Hoje no Sebrae em dados vamos falar sobre salões de beleza.
A profissão de cabeleireiro é certamente uma das mais antigas do mundo. É comum encontrar entre achados arqueológicos, pentes, navalhas e acessórios. Mas foi na Grécia antiga que surgiram os primeiros espaços destinados ao corte de cabelo, eram locais públicos chamados de Koureias. E acreditem, esses espaços eram destinados apenas ao público masculino.
O primeiro espaço destinado exclusivamente para mulheres surgiu em 1635 em Paris, quando as perucas e penteados entraram na moda. Chamado Champagne o primeiro salão de beleza do mundo surgia, porém o local era destinado somente a celebridades e mulheres ricas da corte.
A função principal do cabelo é estética, mas também é importante na interação social, sexualidade e diferenciação pessoal, dadas as colorações, cortes e penteados que permite.
Atualmente no Brasil existem 1.058.594 salões de beleza, registrados no CNAE 9602-5/02 Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza como atividade primaria, e 199.305 em atividade secundária, ou CNAE complementar. Totalizando 1.257.676 salões de beleza em atividade. O setor de salões de beleza é o segundo setor maior em quantidade de empresas ativas em todo país.
Fonte: Sebrae
Os salões de beleza estão presentes em 100% dos municípios.
Atividades complementares
Fonte: Sebrae
% Atividades complementares nas empresas
Fonte: Sebrae
Municípios com maior número de empresas ativas nos setores:
Os municípios que possuem maior número de empresas por Km² são:
Os municípios que possuem maior número de habitantes por empresa:
Municípios com maior taxa de empreendedorismo nos setores:
Porte das empresas
As micro e pequenas empresas representam 99,75% de todas os salões de beleza do país.
Fonte: Sebrae
Inaptidão por porte:
Empresas por natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Abertura
O Brasil é o país que mais se preocupa com a estética no mundo, e o quarto pais que mais consome produtos e serviços estéticos. Uma pesquisa realizada pelo Instituto GFK da Alemanha, realizada em 22 países, identificou os brasileiros como o segundo lugar no ranking dos que mais gastam tempo com cuidados com a aparência.
Em 2021 foram abertos 172.230 salões de beleza, e em 2022 até o primeiro semestre foram abertas 133.506, superando todos os semestres de 2021, 2020 e 2019. O setor teve alta taxa de crescimento, a tendência dos últimos 05 anos é de 36,13%. A variação empresarial de 2013 até 2022 foi de 228,65%.
O setor continua entre os 3 que mais abrem estabelecimentos, ficando atrás somente do comercio varejista de roupas, e o de promoções de vendas.
Fonte: Sebrae
Segundo o IBGE o brasileiro gasta mais com beleza do que com comida.
Em 2020, mesmo com a pandemia, dados do data Nubank divulgou que o gasto médio em salões de beleza foi de R$ 90,40 por mês ao longo do mesmo ano.
Clientes que se identificaram como mulheres, investiram cerca de R$ 110,40, enquanto os que se identificaram como homens gastaram R$ 67,10. A frequência de ida ao salão foi a mesma, 01 vez ao mês.
Encerramento de empresas
Uma pesquisa realizada pela Beauty Fair Summit com donos de salões e clientes, mostrou que a clientela deixou de ser totalmente fiel, e passou a procurar serviços de mais de um salão.
Entre os principais motivos para a mudança no comportamento dos clientes estão a busca por melhores preços, salões mais próximos de sua residência, saída de um profissional conhecido, e o fechamento dos estabelecimentos.
No ano de 2021 foram encerradas 51.744 empresas. A taxa de mortalidade é de 29,04%.
Fonte: Sebrae
O ambiente competitivo entre os salões de beleza, é um dos desafios encontrados pelos empresários do ramo. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor mostrou que os preços praticados em diferentes estabelecimentos de serviços de beleza podem variar até 92%.
Municípios com maior taxa de mortalidade:
Maturidade
A idade média das empresas é de 05 anos.
Fonte: Sebrae
O setor é considerado jovem em todo país. A maturidade é de 49,30%, ou seja, em grande parte dos estados, 50% ou mais das empresas possuem menos de 3,5 anos.
Isso mostra que o setor continua sendo uma ótima oportunidade para quem deseja entrar no mercado.
Estados com maior número de empresas estabelecidas:
Municípios com maior número de empresas estabelecidas:
O CNAE 9602-5/01 de cabeleireiros, manicure e pedicure compreende atividades como lavagem, corte, penteado, tingimento e outros tratamentos capilares específicos.
Barbeiro
Com certeza, o barbeiro veio para ficar!
A procura do público masculino por estabelecimentos específicos para seus cuidados de beleza cresceu consideravelmente nos últimos anos. O barbeiro é o profissional especializado tanto na modelagem de barbas quanto em cortes de cabelo mais curtos, que envolvem navalha e tesoura.
Manicure e pedicure
O trabalho das manicures e pedicures sempre estão em alta!
Seja nos salões em domicílios se tornou indispensável com a diversidade de técnicas utilizadas atualmente, como unhas de gel, porcelana e até fibra de vidro, o mercado se torna cada vez mais atrativo e competitivo.
Nos últimos anos o mercado de salão de beleza no Brasil evoluiu muito na sua formalização. Isso chamou a atenção do mundo para o país. Anualmente acontece diversas feiras voltadas para profissionais da beleza, como a Beauty Fair que é a maior feira de beleza da América latina.
O Sebrae também apoia os empreendedores do setor, promovendo eventos e capacitações.
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Fontes: Sebrae / Instituto GFK / data Nubank / Associação Brasileira de Defesa do Consumidor