Hoje no Sebrae em Dados vamos falar sobre as vidraçarias.
Não se sabe o ano exato em que o vidro foi descoberto, mas objetos do mesmo material foram encontrados nas necrópoles egípcias. por isso, imagina-se que o vidro já era conhecido há pelo menos 4.000 anos antes da Era Cristã, e que fora descoberto de forma casual por navegadores fenícios, que ancorados em uma praia da costa da Síria, improvisaram uma fogueira utilizando blocos de salitre e soda e, algum tempo depois, notaram que do fogo escorria uma substância brilhante que se solidificava imediatamente. Ali nascia o vidro.
No Brasil a história da indústria do vidro iniciou-se com as invasões holandesas no período entre 1624 e 1635, em Olinda e Recife (PE), onde a primeira oficina de vidro foi montada, e fabricava vidros para janelas, copos e frascos.
Até o século XX, a produção de vidro era essencialmente sendo as peças produzidas uma a uma. Foi a partir do início do século XX que a indústria do vidro se desenvolveu com a introdução de fornos contínuos a recuperação de calor e equipados com máquinas semi ou totalmente automáticas para produções em massa.
A atividade é representada pelo CNAE 4743-1/00. Comércio varejista de vidros, e atualmente são 117.987 empresas ativas, sendo 2.870 filiais.
Fonte: Sebrae
O período de pandemia teve na construção civil um dos seus pilares econômicos. Apesar de ter sido afetado na produção, a demanda de obras não parou e todos os ramos derivados se beneficiaram, desde a construção em si até o acabamento.
Em 2020 foram abertas 11.721 vidraçarias no país, e em 2021, 13.650, o maior número de aberturas de empresas do setor dos últimos 10 anos. A taxa de tendência do setor é de 20,20%.
O sistema home-office elevou o número de reformas, os lares precisavam se adaptar para essa nova realidade, com divisórias, espelhos, fechamentos de sacadas e outras instalações que bloqueiam som e isolam ambientes.
Em 2021 houve uma situação momentânea de escassez de vidros, alumínios, ferragens e acessórios, que gerou 4,5% de queda na produção, em relação a 2020, o que fez o preço desses itens aumentar pela Lei da Oferta e da Demanda.
Algumas distribuidoras já repassaram com aumento em média de 28% a 35%. Apesar disso o faturamento das empresas cresceu 21,5%.
O encerramento de empresas nesse período foi de 21,82%. Em 2021 foram fechadas 4.623 vidraçarias. Os Microempreendedores individuais (MEI) foram os mais afetados, representam 31,86% dos encerramentos.
Fonte: Sebrae
Empresas por porte
Fonte: Sebrae
Natureza jurídica por porte
Fonte: Sebrae
Maturidade das empresas
A idade média das vidraçarias no Brasil é de 09 anos.
Fonte: Sebrae
O setor vidraceiro é consolidado em todo país. A maturidade é de 70,25%, ou seja, em todos os estados 50% ou mais das empresas possuem acima de 3,5 anos. A média é de 02 sócios e, 1.781 habitantes por empresa.
Tempo de abertura de empresa
Fonte: Sebrae
EMPREGOS
As micro e pequenas empresas (ME e EPP) foram as que mais contrataram em 2021. O saldo total de empregos foi de 4.429 vagas, sendo 4.248 geradas por MPE, e 181 por média e grande empresas.
Contratações:
Meses com maior número de contratações em 2021:
No mês de abril houve o menor número de contratações do ano, 242 vagas.
Alguns dados sobre o setor, segundo a ABRAVIDRO (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos)
Crescente consumo de vidro no Brasil mostra que o consumidor procura por bem-estar, designer e conforto. E tornou-se um elemento indispensável para compor esses projetos de forma harmônica e com uma infinidade de variações estéticas.
A alta demanda além de criar um parque de oportunidades, torna o mercado muito mais competitivo. Isto faz com que as vidraçarias tenham que se profissionalizar para poder enfrentar a concorrência e ofertar ao seu público produtos e serviços com maior valor agregado.
Estratégias comerciais e promocionais para sua vidraçaria vender mais:
Divulgação e visibilidade
Divulgue sua empresa e serviços o máximo que puder utilizando canais diversos para ampliar as chances de atingir esse público. A divulgação pode ser off-line, com o boca a boca, cartões de visita, panfletos, parcerias com arquitetos, construtores e condomínios, ou através da internet hoje uma das ferramentas mais eficientes.
Ofertas e vantagens
Crie uma sensação de necessidade de aquisição do seu produto. O cliente precisa ter a ideia de que seu serviço é uma oportunidade, e ofertas são uma ótima forma para chamar atenção para os benefícios de seu serviço.
Mas, atenção: não crie falsas promoções. Se a intenção das promoções é destacar o quão vantajoso pode ser o seu negócio, uma falsa vantagem gera justamente o efeito oposto, podendo abalar a confiança na sua vidraçaria.
Agilidade no atendimento
Ao receber o contato de um possível cliente, especialmente pedidos de orçamentos, seja o mais rápido possível no retorno. Seja organizado, os clientes percebem quando um prestador de serviços é organizado ou não.
Clareza e honestidade
Ganhe a confiança de seu cliente: isso pode agregar muito valor à imagem da vidraçaria. Seja claro também.
O cliente não é especialista em vidro, mas você deve ser. Demonstrar conhecimento e saber explicar os porquês de cada escolha é fundamental.
Seja o mais específico possível no orçamento, colocando em conta todos os materiais que serão utilizados.
Cumpra prazos
Se é importante ter clareza e honestidade na divulgação e na elaboração de orçamentos, é fundamental também cumprir o que é prometido, como os prazos. O prazo da entrega da obra começa a contar a partir do momento em que você fechou o contrato com o cliente.
Imagem vende
Tenha sempre à mão um mostruário dos seus produtos para que o cliente tenha opções que se encaixem na sua preferência. Além disso, tenha sempre que possível registros de obras semelhantes que possam ilustrar os desejos de seu cliente e afirmar a qualidade do seu serviço.
Sua imagem também importa. Seja profissional, invista em uniformes para sua equipe, tenha ferramentas adequadas e aplique procedimentos que passem credibilidade e confiança.
Pós-venda eficiente
Sempre dê garantia dos serviços e esteja preparado para atender eventuais emergências.
Um serviço que deixou boa impressão pode abrir diversas portas e gerar uma divulgação orgânica para sua vidraçaria, o famoso boca a boca. Por isso, é importante prestar um bom atendimento e estar em constante contato para que não se esqueçam de você e de sua empresa.
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Fonte: Sebrae / Abravidro / Ideaglass / Vidro impresso
(see http://g.co/ng/security#xss)