Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Sebrae em Dados - Setores que mais contrataram

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Sebrae em Dados - Setores que mais contrataram
Criado em 03 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados, onde trazemos informações e insights para que você possa conhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lo na melhor análise sobre abertura ou expansão do seu negócio. 


Vamos falar sobre empregos. O país tem mantido o saldo de vagas positivos neste ano como parte do processo de recuperação da economia.


Em 2021, o setor de construção de edifícios foi o que mais contratou com saldo positivo de 64.918 novas vagas, que abrangem desde canteiros de obras, a construtoras e escritórios de projetos de arquitetura e engenharia, destas 96% das vagas foram ofertadas por micro e pequenas empresas.


No ano anterior, 2020, no mesmo período o setor que mais contratava era a Locação de mão de obra temporária com 91.094 vagas de emprego. Esse setor atende necessidades de trabalho sazonais vagas, muitas vezes com contratação pré-definida de prazo e escopo. Em 2020, devido às incertezas da pandemia, muitas empresas optaram por esse tipo de contratação.


O segundo setor que mais contratou nos últimos dois anos, foi o de atividades de atendimento hospitalar. Serviços de internação de curta ou longa duração prestados a pacientes realizados em hospitais gerais e especializados, hospitais universitários, maternidades, hospitais psiquiátricos, centros de medicina preventiva e outras instituições de saúde com internação, incluindo-se os hospitais militares e os hospitais de centros penitenciários. essas atividades são realizadas sob a supervisão direta de médicos. O setor emprega médicos, serviços de laboratório, radiológicos, anestesiológicos, serviços de centros cirúrgicos, serviços farmacêuticos, de alimentação e outros serviços prestados em hospitais. O que torna vasto o campo de ofertas.


Em 2020 foram ofertadas 53.990 vagas de emprego, e em 2021, 61.219, no mesmo período. Em ambos os anos, em torno de 88% das vagas, foram ofertadas por média e grandes empresas.

Enfim, o terceiro setor que mais ofertou empregos, e fechou com saldo positivo, foi o de transporte rodoviário de carga. Em 2020 o saldo foi de 43.386 vagas de emprego, e de 58.495 em 2021. O E-commerce cresceu 75% em meio à pandemia, 300 milhões de pedidos foram realizados pelos consumidores. O que demandou ampliação nas empresas de entrega. As micro e pequenas empresas, são responsáveis por 65% dessas contratações.      

 

Você sabia desses dados. Me diz a sua opinião sobre o conteúdo?


Se quiser dicas de algum setor, deixe sua mensagem nos comentários abaixo, clique e participe da nossa comunidade.

Este conteúdo é exclusivo do Sebrae PR e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.

Vamos, participe! Sugira atividades que está pensando em empreender para podermos ajudá-lo!

 

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5317 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza