Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Sebrae em Dados - Vidraçaria

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Sebrae em Dados - Vidraçaria
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 14 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje no Sebrae em Dados vamos falar sobre as vidraçarias.


Não se sabe o ano exato em que o vidro foi descoberto, mas objetos do mesmo material foram encontrados nas necrópoles egípcias. por isso, imagina-se que o vidro já era conhecido há pelo menos 4.000 anos antes da Era Cristã, e que fora descoberto de forma casual por navegadores fenícios, que ancorados em uma praia da costa da Síria, improvisaram uma fogueira utilizando blocos de salitre e soda e, algum tempo depois, notaram que do fogo escorria uma substância brilhante que se solidificava imediatamente. Ali nascia o vidro.


No Brasil a história da indústria do vidro iniciou-se com as invasões holandesas no período entre 1624 e 1635, em Olinda e Recife (PE), onde a primeira oficina de vidro foi montada, e fabricava vidros para janelas, copos e frascos.


Até o século XX, a produção de vidro era essencialmente sendo as peças produzidas uma a uma. Foi a partir do início do século XX que a indústria do vidro se desenvolveu com a introdução de fornos contínuos a recuperação de calor e equipados com máquinas semi ou totalmente automáticas para produções em massa.


A atividade é representada pelo CNAE 4743-1/00. Comércio varejista de vidros, e atualmente são 117.987 empresas ativas, sendo 2.870 filiais.


 Fonte: Sebrae

O período de pandemia teve na construção civil um dos seus pilares econômicos. Apesar de ter sido afetado na produção, a demanda de obras não parou e todos os ramos derivados se beneficiaram, desde a construção em si até o acabamento.


Em 2020 foram abertas 11.721 vidraçarias no país, e em 2021, 13.650, o maior número de aberturas de empresas do setor dos últimos 10 anos. A taxa de tendência do setor é de 20,20%. 


O sistema home-office elevou o número de reformas, os lares precisavam se adaptar para essa nova realidade, com divisórias, espelhos, fechamentos de sacadas e outras instalações que bloqueiam som e isolam ambientes.


Em 2021 houve uma situação momentânea de escassez de vidros, alumínios, ferragens e acessórios, que gerou 4,5% de queda na produção, em relação a 2020, o que fez o preço desses itens aumentar pela Lei da Oferta e da Demanda.

Algumas distribuidoras já repassaram com aumento em média de 28% a 35%. Apesar disso o faturamento das empresas cresceu 21,5%.


O encerramento de empresas nesse período foi de 21,82%. Em 2021 foram fechadas 4.623 vidraçarias. Os Microempreendedores individuais (MEI) foram os mais afetados, representam 31,86% dos encerramentos.


 

Fonte: Sebrae


Empresas por porte

Fonte: Sebrae

  • ME 52%
  • MEI 39%
  • EPP 6%
  • MGE 1%
  • SIMPLES NACIONAL 75%
  • INAPTAS 25% (Possuem alguma pendência junto a receita federal)


Natureza jurídica por porte

Fonte: Sebrae


Maturidade das empresas

A idade média das vidraçarias no Brasil é de 09 anos.


 Fonte: Sebrae

O setor vidraceiro é consolidado em todo país. A maturidade é de 70,25%, ou seja, em todos os estados 50% ou mais das empresas possuem acima de 3,5 anos. A média é de 02 sócios e, 1.781 habitantes por empresa.



Tempo de abertura de empresa



Fonte: Sebrae


EMPREGOS

As micro e pequenas empresas (ME e EPP) foram as que mais contrataram em 2021. O saldo total de empregos foi de 4.429 vagas, sendo 4.248 geradas por MPE, e 181 por média e grande empresas.


Contratações: 

  • 78,57% - Homens
  • 21,43% - Mulheres
  • 0,32% - Trabalhadores portadores de deficiência física
  • 0,21% - Trabalhadores em tempo parcial
  • 0,32 Trabalhadores intermitentes

Meses com maior número de contratações em 2021: 

  • Janeiro 623 vagas
  • Fevereiro 840 vagas
  • Maio 492 vagas

No mês de abril houve o menor número de contratações do ano, 242 vagas.

Alguns dados sobre o setor, segundo a ABRAVIDRO (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos)

  • O vidro temperado segue absoluto na liderança, 59% perto dos 2/3 de todo o vidro processado nacional.
  • O vidro laminado cresceu 11,6% e foi o destaque de vendas em 2021.
  • Espelhos tiveram queda de 16,2%, são 2,7 milhões de m² a menos que em 2020.
  • Tanto o vidro temperado quanto o laminado estão custando mais. A explicação é o custo cada vez maior para a fabricação do vidro.
  • Em 2021 foram processados 161,2 m² por funcionário ao mês no país.

 Crescente consumo de vidro no Brasil mostra que o consumidor procura por bem-estar, designer e conforto. E tornou-se um elemento indispensável para compor esses projetos de forma harmônica e com uma infinidade de variações estéticas. 

A alta demanda além de criar um parque de oportunidades, torna o mercado muito mais competitivo. Isto faz com que as vidraçarias tenham que se profissionalizar para poder enfrentar a concorrência e ofertar ao seu público produtos e serviços com maior valor agregado.


Estratégias comerciais e promocionais para sua vidraçaria vender mais:


Divulgação e visibilidade

Divulgue sua empresa e serviços o máximo que puder utilizando canais diversos para ampliar as chances de atingir esse público.  A divulgação pode ser off-line, com o boca a boca, cartões de visita, panfletos, parcerias com arquitetos, construtores e condomínios, ou através da internet hoje uma das ferramentas mais eficientes.

Ofertas e vantagens

Crie uma sensação de necessidade de aquisição do seu produto. O cliente precisa ter a ideia de que seu serviço é uma oportunidade, e ofertas são uma ótima forma para chamar atenção para os benefícios de seu serviço.

Mas, atenção: não crie falsas promoções. Se a intenção das promoções é destacar o quão vantajoso pode ser o seu negócio, uma falsa vantagem gera justamente o efeito oposto, podendo abalar a confiança na sua vidraçaria.

Agilidade no atendimento

Ao receber o contato de um possível cliente, especialmente pedidos de orçamentos, seja o mais rápido possível no retorno. Seja organizado, os clientes percebem quando um prestador de serviços é organizado ou não.

Clareza e honestidade

Ganhe a confiança de seu cliente: isso pode agregar muito valor à imagem da vidraçaria. Seja claro também.

O cliente não é especialista em vidro, mas você deve ser. Demonstrar conhecimento e saber explicar os porquês de cada escolha é fundamental.

Seja o mais específico possível no orçamento, colocando em conta todos os materiais que serão utilizados.

Cumpra prazos

Se é importante ter clareza e honestidade na divulgação e na elaboração de orçamentos, é fundamental também cumprir o que é prometido, como os prazos. O prazo da entrega da obra começa a contar a partir do momento em que você fechou o contrato com o cliente.

Imagem vende

Tenha sempre à mão um mostruário dos seus produtos para que o cliente tenha opções que se encaixem na sua preferência. Além disso, tenha sempre que possível registros de obras semelhantes que possam ilustrar os desejos de seu cliente e afirmar a qualidade do seu serviço.

Sua imagem também importa. Seja profissional, invista em uniformes para sua equipe, tenha ferramentas adequadas e aplique procedimentos que passem credibilidade e confiança. 

Pós-venda eficiente

Sempre dê garantia dos serviços e esteja preparado para atender eventuais emergências.

Um serviço que deixou boa impressão pode abrir diversas portas e gerar uma divulgação orgânica para sua vidraçaria, o famoso boca a boca. Por isso, é importante prestar um bom atendimento e estar em constante contato para que não se esqueçam de você e de sua empresa.


Pretende abrir uma vidraçaria, não sabe por onde começar?


Acesse o guia Sebrae:

Como montar uma vidraçaria


Gostou do texto? Está pensando em empreender?

Participe da comunidade e fique por dentro de todos os dados.

Sugira a atividade para podermos ajudá-lo!

Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.


Fonte: Sebrae / Abravidro / Ideaglass / Vidro impresso

 

(see http://g.co/ng/security#xss)

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5313 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza