Hoje, 83% das empresas brasileiras estão ativamente investindo em segurança cibernética. O dado, que é muito expressivo, vem da pesquisa Global Digital Trust Insights 2022, e evidencia o avanço do e-commerce nacional. Durante o período de pandemia, a digitalização dos meios de comércio foi subitamente acelerada. Segundo estudo divulgado pela Cupom Válido em 2022, o Brasil lidera o ranking mundial no crescimento do e-commerce, tendo uma alta estimada de 20,7% ao ano entre 2022 e 2025. Esse crescimento, no entanto, foi acompanhado de percalços e possíveis falhas de planejamento por parte de muitos novos donos de lojas online. No Brasil, diferentemente de outros países, o seguro cibernético não é obrigatório para a realização das operações. Apesar de esse fato facilitar o estabelecimento, ele pode também gerar problemas futuros nas operações. O papel do seguro no e-commerce Em 2022, o Brasil foi vítima de aproximadamente 103 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, número que representa um aumento de 16%, se comparado ao ano anterior. Esse aumento constante, que acompanha o aumento do e-commerce, pode representar perigo para os donos de lojas online. Todo e-commerce, seja loja própria ou marketplace, adquire, opera e armazena informações dos seus clientes. O seguro cibernético tem o papel fundamental de garantir a cobertura por vazamento de dados, que pode ocorrer no caso de ataques hacker bem-sucedidos. Além disso, a parceria com seguradoras ainda pode contribuir com o crescimento do negócio. No caso de, por exemplo, a venda de eletrodomésticos, o seguro opcional pode ser um grande diferencial para o cliente. Os seguros cibernéticos, ou seguros cyber, normalmente oferecem coberturas para: investigação forense, notificação e monitoramento, interrupção de redes, restauração de dados eletrônicos, sanções administrativas e outros. Os seguros também cobrem danos a terceiros e toda a parte de responsabilidade civil. Na era digital, é necessário saber o que vender para ganhar dinheiro, como vender e como garantir a sua segurança e a dos seus clientes. O e-commerce cresce um pouco mais todo dia. É necessário garantir uma indústria saudável e benéfica para todos. Para as empresas que contam com seguro, torna-se mais fácil garantir o investimento e o aprofundamento na questão, estabelecendo, por exemplo, políticas internas guiadas pela LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que norteia as ações das empresas de maior responsabilidade e excelência.