Nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, foi comemorado o dia internacional do repórter. A data homenageia os profissionais encarregados de apurar os fatos, cobrir notícias investigar acontecimentos e comunicar informações de interesse da sociedade. O cargo de repórter está presente na televisão, no rádio, na internet e no jornalismo impresso. E em homenagem a esse importante profissional, vamos fazer a análise de dados com esse tema.
O telejornalismo surgiu no brasil no dia 19 de
setembro de 1950 na emissora tupi, em São Paulo. As locuções eram em off, e o
programa ficou no ar por dois anos.
O “Repórter Esso”, que já era o programa de maior sucesso do rádio, virou também um sucesso da TV, em 1952. O programa era comandado por Gontijo Teodoro e tinha como chamada a célebre frase “Aqui fala o seu Repórter Esso – testemunha ocular da história”, que durou por 18 anos.
A atividade é representada pelo CNAE 9002-7/01 Atividades de artistas plásticos, jornalistas independentes e escritores, e atualmente possuem 12.520 empresas abertas no país, com uma média de 2 sócios. O porte dessas empresas, em sua grande maioria são ME, 69%, seguido de 12% EPP, 11% de empresas sem fins lucrativos e 6% de média e grandes empresas.
A profissão de repórter não pode ser MEI. Esse trabalho é considerado como arte, em razão da forma como é feita a escrita desses textos e notícias, pois precisam ser interessantes e atraentes para o público. E artista não pode ser MEI, pois algumas profissões não podem optar por esse segmento. As ocupações que exigem alto potencial intelectual, profissões que dependem de regularização legal e formação não são permitidas neste enquadramento.
As empresas de reportagem possuem pelo menos 08 CNAES complementares em suas atividades, sendo alguns deles:
|
|
|
|
|
|
A pandemia reforçou a importância do jornalismo televisivo, por ter uma grande capilaridade pelo Brasil, a TV permite que a imprensa chegue a muita gente. O número de empresas no setor cresceu 68% entre 2020 e 2021, o ano fechou com um saldo de 128.178 vagas de emprego em todo o país.
O trabalho do repórter é de vital importância para sociedade por dar conhecimento de fatos políticos, econômicos, culturais, sociais, naturais e outros assuntos de interesse público para toda a sociedade.
Parabéns aos repórteres!
Gostou do texto?
Participe da nossa comunidade. 😁
Sugira atividades que esta pensando em empreender para podermos ajuda-lo!
Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.