que diversas demandas foram surgindo entre seus colegas de trabalho da época.


A partir de então, cada vez mais pessoas passaram a se interessar pelas dobraduras e logo se tornaram clientes. Assim o que antes era só um hobby, se tornou também, uma fonte de renda extra.


Desde o início da sua empresa, a origamista Renata produz suas peças somente por encomenda. Isso porque, nicho de mercado é a produção de origamis temáticos e exclusivos, com significado na maioria das vezes, afetivos, para presentear pessoas queridas. E é justamente a isto que ela atribui o sucesso do seu empreendimento.


Cada peça é única, e ela representa aquilo que a pessoa [cliente] deseja. É colocar um significado em cada origami, explica.


Administradora por formação, a empreendedora de Foz do Iguaçu, revelou na entrevista que um dos maiores desafios enfrentados por ela na Oficina do Origami, tem sido justamente a parte administrativa, pois ela também é a única responsável pela produção dos origamis. 


Além é claro das demais obrigações empresariais como a gestão financeira e de marketing, que também exigem sua atenção, mas que hoje, ela conta com o apoio de uma parceria executiva para manter tudo em pleno funcionamento.


Clique no vídeo e veja a entrevista completa com a empreendedora Renata Sakamoto, quem sabe essa história possa te inspirar a tirar aquela ideia de negócio do papel!


Aproveite também, para conferir outros episódios da nossa Série 15x15 Mulheres Empreendedoras. Acesse nosso canal no Youtube e inscreva-se.



O que é origami?

Origami é uma antiga arte japonesa de dobradura de papel que surgiu no século XVII. A técnica, sem recortes e ou colagens (na maioria das técnicas), é usada para criar desde figuras simples como barcos de papel até peças mais complexas, como animais, plantas, objetos e até mesmo pessoas.


Conheça alguns tipos de origami:


  • Tradicional: usa apenas uma folha de papel;

  • Modular: encaixe de várias peças, formando uma figura;

  • Kusudama: enfeite em forma de bola;

  • Block folding: encaixe de diversos triângulos, formando uma figura 3D;

  • Origami Tesselation: uma grade de linhas dobráveis que formam desenhos geométricos;

  • Wet Folding: é feito com papel molhado;

  • Crease Pattern ou CP: segue marcações feitas no papel para criar a peça final;

  • Kirigami: usado para criar peças com design arquitetônico;

  • Oribana: técnica usada para criar arranjos de flores de papel.


Em resumo, além de ser uma atividade divertida, e até mesmo uma forma de negócio como no caso que vimos anteriormente, o origami pode ter efeitos terapêuticos positivos no bem-estar mental e físico, tanto de adultos como em crianças. 


A arte de criar figuras de papel pode ser uma forma agradável de reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a coordenação motora e estímulo da criatividade. Além de ser um excelente passa tempo com familiares e amigos.



Sobre a Comunidade SEBRAE


Ficou interessada em conhecer mais histórias de sucesso?


Encontre uma variedade de conteúdos exclusivos, produzidos especialmente para auxiliar o empreendedor a conquistar resultados cada vez mais positivos, inscrevendo-se na Comunidade de Mulheres Empreendedoras


Compartilhe experiências com outros membros e fique por dentro dos cursos para empreendedores e tendências de mercado para o segmento de atuação do seu negócio.




Um abraço,

Acea / @acearatcheva





avatar ISABELLE CRISTINA LUCHO DE SOUZA
Isabelle Cristina Lucho De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1771 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?