Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Sebrae em Dados - Spin-off Novas oportunidades de negócio

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Sebrae em Dados - Spin-off Novas oportunidades de negócio
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 21 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados, onde trazemos informações e insights para que você possa conhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lo na análise sobre abertura ou expansão do seu negócio. 

Empreender é sempre um desafio, e mesmo com todos os riscos é cada vez maior o número de brasileiros interessados em ter seu próprio negócio. Existem diferentes motivos pelo qual as pessoas buscam empreender. Mas, basicamente dividimos o empreendedor em 2 perfis, o que empreende por necessidade, e o que abre um negócio por oportunidade.

Os empreendedores por necessidades são aqueles que aceitaram o desafio do negócio autônomo por falta de melhores alternativas profissionais. Eles buscam renda o quanto antes para si, e para sua família.  A situação econômica do país, e a alta no desemprego tem influenciado, e feito o número de novos negócios crescerem. No Brasil 82% dos novos negócios, foram abertos por necessidade em 2020.

Os empreendedores por oportunidade em geral buscam expansão profissional e geração de renda. Em teoria, têm mais chances de obter sucesso, pois em grande parte, planejam e dispõem de mais recursos.  Os empreendedores com esse perfil, são mais motivados por desafios, e muitas vezes contam com nível de escolaridade ou especialização acima da média. Uma grande parte desses empresários observam dentro do seu ramo de atuação novas oportunidades de negócios, sejam para sanar alguma carência em sua própria empresa, ou que descobriram em seus clientes um novo nicho de mercado, eles são popularmente chamados spin-off.

Esses empreendedores têm criados negócios inéditos ou remodelando desenhos de negócios, a partir do seu negócio atual. Aproveitando todo o conhecimento e estrutura que já possui para inovar e expandir. Com esta vantagem competitiva a probabilidade de crescimento de negócio e geração de lucro é muito maior que outros perfis empresariais. Ele surge formatado e com a vantagem de ser uma derivação de uma necessidade já definida.  

Uma vantagem da spin-off é a independência em relação ao negócio principal ‘’empresa-mãe’’. No geral são empresas com modelo diferente e identidade própria. Não há necessidade de associar o novo empreendimento ao negócio atual, possibilitando você inovar e testar ideias sem comprometer a renda da empresa já consolidada.

No brasil, atualmente, das 27 milhões de empresas, 445.000 são spin-off. Cerca de 2,1%. E 70% delas possuem mais de 2 sócios.

Quando é hora de fazer uma spin-off?

  •            Quando sua marca tem uma grande nova ideia.
  •           Marca consolidada no mercado.
  •           Mercado educado: Em negócios digitais que nascem inovadores, o público passa por um período de educação. Quando esse momento se encerra e o mercado já assimilou a sua proposta, é o momento adequado para lançar uma spin-off e recomeçar o ciclo de crescimento.

 

Alguns exemplos de spin-off são:

  • Uber Eats  - para agregar valor ao cliente, além de transportar pessoas, por que não transportar comida e outros objetos.
  • Smiles –  A empresa de milhas de aviação, lançou serviços financeiros e outras facilidades.
  • Azul seguros – é a spin-off da Porto seguros, possui uma comunicação mais moderna, e é voltada para o público mais jovem, com contas menores, e associada a mais tecnologia.
  • Playstation e Xbox – São spin-offs da Sony e Microsoft, respectivamente. Dada a sua importância gigantesca dentro destas corporações, esses produtos não são apenas marcas, mas representam praticamente “empresas dentro da empresa”.

Os exemplos mostram que spin-offs, é uma forma de otimizar o crescimento e, até mesmo se transformam totalmente a partir da inovação.

E aí, será que existe uma oportunidade de spin-off na sua empresa?


Gostou do texto?

Participe da nossa comunidade.😁

Sugira atividades que esta pensando em empreender para podermos ajuda-lo!

Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5333 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza