Venda é confiança porque ninguém compra de alguém que não confia, mas hoje também vivemos um novo momento, que já fez sentido lá atrás: criar um relacionamento com esse cliente!
Um modelo que havia se perdido nessa sociedade de consumo desenfreado, que com a busca de alcançar cada vez mais clientes novos entrou numa onda de venda e produção que não conseguia mais atender de forma pessoal ou Personalizada esses clientes, perdendo uma parte importante na fidelização desse cliente, o relacionamento.
Relacionamento também é troca e confiança, só que ele gera mais resultados do que a venda pela venda apenas como uma troca de dinheiro por um produto ou serviço. Nesse momento entra a nossa pauta principal nesses novos tempos: as redes sociais são nossas aliadas na construção desse relacionamento, potencializando nossas vendas sem abrir mão de continuar vendendo num volume maior.
As redes nos abriram portas diretas para fazer parte da vida do cliente, e devemos saber usar isso de forma saudável para manter e escalar nosso negócio, mas também para melhorar a vida de quem compra da gente, ou de quem consome nosso conteúdo e vira inclusive fã e propagador da nossa visão de mundo.
As melhores indicações que já tive vieram justamente de pessoas que ainda não haviam comprado na minha loja!
Mulheres de outras cidades e estados, marcando amigas em publicações da Casa da Preta. Falando sobre nossas peças, mas sempre frisando pontos da minha vida pessoal que eu compartilhava no perfil da loja.
Hoje quantas mulheres que vão até a loja perguntam por meu filho? Comentam sobre alguma viagem que fiz ou algum restaurante que indiquei? Acontece diariamente!
Isso nos posiciona num lugar afetivo na mente do cliente, e enquanto muitas empresas brigam por preço, por exclusividade de peças, nós que sabemos usar as redes e influenciar positivamente não entramos nessa disputa, porque não existe concorrência quando há um vínculo emocional, afinal, 95% das nossas decisões de compra são inconscientes*.
Nossas emoções e sensações comandam nossos hábitos de consumo, sabendo disso podemos investir nessa conexão com nosso clientes através de três pilares usando as redes sociais:
Ser o principal influenciador do meu negócio mudou a minha vida e me posicionou na mente das minhas clientes num lugar sem concorrência.
Te desejo coragem para assumir esse papel! É desafiador, mas os frutos são incríveis!
Se o seu negócio depende mais da imagem de uma outra pessoa para vender, você não tem esse negócio!
*segundo estudo realizado pela Universidade de Havard