Hoje no Sebrae em Dados vamos falar sobre a produção de conteúdos digitais.
A produção de conteúdo assumiu um papel fundamental na estratégia das empresas que querem se posicionar melhor em relação à concorrência.
Com o avanço do digital, a estratégia de conteúdo também precisou ser revista para torná-la multimídia e, assim, estar onde o público se encontra.
O marketing de conteúdo, como é chamada essa estratégia, tornou-se uma maneira eficiente de engajar o público-alvo. Esse tipo de prática começou a se popularizar com o crescimento de estratégias de Inbound Marketing, nos anos 2000.
Ao longo dos anos, a criação de conteúdo se aperfeiçoa cada vez mais. Se antes ela tinha um teor mais vendedor, com objetivo de oferecer um produto ou serviço mostrando os seus diferenciais, hoje ele está sendo deixado nas entrelinhas. Ou seja, o objetivo principal é disponibilizar materiais que possam melhorar a vida das pessoas de alguma forma. A venda pode ficar ou não camuflada ao longo dos materiais.
A produção de conteúdo também permite criar autoridade sobre determinado assunto e, assim, gerar fortalecimento de marca.
Para se adaptar a esse cenário digital, o marketing se viu obrigado a tomar um novo rumo: mais conteúdo relevante, menos publicidade tradicional.
E foi aí que surgiu um novo nicho, a produção de conteúdo digital.
Não é à toa que a produção de conteúdo se tornou tão popular. Ela é um dos principais pilares para construir uma relação entre a sua empresa e os clientes. É um ótimo recurso para gerar engajamento, obter tráfego qualificado e, consequentemente, gerar oportunidades de negócio.
Atualmente no Brasil existem 736.948 empresas ativas. Sendo 10.549 filiais.
O número de habitantes por empresa é de 289 pessoas, e a média é de 02 sócios.
A atividade de criação de conteúdo digital é representada pelos CNAEs:
Fonte: Sebrae
As empresas de criação de conteúdos digitais estão presentes em 100% dos municípios.
Municípios com maior número de empresas ativas nos setores:
Os municípios que possuem mais empresas dos setores por Km² são:
Os municípios que possuem maior número de habitantes por empresa:
Municípios com maior taxa de empreendedorismo nos setores:
Porte das empresas
As micro e pequenas empresas representam 96% de todas as empresas criadoras de conteúdos digitais.
Fonte: Sebrae
Inaptidão por porte:
Empresas por natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Abertura
Fonte: Sebrae
Atualmente, uma boa presença nas redes sociais é praticamente obrigatória para qualquer negócio. Ela ajuda a valorizar a marca, gerar tráfego para sites e construir autoridade em torno da sua empresa.
O marketing de influência é uma estratégia que existe desde muito antes das redes sociais. Porém ganhou outra dimensão no Instagram, permitindo que os seguidores se aproximem e interajam diretamente com os influenciadores.
O Instagram é uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários ativos e que segue crescendo.
O TikTok conta com 4,72 milhões de usuários no Brasil.
Nesse sentido, com a ascensão do Social commerce, as próprias redes sociais vêm incentivando marcas e empresas a divulgarem e venderem seus produtos e serviços nas próprias plataformas.
Em 2021 foram abertas 150.065 empresas. Os setores tiveram alta taxa de crescimento, a tendência dos últimos 05 anos é de 31,43%. A variação empresarial de 2013 até 2022 foi de 227,46%.
Fonte: Sebrae
Municípios com maior variação empresarial:
Abertura por porte
Encerramento de empresas
A taxa de mortalidade dos setores é de 35,10%. Em 2021 foram encerradas 41.142 empresas.
Fonte: Sebrae
O maior número de encerramento dos últimos 03 anos. Em 2020 foram encerradas 50.220 empresas.
Municípios com maior taxa de mortalidade:
Maturidade
A idade média das empresas é de 05 anos.
Fonte: Sebrae
O setor não é considerado consolidado no país. A maturidade é de 42,67%, em nenhum estado, 50% ou mais das empresas possuem acima de 3,5 anos.
Estados com maior número de empresas estabelecidas:
Municípios com maior número de empresas estabelecidas:
Empregos
O saldo de empregos em 2021 foi de 15.557 vagas.
Fonte: Sebrae
As micro e pequenas empresas contrataram 7.065 novos trabalhadores, enquanto as média e grandes empresas contrataram 8.496 novos trabalhadores.
Municípios com maior geração de empregos:
Dados das contratações:
As micro e pequenas empresas contrataram mais mulheres.
Escolaridade dos trabalhadores
Trabalhadores por raça:
Idade dos trabalhadores:
Qual a diferença entre Digital Influencer, criador de conteúdo e blogueiro?
Seja para web, redes sociais ou para fortalecer o posicionamento de marca, a grande tendência é produzir materiais multimídias. A produção de conteúdo de qualidade é de vital importância para uma empresa se manter no mercado.
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Fontes: Sebrae / Opinion Box / Bring