Com crescente risco de ataques de ransomware e vazamento de dados, ter alguma cobertura contra hackers é uma forma de mitigar possíveis prejuízos financeiros Comprar e vender sem risco é um desejo tanto de consumidores como de vendedores. O e-commerce, modalidade de vendas online que movimenta cifras bilionárias ano após ano, é uma vítima frequente de fraudes, devido ao seu grande apelo com o público comprador, o que afasta alguns possíveis clientes, por conta do medo de terem seus dados roubados, por exemplo. Relatório da empresa Equifax BoaVista demonstrou que, apenas nos meses de julho e agosto de 2024, houve um aumento de 66% nas tentativas de fraude no e-commerce. Em 2023, foram 3,7 milhões tentativas de fraude, cujo valor somado chegou a R$ 3,5 bilhões. O estudo, chamado de Mapa da Fraude 2023, foi elaborado pela empresa ClearSale. O seguro para e-commerce existe Uma das maneiras modernas que as empresas têm para se protegerem pode ser a contratação de um seguro. Ainda que comumente associado à proteção de lojas físicas, o seguro para lojas online também existe e tem sido cada vez mais difundido. Contudo, ainda não são muitas as seguradoras que oferecem o produto ou que possuem pacotes de acordo com a necessidade. Portanto, cabe ao empresário pesquisar e buscar aquele seguro mais afeito às suas necessidades. Entre os serviços que têm sido oferecidos pelas seguradoras, estão as coberturas contra fraudes, quebras de estoque e até mesmo problemas com logística. O seguro contra o mau uso e vazamento de dados também existe, e é conhecido como seguro cyber. O que é o cyber insurance? O seguro cyber, ou cyber insurance, é um tipo de seguro que cobre os danos causados por ataques cibernéticos, tais como roubo ou perda de dados eletrônicos. Os tipos de danos podem variar, mas seus efeitos comumente envolvem algum custo de restauração de dados sigilosos de clientes e reparação de estragos em sistemas informatizados. Com a devida cobertura, diminui-se o tempo de inatividade, devido aos ataques sofridos, e também recupera-se com mais celeridade a própria reputação da empresa. Além disso, o impacto financeiro é sentido com menos rigor. Não raro, ataques cibernéticos podem até mesmo levar ao fim de uma empresa que não esteja devidamente protegida. Seguro contra danos de produtos de revenda é fundamental Outro tipo de seguro importante para quem revende produtos é o seguro de responsabilidade civil de produtos. Ele é uma cobertura contra problemas ou acidentes por conta de defeito de fabricação, falha ou mau uso de algum produto, envenenamento, intoxicação ou doença, devido a efeitos colaterais do produto, e até perda de produção de terceiros, devido a efeitos negativos do produto, como presença de impurezas, por exemplo. Maneiras de se proteger para além do seguro Além dos seguros, é importante que o site também se proteja de outras maneiras. Nunca utilizar softwares falsos que comprometam o funcionamento das operações; fazer sempre as atualizações necessárias em softwares e antivírus; ter um certificado SSL que garanta a criptografia de dados pessoais e pagamentos; e ter meios de pagamento seguros disponíveis. A qualidade do site e sua clareza nas informações também são questões fundamentais para passar segurança e confiabilidade para o cliente. O site deve estar afeito a seu público-alvo: sites para imobiliárias, por exemplo, devem ter um certo padrão esperado, com fotos nítidas e bem explicativas, e até mesmo com análise de crédito virtual.