Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Série 15x15 | Melissa Sessak | Mulheres Empreendedoras

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Série 15x15 | Melissa Sessak | Mulheres Empreendedoras
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 30 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

No penúltimo episódio, da Série 15x15 Mulheres Empreendedoras, conversamos com a educadora digital Melissa Sessak, idealizadora e gestora do projeto Guiadas Para o Sucesso (GPS Plenamente), que oferece oportunidades de networking, divulgação de produtos e serviços para empresárias. 


Formada em direito com especialização em marketing digital, a empreendedora é uma das concorrentes do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, um dos reconhecimentos mais importantes do país.


DNA de empreendedor


Melissa nasceu em uma família de empreendedores e aos 13 anos, teve sua primeira ideia de negócio. Ela iniciou uma produção artesanal de semijoias em Apucarana, sua cidade natal e, não demorou muito para que ela conseguisse comercializar o produto em uma loja local.


Mas foi anos depois, durante a pandemia, que ela identificou a necessidade de oferecer o serviço de educação digital para ajudar outras empreendedoras a manter seus negócios em funcionamento. 


Com a necessidade de investir no meio digital para tentar manter seus negócios, muitos empreendedores tiveram que investir na presença digital de suas marcas, porém a maioria deles não tinham o conhecimento básico necessário para isso.


Foi então que Melissa passou a criar conteúdos para mulheres empreendedoras, oferecendo o serviço de social media, com dicas essenciais tanto para gerir suas redes sociais, quanto para saber como contratar este serviço de outro profissional.



Projeto GPS Plenamente


O projeto GPS Plenamente nasceu da iniciativa de Melissa, uma rede de mulheres empreendedoras de diversos segmentos que desejam crescer juntas, pessoal e profissionalmente. O projeto é baseado em cinco pilares: saúde inabalada; prosperidade financeira; inteligência emocional, relacionamentos poderosos e espiritualidade.


O grupo tem alavancado os negócios de diversas empreendedoras da região de Londrina, promovendo oportunidades de networking, divulgação de produtos e serviços e educação digital. O projeto tem se destacado por ajudar mulheres empreendedoras a crescerem em seus negócios e no desenvolvimento pessoal.


Melissa Sessak é uma empreendedora de sucesso que, com seu projeto GPS Plenamente, tem ajudado outras mulheres a crescerem em seus negócios e a terem sucesso em suas carreiras.


Empreendedorismo feminino no Brasil

O Brasil é o sétimo país do mundo com maior número de mulheres empreendedoras, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2019, em parceria com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM).


Este mesmo estudo revelou que as mulheres que investem no próprio negócio, estudam 16% a mais do que os homens e, mesmo assim, possuem um rendimento mensal cerca de 22% menor, se comparado a eles.


Um outro dado levantado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), mostrou que no quarto trimestre de 2021, haviam cerca de 10,1 milhões de empreendimentos comandados por mulheres no Brasil, cerca de 34% dos negócios do país.


Um dos principais fatores que levam as mulheres a empreender, é a busca por independência financeira. Outro ponto importante que vale destacar foi o aumento significativo que o empreendedorismo feminino registrou durante a pandemia.


No entanto, as mulheres também foram bastante afetadas pelo desemprego e pela falta de renda durante este período, o que levou cerca de 26% das brasileiras a encontrar no empreendedorismo uma forma de se reinventar e garantir o sustento de suas famílias, segundo a Rede Mulher Empreendedora (RME).


Estes dados só reforçam a importância de iniciativas como a de Melissa, para que cada vez mais mulheres alcancem resultados grandiosos na gestão de suas empresas.


E você empreendedora também pode encontrar soluções, inspirações, dicas e tendências para o seu negócio aqui na Comunidade Mulheres Empreendedoras do SEBRAE, com conteúdos exclusivos que vão te auxiliar na busca pelo sucesso.


Ficou inspirada com a história de sucesso da Melissa? Confira os próximos vídeos da nossa série 15x15 Mulheres Empreendedoras com as concorrentes do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.


Não deixe de se increver em nossa comunidade, para acompanhar os próximos episódios dessa série de mulheres inspiradoras! 



Um abraço,


Acea / @acearatcheva


avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1720 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?