Hoje, temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados, onde trazemos informações e insights para que você possa conhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lo na melhor análise sobre abertura ou expansão do seu negócio.
Hoje vamos falar sobre o CNAE 8650-0/03 Atividades de psicologia e psicanálise.
No último ano, devido a pandemia, a busca por profissionais da área de psicologia cresceu. Dados do Google mostram que, as pesquisas por profissionais chegaram a 88%, e de 41% por esse serviço on-line. O reflexo disso, é o crescimento de 19,93% no setor.
No país das 54.821 empresas ativas, 10.707 foram abertas este ano.
A taxa de habitante por empresa é de 3.500.
Em alguns estados o mercado é tido como iniciante. Onde a maioria das empresas possuem menos de 3,5 anos. Esses estados são SC, SP, CE, RN, PE e AC. (Em verde)
Esses estados possuem uma alta demanda por profissionais.
O aumento de doenças psicológicas tem feito muitas empresas buscarem serviços na área de saúde mental para auxiliar seus colaboradores.
Houve contratação de psicólogos terceirizados, e empresas que incluíram no próprio quadro de funcionários psicólogos e psicoterapeutas. Este ano o saldo de empregos, até o momento é de 317.635 vagas.
O CNAE representa 0,24% de todas as atividades no país, e 65% das empresas estão no simples nacional.
A grande maioria das empresas são ME, 77%. As EPP correspondem a 11%, média e grandes, 8% e entidades sem fins lucrativos 3%.
Por possuir um órgão regulamentador, a profissão não se enquadra no MEI.
A média de funcionários nas grandes empresas é de 42 colaboradores e de 2 sócios.
O investimento inicial para abertura de um negócio nesta área é em torno de R$ 54.000. As empresas ativas possuem em média 5 CNAE's complementares.
As atividades são todas voltadas para a área de saúde, como fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, odontológicas e terapias ocupacionais.
A taxa de mortalidade dos negócios é de 13,53%. Isso mostra que o setor também precisa de atenção. Uma boa gestão, administração e planejamento financeiro são essenciais.
Esses dados nos mostram que a grande demanda por profissionais na área de saúde mental, não só gerou empregos (contratações), mas também aberturas de novas empresas. O atual cenário exigiu dos profissionais que já estavam no mercado adaptações.
Se quiser dicas de algum setor e se gostou do conteúdo, deixe sua mensagem nos comentários abaixo e clique a participe da nossa comunidade.
Este conteúdo é exclusivo do Sebrae PR e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.