Hoje vamos falar do locutor de rádio, mais conhecido como radialista.
A primeira transmissão de rádio no Brasil foi realizada de forma experimental, em 1919. Mas foi em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distância e sem fios, da fala do presidente Epitácio Pessoa que o rádio nasceu oficialmente no país, inaugurando a radiotelefonia brasileira
O CNAE da atividade é o 6010-1/00 - Atividades de rádio.
Atualmente no Brasil existem 18.321 empresas ativas, sendo 1.288 filiais.
Fonte: Sebrae
Segundo dados da Secretaria de
Radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom), entre as emissoras
3,9 mil são FM, 1,2 mil AM e mais de 4,7 mil
são rádios comunitárias.
Uma pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, em 2020, revelou que o rádio é ouvido por 80% da população nas 13 regiões metropolitanas do país. Dos ouvintes, três a cada cinco escutam rádio todos os dias.
Embora a profissão esteja mais ligada ao rádio, o radialista também pode atuar na televisão.
Ele pode estar presente nos setores:
A ampla área de atuação faz que que grande parte
das empresas possuam atividades complementares:
Fonte: Sebrae
O radialista, assim como muitas profissões, se reinventou e ganhou amplo espaço na internet em produções para canais como Youtube, streamings variados ao vivo e podcasts.
Segundo uma pesquisa realizada pela Globo, em 2020 o consumo por podcast cresceu 57% no Brasil. O reflexo desse novo hábito, foi o número de aberturas de empresas no ramo em 2021, que foi o maior nos últimos 05 anos. A taxa de tendência atualmente é de 8,41%.
Fonte: Sebrae
Porte das empresas
Fonte: Sebrae
As microempresas são maioria no mercado, seguido por empresas sem fins lucrativos. Porém quando falamos em idade das empresas, as pequenas empresas (EPP) e média e grandes empresas (MGE) são os portes com maior maturidade, 23 anos. O mercado é bem estabelecido no país, a idade média das empresas é de 17 anos.
Fonte: Sebrae
Natureza jurídica das empresas
Fonte: Sebrae
Como se tornar um radialista?
Para trabalhar como radialista, é preciso concluir a formação superior no curso de Comunicação Social com habilitação em Radialismo. A nomenclatura do curso em algumas faculdades pode variar para Rádio e TV ou Rádio, TV e Internet. A profissão é regulamentada por lei, portanto é preciso obter registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
Como se registrar no DRT?
Um dos caminhos para o registro profissional é o site da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia. Lá tem o passo a passo para aquisição do DRT. Antes era necessário se cadastrar nas funções ocupadas dentro da profissão de radialista, sendo obrigatório mais de uma inscrição.
A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT) entrou com pedido em 2018 para que fosse considerada a profissão e não a função, sendo acatada pelo Secretária do Trabalho, simplificando o processo de registro.
Para aqueles que desejam ingressar nesta carreira é essencial que além de ser uma pessoa comunicativa, tenha talento, apreço pela leitura, espírito de equipe, estar bem-informado com as atualidades. Ter uma agenda com contatos também fazem parte da vida de um profissional de rádio.
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Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.
Fontes:
Sebrae / Globo / MCom - Secretaria radio fusão / Kantar Ibope Media / Abert.org.com