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SEO para MEIs: Como aumentar a visibilidade do seu negócio na web

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SEO para MEIs: Como aumentar a visibilidade do seu negócio na web
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Criado em 12 ABR. 2024
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Para microempreendedores individuais (MEIs), aumentar a visibilidade do negócio na web é crucial para atrair mais clientes e expandir a marca. Por esta razão, colocar em prática algumas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) pode trazer diferentes resultados.


Um dos grandes desafios de todos os tipos de empreendedores e trazer visibilidade para o seu negócio, não é mesmo? Por isso, falaremos um pouco sobre a importância de aplicar técnicas de SEO para MEIs. 


Atualmente, o Brasil tem mais de 13 milhões de MEIs, o que representa quase 70% das empresas abertas no país, segundo dados de uma pesquisa feita pelo IBGE. Mas apenas abrir um negócio não é a garantia de que tudo vai dar certo. 


Se você quer saber mais detalhes, principalmente sobre SEO para MEIs, fique ligado neste texto que falaremos sobre como aumentar a visibilidade do seu negócio na web. 


Conheça algumas estratégias de SEO para MEIs


Qual é a primeira coisa que você faz quando precisa procurar algo na internet? É ir aos principais sites de busca, não é mesmo? Então, é essencial se preocupar em como as pessoas irão achar o seu negócio na web. 


É aí que entra o SEO (Search Engine Optimization), que será o grande responsável por melhorar a classificação do seu site nos resultados dos mecanismos de busca. Ou seja, mais pessoas verão a sua plataforma quando pesquisarem por palavras-chave relacionadas ao seu negócio e, consequentemente, aumentará a visibilidade da sua empresa na internet.


Para te ajudar, mostraremos algumas estratégias de SEO para MEIs. Anote tudo e, depois, coloque em prática. 


1. A sua plataforma precisa ser responsiva e otimizada para SEO


A primeira coisa que você deve ter certeza é de que o site é responsivo. Afinal de contas, a maioria dos acessos acontece via smartphone. Então, se o seu site não se adapta a diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e desktops, você precisa arrumar este ponto.


Depois disso, faça a otimização de conteúdo para cada página do seu site com palavras-chave relevantes para o seu negócio online. Utilize as palavras-chave de forma natural como, por exemplo, em títulos, meta descrições, texto do corpo e tags de imagem.


2. Faça o cadastro do seu MEI no "Google Meu Negócio"


Mais uma forma de aumentar a visibilidade do seu negócio na web é realizando o cadastro da empresa no Google Meu Negócio. Desta forma, todas as pessoas que buscarem por aquilo que você vende, por exemplo, a sua plataforma aparecerá como sugestão para o usuário. 


Preencha todas as informações solicitadas, incluindo horário de funcionamento, site, endereço e número de telefone.


3. Produza conteúdos no segmento do seu negócio


A criação de um blog na sua plataforma pode ser uma ótima forma de SEO para MEIs. Claro que a publicação deve ter regularidade e o conteúdo deve ter relevância para seu público-alvo. Isso não apenas atrai tráfego orgânico, mas também estabelece sua autoridade no assunto.


Os conteúdos podem ser de vários formatos como: artigos, vídeos, infográficos e tutoriais, dentre outros. O que mais importa é atrair os consumidores para o seu site. Além disso, não esqueça de utilizar as redes sociais para trazer ainda mais engajamento para estes conteúdos. 


4. Solicite a opinião dos seus clientes


Incentive seus clientes satisfeitos a deixarem avaliações positivas sobre o seu negócio em plataformas sobre o assunto como, por exemplo, Google, Facebook e Yelp. Avaliações positivas podem melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa.


Mais um ponto importante é que você deve, se possível, responder a todas as avaliações, sejam elas positivas ou negativas, de maneira educada e profissional. Além disso, se você está começando um negócio próprio, envolva o seu público-alvo desde o começo.


Por exemplo, se você vai revender semijoias, faça uma enquete solicitando sugestões de nomes para loja de semijoias. É importante atrair seu público desde o início, fazendo-o se sentir parte da sua empresa.


5. Fique de olho nos resultados


Utilize ferramentas de análise, como Google Analytics e Search Console, para fazer o monitoramento do desempenho do seu site e, desta forma, conseguir identificar áreas que precisam de melhoria. Ajuste suas estratégias com base nos dados obtidos para maximizar o impacto do seu SEO. 


Não se esqueça de que o trabalho de SEO para MEIs é um processo contínuo e pode levar tempo para você ver resultados significativos. Porém, seja consistente em suas estratégias e esteja aberto a ajustes se for necessário, visando melhorar a visibilidade do seu negócio na web.


Até logo!

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Luana Biral Da Silva
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