Hoje no Sebrae em dados vamos falar sobre as tabacarias.
Quando surgiu o cigarro?
Indícios arqueológicos apontam que o consumo de cigarro já acontecia há mais de oito mil anos. Os astecas fumavam o tabaco enrolado em folhas de junco ou tubos de cana. Outros povos preferiam a velha, e ainda conhecida, casca do milho.
Ao longo da história o hábito de fumar teve diversas significações. No processo de descoberta do continente americano o hábito seria um exotismo apreciado pelos curiosos europeus. Séculos mais tarde, as películas dos primeiros filmes norte-americanos divas e galãs colocavam o cigarro na boca como sinal de estilo de vida sofisticado.
As tabacarias são lojas especializadas na venda de produtos relacionados ao tabaco, tais como cigarros, charutos, cachimbos, isqueiros, entre outros acessórios.
Atualmente no Brasil existem 46.317 estabelecimentos, registrados no CNAE 4729-6/01: Tabacaria como atividade principal. Sendo 1.858 filiais.
Fonte: Sebrae
A atividade representa 0,10% de participação CNAE E está presente em 89% dos municípios.
Municípios com maior número de empresas ativas nos setores:
Municípios com maior taxa de empreendedorismo no setor:
Municípios com maior variação empresarial:
Porte das empresas
As micro e pequenas empresas representam 96% das tabacarias do país.
Fonte: Sebrae
Inaptidão por porte:
Empresas por natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Abertura
As tabacarias heads shop, que nada mais é do que tabacarias contemporâneas que focam no mercado legal que esta por trás do fumante de tabaco, de narguilé ou de outras substâncias. Elas vendem desde itens mais tradicionais do setor, como charutos e tabacos a granel, até acessórios mais modernos, como bongs, narguilés e piteiras de vidro. Elas são focadas na smoke culture, algo como cultura do fumo, e trabalham com a venda de todos os utensílios necessários para que a pessoa consiga fumar com qualidade - seja tabaco, rapé, kumbaya.
As tabacarias de narguilé são locais preparados especialmente para que as pessoas possam fumar seu narguilé com alguns amigos e aproveitar a comodidade do espaço. Muitas delas possuem até mesmo ambientes que se parecem com bares ou baladas, afinal o foco do negócio é o entretenimento.
Em 2021 foram abertas 6.698 tabacarias, e em 2022 até o primeiro semestre foram abertas 4.205. O setor teve alta taxa de crescimento, a tendência dos últimos 05 anos é de 16,61%. A variação empresarial de 2013 até 2022 foi de 72,46%.
Como é grande a quantidade de fumantes no país, apesar da campanha antitabagismo, a tabacaria é um meio natural de consumo.
A comercialização de acessórios utilizados para o fumo, é legalizada e regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Fonte: Sebrae
Encerramento de empresas
No ano de 2021 foram encerradas 2.796 empresas. A taxa de mortalidade é de 26.48%.
Fonte: Sebrae
Municípios com maior taxa de mortalidade:
Maturidade
A idade média das empresas é de 17 anos.
Fonte: Sebrae
O setor é considerado jovem em todo país. A maturidade é de 38,38%, ou seja, em grande parte dos estados, 50% ou mais das empresas possuem menos de 3,5 anos. O que significa que há muito espaço para novos empreendedores e novas ideias.
Muitas tabacarias estão expandindo seus negócios, agregando serviços como shows, exposições e tatuagens.
Estados com maior número de empresas estabelecidas:
Municípios com maior número de empresas estabelecidas:
Mas é permitido fumar em tabacarias?
Originalmente, a lei anti-fumo brasileira previa uma exceção que tornava legal fumar em espaços preparados especialmente para esse fim. Essa lei foi alterada em 2011 e essa exceção retirada. Com isso, fica valendo o que diz a lei: é proibido o uso de cigarros ou qualquer outro produto fumígeno em recinto coletivo fechado, privado ou público.
Entretanto, no ano de 2014 um novo decreto presidencial mudou as regras do jogo. Trata-se do Decreto Nº 8.262, de 31 de maio de 2014. Nele, consta que:
· 2º Excluem-se da proibição definida no caput :
[]
II Estabelecimentos destinados especificamente à comercialização de produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, desde que essa condição esteja anunciada, de forma clara, na entrada, e desde que em local reservado para a experimentação de produtos dotados de condições de isolamento, ventilação ou exaustão do ar que impeçam a contaminação dos demais ambientes;
E isto inclui as tabacarias! Ou seja, desde que o espaço seja preparado para fornecer a ventilação e exaustão do ar necessárias e que seja claramente anunciado que o espaço é voltado para este fim, é possível considerar o fumo dentro das tabacarias legal.
Empregos
O saldo de contratações em 21/22 foi de 920 novas vagas.
Contratações: 5.556
Demissões: 4.636
Saldo empregos
Fonte: Sebrae
As micro e pequenas empresas contrataram 963 novos trabalhadores, enquanto as média e grandes empresas não fizeram novas contratações, e fizeram -43 demissões.
Previsão de estoque de empregos
Fonte: Sebrae
Municípios com maior geração de empregos na atividade:
Municípios com maior número de contratações (saldo)
Dados das contratações:
Escolaridade dos trabalhadores
Trabalhadores por raça:
Idade dos trabalhadores:
Apesar do número de fumantes ter diminuído nos últimos anos e as campanhas contra o fumo estarem cada vez maiores, ainda é muito grande o número de pessoas que fumam em nosso país. No início da pandemia a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) registrou que 34% dos fumantes brasileiros aumentaram o consumo de cigarro nesse período.
Depois da proibição do fumo nas baladas e lugares fechados, a existência de tabacarias se destacou e tornou muito atrativas para os fumantes. Atualmente uma tabacaria é um dos comércios que mais trazem lucro, e é uma ótima oportunidade para quem está querendo investir em um negócio.
Gostou do texto? Está pensando em empreender?
Participe da comunidade e fique por dentro de todos os dados.
Sugira a atividade para podermos ajudá-lo!
Fontes: Sebrae / Fiocruz / Wikipedia