Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Sebrae em dados - Repórter

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Sebrae em dados - Repórter
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 18 FEV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, foi comemorado o dia internacional do repórter.  A data homenageia os profissionais encarregados de apurar os fatos, cobrir notícias investigar acontecimentos e comunicar informações de interesse da sociedade. O cargo de repórter está presente na televisão, no rádio, na internet e no jornalismo impresso. E em homenagem a esse importante profissional, vamos fazer a análise de dados com esse tema.


O telejornalismo surgiu no brasil no dia 19 de setembro de 1950 na emissora tupi, em São Paulo. As locuções eram em off, e o programa ficou no ar por dois anos.

O “Repórter Esso”, que já era o programa de maior sucesso do rádio, virou também um sucesso da TV, em 1952. O programa era comandado por Gontijo Teodoro e tinha como chamada a célebre frase “Aqui fala o seu Repórter Esso – testemunha ocular da história”, que durou por 18 anos.

 

A atividade é representada pelo CNAE 9002-7/01 Atividades de artistas plásticos, jornalistas independentes e escritores, e atualmente possuem 12.520 empresas abertas no país, com uma média de 2 sócios. O porte dessas empresas, em sua grande maioria são ME, 69%, seguido de 12% EPP, 11% de empresas sem fins lucrativos e 6% de média e grandes empresas.

A profissão de repórter não pode ser MEI. Esse trabalho é considerado como arte, em razão da forma como é feita a escrita desses textos e notícias, pois precisam ser interessantes e atraentes para o público. E artista não pode ser MEI, pois algumas profissões não podem optar por esse segmento. As ocupações que exigem alto potencial intelectual, profissões que dependem de regularização legal e formação não são permitidas neste enquadramento.

As empresas de reportagem possuem pelo menos 08 CNAES complementares em suas atividades, sendo alguns deles:

  • 5911199- Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente

  • 9001906- Atividades de sonorização e de iluminação

  • 5911102- Produção de filmes para publicidade

  • 7420001- Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina

  • 5912099- Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente

  • 7311400- Agências de publicidade

A pandemia reforçou a importância do jornalismo televisivo, por ter uma grande capilaridade pelo Brasil, a TV permite que a imprensa chegue a muita gente. O número de empresas no setor cresceu 68% entre 2020 e 2021, o ano fechou com um saldo de 128.178 vagas de emprego em todo o país.

O trabalho do repórter é de vital importância para sociedade por dar conhecimento de fatos políticos, econômicos, culturais, sociais, naturais e outros assuntos de interesse público para toda a sociedade.

Parabéns aos repórteres!


Gostou do texto?

 

Participe da nossa comunidade. 😁

 

Sugira atividades que esta pensando em empreender para podermos ajuda-lo!

 

Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.

 

 

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5321 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza