Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Seguros cibernéticos podem contribuir com o crescimento do e-commerce

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Seguros cibernéticos podem contribuir com o crescimento do e-commerce
Criado em 29 MAR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje, 83% das empresas brasileiras estão ativamente investindo em segurança cibernética. O dado, que é muito expressivo, vem da pesquisa Global Digital Trust Insights 2022, e evidencia o avanço do e-commerce nacional. 


Durante o período de pandemia, a digitalização dos meios de comércio foi subitamente acelerada. Segundo estudo divulgado pela Cupom Válido em 2022, o Brasil lidera o ranking mundial no crescimento do e-commerce, tendo uma alta estimada de 20,7% ao ano entre 2022 e 2025.


Esse crescimento, no entanto, foi acompanhado de percalços e possíveis falhas de planejamento por parte de muitos novos donos de lojas online. No Brasil, diferentemente de outros países, o seguro cibernético não é obrigatório para a realização das operações. Apesar de esse fato facilitar o estabelecimento, ele pode também gerar problemas futuros nas operações.


O papel do seguro no e-commerce

Em 2022, o Brasil foi vítima de aproximadamente 103 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, número que representa um aumento de 16%, se comparado ao ano anterior. Esse aumento constante, que acompanha o aumento do e-commerce, pode representar perigo para os donos de lojas online. 


Todo e-commerce, seja loja própria ou marketplace, adquire, opera e armazena informações dos seus clientes. O seguro cibernético tem o papel fundamental de garantir a cobertura por vazamento de dados, que pode ocorrer no caso de ataques hacker bem-sucedidos. 


Além disso, a parceria com seguradoras ainda pode contribuir com o crescimento do negócio. No caso de, por exemplo, a venda de eletrodomésticos, o seguro opcional pode ser um grande diferencial para o cliente. 


Os seguros cibernéticos, ou seguros cyber, normalmente oferecem coberturas para: investigação forense, notificação e monitoramento, interrupção de redes, restauração de dados eletrônicos, sanções administrativas e outros. Os seguros também cobrem danos a terceiros e toda a parte de responsabilidade civil. 


Na era digital, é necessário saber o que vender para ganhar dinheiro, como vender e como garantir a sua segurança e a dos seus clientes. O e-commerce cresce um pouco mais todo dia. É necessário garantir uma indústria saudável e benéfica para todos.


Para as empresas que contam com seguro, torna-se mais fácil garantir o investimento e o aprofundamento na questão, estabelecendo, por exemplo, políticas internas guiadas pela LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que norteia as ações das empresas de maior responsabilidade e excelência.


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 1010 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?