Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Sebrae em Dados - Qual é a melhor época do ano para abrir minha empresa?

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Sebrae em Dados - Qual é a melhor época do ano para abrir minha empresa?
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 10 DEZ. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Vamos dar um panorama sobre os números de empresas no país e o comportamento, quando se trata de abertura, encerramento e contratações.


Em 2020 havia no país 26,4 milhões de empresas ativas. Mesmo durante a pandemia foram abertas 2,9 milhões de empresas, número maior que em 2019, esse ano fechou com 2,6 milhões de novas empresas abertas.


O encerramento de empresas traz um número, um tanto quanto curioso. Como citado antes, mesmo com a pandemia, e tendo sido um ano atípico, o número de encerramento de empresas em 2020 foi inferior ao ano de 2019, sendo encerradas 1,2 milhões e em 2020, 1 milhão. Muitas empresas conseguiram se manter na pior fase da crise sanitária, que foi entre março de 2020 e fevereiro de 2021. Esses negócios precisaram ser repensados para se adequar ao novo momento.


No primeiro semestre de 2020, 532.699 empresa fecharam as portas, e foram abertas 1,3 milhões. No mesmo período deste ano o número foi de 1,2 milhões encerradas e 1,9 milhões de novas empresas ativas.


Um dado interessante é o que, especificamente nos primeiros meses do ano, entre janeiro e março, é o período em que se há mais formalização de empresas em todo o país. Abril e maio, são os meses com o menor número de formalização, demissões e contratação de funcionários.


As empresas que se planejaram, se reinventaram, buscaram inovar e criaram formas de atender ou lançaram produtos e serviços durante a crise foram as que apresentaram os melhores resultados.

As atividades com maior destaque são, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, comércio varejista de bebidas, lanchonetes e restaurantes, comércio de cosméticos, cabeleireiros, manicure e pedicure, e serviços domésticos.


Antes da pandemia, o Brasil ainda não havia se recuperado da crise econômica dos últimos anos, que alavancou os números do desemprego para patamares preocupantes. Muitas empresas dos mais diferentes setores tiveram de realizar demissões. Porém, há empresários que conseguiram driblar as dificuldades, manter funcionários e até mesmo contratar novos colaboradores.


Nos meses de outubro a dezembro, é onde se há mais geração de empregos, devido as contratações temporárias de final de ano, em sua grande maioria no comércio, que representa atualmente, 33% dos setores no país. As micro e pequenas empresas tem grande importância na geração de empregos no País. Em 2020, elas foram responsáveis pela criação de 293,2 mil postos de trabalho. Já as médias e grandes empresas fecharam o ano com um saldo de 142,7 mil novas vagas.


No Brasil, 86% de todas as empresas são MPEs, e 67% fazem parte do simples nacional.

 

A taxa de mortalidade das empresas nos últimos 5 anos é maior nas MGE, 66,64%. Seguidas dos MEIs que representam 40,29%, ME que são 21,1%, e 14,32% de EPP.

 

Gostou do texto?


Se quiser dicas de algum setor e se gostou do conteúdo, deixe sua mensagem nos comentários abaixo e clique a participe da nossa comunidade.


Este conteúdo é exclusivo do Sebrae PR e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.


Vamos, participe! Sugira atividades que está pensando em empreender para podermos ajudá-lo!

 

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5306 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza