Hoje temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados, onde trazemos informações e insights para que você possa conhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lo na análise sobre abertura ou expansão do seu negócio.
Empreender é sempre um desafio, e mesmo com todos os riscos é cada vez maior o número de brasileiros interessados em ter seu próprio negócio. Existem diferentes motivos pelo qual as pessoas buscam empreender. Mas, basicamente dividimos o empreendedor em 2 perfis, o que empreende por necessidade, e o que abre um negócio por oportunidade.
Os empreendedores por necessidades são aqueles que aceitaram o desafio do negócio autônomo por falta de melhores alternativas profissionais. Eles buscam renda o quanto antes para si, e para sua família. A situação econômica do país, e a alta no desemprego tem influenciado, e feito o número de novos negócios crescerem. No Brasil 82% dos novos negócios, foram abertos por necessidade em 2020.
Os empreendedores por oportunidade em geral buscam expansão profissional e geração de renda. Em teoria, têm mais chances de obter sucesso, pois em grande parte, planejam e dispõem de mais recursos. Os empreendedores com esse perfil, são mais motivados por desafios, e muitas vezes contam com nível de escolaridade ou especialização acima da média. Uma grande parte desses empresários observam dentro do seu ramo de atuação novas oportunidades de negócios, sejam para sanar alguma carência em sua própria empresa, ou que descobriram em seus clientes um novo nicho de mercado, eles são popularmente chamados spin-off.
Esses empreendedores têm criados negócios inéditos ou remodelando desenhos de negócios, a partir do seu negócio atual. Aproveitando todo o conhecimento e estrutura que já possui para inovar e expandir. Com esta vantagem competitiva a probabilidade de crescimento de negócio e geração de lucro é muito maior que outros perfis empresariais. Ele surge formatado e com a vantagem de ser uma derivação de uma necessidade já definida.
Uma vantagem da spin-off é a independência em relação ao negócio principal ‘’empresa-mãe’’. No geral são empresas com modelo diferente e identidade própria. Não há necessidade de associar o novo empreendimento ao negócio atual, possibilitando você inovar e testar ideias sem comprometer a renda da empresa já consolidada.
No brasil, atualmente, das 27 milhões de empresas, 445.000 são spin-off. Cerca de 2,1%. E 70% delas possuem mais de 2 sócios.
Quando é hora de fazer uma spin-off?
Alguns exemplos de spin-off são:
Os exemplos mostram que spin-offs, é uma forma de otimizar o crescimento e, até mesmo se transformam totalmente a partir da inovação.
E aí, será que existe uma oportunidade de spin-off na sua empresa?
Gostou do texto?
Participe da nossa comunidade.😁
Sugira atividades que esta pensando em empreender para podermos ajuda-lo!
Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.