Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Série 15x15 | Micheli Cerutti | Mulheres Empreendedoras

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Série 15x15 | Micheli Cerutti | Mulheres Empreendedoras
Criado em 12 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

No último episódio da Série 15x15 Mulheres Empreendedoras, tivemos a honra de conversar com Micheli Cerutti, empresária do setor de alimentos de Foz do Iguaçu e uma das concorrentes do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, uma das mais importantes premiações do Brasil.


A Pomare Empório foi fundada em 2002 como uma simples frutaria com temperos e especiarias. Com o tempo, Micheli foi aumentando o número de produtos seguindo as sugestões de clientes e funcionários, além de identificar as oportunidades de mercado, como a alta demanda por produtos para pessoas com restrições alimentares. Hoje já são milhares de itens disponíveis no empório.


"Hoje nós passamos de 10 mil itens na loja e foi essa construção entre equipe e clientes que fez essa construção, relembra.


Inicialmente, um dos principais desafios enfrentados pela empreendedora foi lidar com um baixo orçamento para investir no negócio, como por exemplo a contratação de funcionários. Por isso, no início, Micheli fazia de tudo na loja, desde a limpeza, compras na ceasa e atendimento ao público, até chegar à equipe que tem hoje, com cerca de 45 colaboradores.


Micheli reconhece todo o esforço de sua equipe e destaca a importância deles na construção de uma trajetória de sucesso.


O que me fez permanecer no mercado e estar aqui hoje, foi a necessidade de fazer dar certo e a equipe que eu construí ao longo destes anos, conta Micheli.


Atualmente, a Pomare Empório conta com uma produção própria de mais de mil alimentos, que também são vendidos em mercados e restaurantes da região, além da variedade de produtos naturais, suplementos fitoterápicos e linha gourmet com produtos importados, tudo para promover uma alimentação saudável.


A gente não vende só alimentos, a gente vende um estilo de vida, explica a empreendedora.


Além da alimentação, a empresa também incentiva e promove um estilo de vida mais saudável. A exemplo disso, apoia eventos esportivos da região das mais diversas modalidades.


Um dos projetos da Pomare é o "Kombi do Bem", que leva informações e conscientização sobre os benefícios de uma alimentação mais saudável. O veículo marca presença em vários eventos esportivos na região de Foz do Iguaçu.


Consumo de alimentos saudáveis no Brasil


Um estudo realizado pela Euromonitor International revelou que o Brasil é um dos países mais promissores para o crescimento do consumo de alimentos saudáveis. 


Segundo a pesquisa, o país apresentou um aumento de 11% no período pós-pandemia, movimentando em média US$ 35 bilhões e alcançando a quarta posição no ranking global dos países que mais vendem alimentos e bebidas saudáveis. 


Esse aumento no consumo de alimentos saudáveis está relacionado à preocupação crescente da população brasileira com a saúde e a busca por uma alimentação mais equilibrada e nutritiva. 


Além disso, os empreendedores que atuam nesse mercado têm a oportunidade de oferecer produtos inovadores e de qualidade para um público cada vez mais exigente e consciente.


Mercado de alimentação saudável não para de crescer


Ampliar o mercado de alimentos saudáveis é um ótimo negócio no Brasil, já que o consumo deste tipo de produto está em alta e as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, bem-estar e qualidade de vida.


Essa preocupação com a alimentação influencia diretamente no bom funcionamento do organismo e sistema imunológico, além da prevenção de doenças e outros benefícios.


Se você está pensando em empreender neste mercado, existem diversas oportunidades de negócio em expansão no país, como alimentação sem glúten, vegetariana, vegana, fitness e orgânica. 


A principal dica para ter sucesso neste ramo, é oferecer qualidade e variedade de produtos e ficar atento à composição dos itens que irá comercializar. Além disso, é fundamental estar em constante atualização sobre as tendências e necessidades do mercado. 


Com dedicação e planejamento, é possível ter sucesso em um negócio de alimentação saudável, assim como a Pomare Empório.



A Série 15x15 chegou ao fim! Esperamos que cada história contada tenha agregado para o seu desenvolvimento como empreendedora de sucesso! 


Confira todos os vídeos da nossa série 15x15 Mulheres Empreendedoras com as concorrentes do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.


Não deixe de se increver em nossa comunidade, para acompanhar os conteúdos que publicamos em nossos canais de conteúdo! 




Um abraço,


Acea / @acearatcheva



avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1712 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?