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SEO e SEM: Quais as diferenças? Entenda essas estratégias!

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SEO e SEM: Quais as diferenças? Entenda essas estratégias!
Criado em 20 SET. 2022
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Estratégias para impulsionar o seu negócio: SEO e SEM



É fato que muitas empresas não podem encontrar muitas dificuldades para sobreviver em um mercado tão competitivo quanto o atual e isso, muitas vezes, pode estar ligado ao fato de não investirem tanto em estratégias de marketing digital.


Atualmente, no mundo digital, é fundamental que as empresas invistam em algumas práticas para alavancar o negócio, por exemplo, as de SEO e SEM. Mas, o que são essas técnicas?


SEO (Search Engine Optimization) é uma otimização dos mecanismos de busca, que consiste em um conjunto de técnicas para alcançar um melhor posicionamento e ranqueamento nas páginas do Google, através do tráfego orgânico. Por outro lado, o SEM (Search Engine Marketing) também consiste em práticas para poder posicionar melhor o site, porém, pode ser feita de forma orgânica ou paga. 


Então, neste post, mostraremos melhor o que são essas duas estratégias e quais as características de cada uma!


O que é SEO?


Como dito anteriormente, SEO é um conjunto de técnicas utilizadas que melhoram o posicionamento de seu site nas páginas de resultados de pesquisa do Google. Então, antes que possamos prosseguir com mais detalhes sobre essas práticas, é preciso entender melhor como funciona o processo de ranqueamento das páginas.



Milhares de usuários fazem pesquisas no Google todos os dias. Dúvidas do dia-a-dia, sobre trabalho, estudos, etc. Eles querem as respostas para essas perguntas.

Sendo assim, o Google, em cada uma dessas buscas, visa organizar as páginas web de acordo com aqueles que possuem a melhor resposta para o que usuário está procurando.


O primeiro resultado (ou primeira SERP - Search Engine Results Page) mostrado no Google ao que foi relacionado na pesquisa recebe dez vezes mais cliques do que aquela que está posicionada na décima colocação na página. Além disso, as probabilidades dos usuários clicarem em algum dos resultados da segunda página da pesquisa são bem baixas. Essa é a importância de estar bem posicionado nas pesquisas.


Portanto, com algumas dicas de SEO, é possível melhorar o ranqueamento do seu site, por exemplo, criando conteúdos de qualidade que sejam relevantes para os usuários. Assim, o Google entende que àquela é a melhor resposta e ranqueia para quem realizou a pesquisa. A expectativa é que, a partir da pesquisa, o usuário clique num link para sanar suas dúvidas.


O que é SEM?


Mais uma estratégia de marketing digital que visa mostrar suas páginas para os usuários que estão realizando suas buscas, o SEM consiste em alguns métodos de como otimizar a página e ranqueá-las nos buscadores. Essas estratégias, porém, são pagas e consiste dar maior visibilidade nos mecanismos de busca, o chamado PPC (Pay-Per-Click).



Diferentemente do SEO, que trabalha para de estratégias orgânicas, o SEM busca utilizar plataformas como Google ADS e Bing ADS, usando formatos de anúncio disponíveis para alcançar um maior público-alvo. E por se tratar de uma tática, isso envolve desde a configuração de otimização de anúncios até a gestão de conta, visando um maior aumento de conversão. 


Mas você deve se perguntar: a diferença está que um é pago e outro não? A diferença entre SEO e SEM varia muito e abaixo mostraremos com mais detalhes.


Qual a diferença entre SEO e SEM?


Os dois podem parecer semelhantes, mas possuem suas diferenças. Começando pelo nome, onde um é focado na otimização enquanto o outro no marketing em geral.

  


Saber diferenciar o SEO e SEM é simples e a Comunidade Sebrae te mostra os detalhes.  


Diferença nas SERPs


Você já viu algumas SERPs com uma pequena palavra acima anúncio? Esse é o primeiro ponto a se atentar na hora da diferenciação. O SEO é focado no acesso orgânico, ou seja, sem propagandas. Nos anúncios, é possível personalizar algumas informações com extensões disponíveis, como frases para destacar, números de telefone e outras informações que o pagante planeja colocar. 


Por outro lado, os resultados orgânicos podem aparecer no rich snippets, os quais são aqueles pequenos trechos que aparecem na primeira posição do Google quando o usuário faz a pesquisa.


Possibilidade de compra na taxa de cliques e impressão


Para o SEM, o anunciante paga ao Google por cada clique que um usuário faz em um anúncio ou a cada quinhentas impressões (quantidade de vezes que um resultado aparece para um usuário). Em contrapartida, o SEO visa aumentar essa taxa com estratégias bem definidas e de forma totalmente orgânica.


Tempo de resultado 


Por ter uma condição paga, com o SEM você pode conseguir uma taxa de cliques, assim que seu anúncio é posto no ar. Ou seja, eles aparecem imediatamente nas primeiras pesquisas, caso sejam aprovados pelo Google. 


Nas estratégias de SEO, os resultados são a longo prazo, porém, com a vantagem de construir uma autoridade duradoura para o site. Por isso, pode ser que leve mais tempo para que as páginas do site alcancem as primeiras posições nas pesquisas.


Visibilidade e resultados acumulativos


Os pontos positivos são os resultados que essas estratégias geram ao longo do tempo. Com práticas constantes e bem trabalhadas, o SEO pode garantir um retorno favorável com resultados que podem ser duradouros


Com o SEM, as estratégias vão em um caminho diferentes, uma vez que assim que os anúncios são interrompidos, a sua visibilidade acaba e seu site não aparecerá mais entre os primeiros resultados de uma busca.


Projetos fáceis de ajustar e testar

 

A publicidade paga, que envolve mais o SEM, pode exigir testes. Nesse caso, o texto precisará ser revisado e oferece a possibilidade de ser alterado para encontrar novos públicos. Um ponto positivo nesse aspecto é que tudo pode ser feito rapidamente, assim como as alterações e a coleta de dados. 


Já quando falamos de SEO, não é possível realizar esses testes, já que eles não ficam disponíveis. Ao fazer uma atualização em uma página de um site, disponibilizando um novo conteúdo ou uma nova SERP, pode acontecer uma queda ou uma melhora na posição nos resultados do Google, mas essas mudanças devem ser monitoradas mês a mês.


Qual das duas técnicas utilizar?


Provavelmente, você está esperando uma resposta super elaborada para essa pergunta, mas o que podemos afirmar é que ambas podem ser utilizadas ao mesmo tempo e a escolha dos seus investimentos depende dos objetivos da sua empresa.



Por exemplo, se você deseja fazer uma campanha para alavancagem de vendas de um produto ou um serviço de forma rápida, apostar em um tráfego pago pode ser bem útil. No entanto, se deseja construir uma autoridade na web a longo prazo, as boas práticas de SEO são as mais recomendadas


Se você já tem um bom tráfego orgânico, pode fazer o uso de algumas campanhas pagas apenas para complementar suas estratégias e dando uma maior visibilidade. 


O que pode ser feito é uma combinação entre SEO e SEM. Se utilizados juntos e corretamente, a visibilidade da sua empresa pode aumentar. Na verdade, saber colocar o seu site no Google já é um passo importante, mas com a aplicação dessas técnicas, tudo pode favorecê-lo. Assim, isso pode gerar mais oportunidades para que novos consumidores e clientes vejam seu site e feche negócios. 


Muitas pessoas podem entender que o SEO e SEM são estratégias totalmente diferentes ou que não podem ser usadas juntas. O que se deve entender é que uma complementa a outra. Como dissemos anteriormente, depende muito das intenções que do seu negócio. 


Continue acessando nosso blog para mais informações e nos vemos no próximo post!

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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