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Sebrae em Dados - Mercado de Produção de Conteúdos

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Sebrae em Dados - Mercado de Produção de Conteúdos
5 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 28 JUL. 2022
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Hoje no Sebrae em Dados vamos falar sobre a produção de conteúdos digitais.

A produção de conteúdo assumiu um papel fundamental na estratégia das empresas que querem se posicionar melhor em relação à concorrência.

Com o avanço do digital, a estratégia de conteúdo também precisou ser revista para torná-la multimídia e, assim, estar onde o público se encontra.

O marketing de conteúdo, como é chamada essa estratégia, tornou-se uma maneira eficiente de engajar o público-alvo. Esse tipo de prática começou a se popularizar com o crescimento de estratégias de Inbound Marketing, nos anos 2000.

Ao longo dos anos, a criação de conteúdo se aperfeiçoa cada vez mais. Se antes ela tinha um teor mais vendedor, com objetivo de oferecer um produto ou serviço mostrando os seus diferenciais, hoje ele está sendo deixado nas entrelinhas. Ou seja, o objetivo principal é disponibilizar materiais que possam melhorar a vida das pessoas de alguma forma. A venda pode ficar ou não camuflada ao longo dos materiais.

A produção de conteúdo também permite criar autoridade sobre determinado assunto e, assim, gerar fortalecimento de marca.

Para se adaptar a esse cenário digital, o marketing se viu obrigado a tomar um novo rumo: mais conteúdo relevante, menos publicidade tradicional.

E foi aí que surgiu um novo nicho, a produção de conteúdo digital.

Não é à toa que a produção de conteúdo se tornou tão popular. Ela é um dos principais pilares para construir uma relação entre a sua empresa e os clientes. É um ótimo recurso para gerar engajamento, obter tráfego qualificado e, consequentemente, gerar oportunidades de negócio.

Atualmente no Brasil existem 736.948 empresas ativas. Sendo 10.549 filiais.

O número de habitantes por empresa é de 289 pessoas, e a média é de 02 sócios.

A atividade de criação de conteúdo digital é representada pelos CNAEs:

  • 5912-0/99- Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente
  • 7420-0/01- Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
  • 6319-4/00- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • 7319-0/03- Marketing direto
  • 7420-0/05- Serviços de microfilmagem


Fonte: Sebrae

As empresas de criação de conteúdos digitais estão presentes em 100% dos municípios.

Municípios com maior número de empresas ativas nos setores:

  • São Paulo 133.399
  • Rio de janeiro 54.254
  • Brasília 21.807

Os municípios que possuem mais empresas dos setores por Km² são:

  • São Caetano do Sul SP, com 2.051 empresas, 133 por Km²
  • São Paulo SP, 133.399 empresas, 87 por Km²
  • Belo Horizonte MG, 21.150 empresas, 63 por Km²

 

Os municípios que possuem maior número de habitantes por empresa:

  • Borba AM, 42.328 habitantes por empresa
  • Ipixuna AM, 31.172 habitantes por empresa
  • Santa Isabel do Rio Negro AM, 26.599 habitantes por empresa

 

Municípios com maior taxa de empreendedorismo nos setores:

  • Florianópolis, SC 1,48%
  • Santa Fé, PR 1,44%
  • Alto Paraiso de Goiás, GO 1,28%

 

Porte das empresas

 As micro e pequenas empresas representam 96% de todas as empresas criadoras de conteúdos digitais.


 Fonte: Sebrae

  • MEI 63%
  • ME 30%
  • EPP 05%
  • MGE 02%
  • SFL 0,01%
  • Simples Nacional 89%
  • Inaptas 16% (possuem alguma pendência junto à Receita Federal)

Inaptidão por porte:

  • ME 18%
  • MEI 16%
  • MGE 09%
  • EPP 06%
  • SFL 17%
  • GOV 0,01%

 

Empresas por natureza jurídica

Fonte: Sebrae

Abertura

Fonte: Sebrae

Atualmente, uma boa presença nas redes sociais é praticamente obrigatória para qualquer negócio. Ela ajuda a valorizar a marca, gerar tráfego para sites e construir autoridade em torno da sua empresa.

O marketing de influência é uma estratégia que existe desde muito antes das redes sociais. Porém ganhou outra dimensão no Instagram, permitindo que os seguidores se aproximem e interajam diretamente com os influenciadores.

O Instagram é uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários ativos e que segue crescendo. 

  • O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos. 
  • 71% dos usuários do Instagram seguem influenciadores.
  • 86% seguem empresas no Instagram
  • 59% já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram
  • 55% já usaram o Instagram para conversar com empresas
  • 78% dos usuários têm suas solicitações para empresas sempre ou quase sempre atendidas via Instagram
  • 59% acham que os anúncios que aparecem no Instagram têm a ver com eles
  • 15% dos jovens usam o Instagram para fazer compras
  • 58% dos usuários do Instagram disseram já ter comprado algo que um influenciador digital estava indicando ou usando
  • 16% afirmam que são muito influenciados por influencers digitais na hora de comprar e consumir produtos
  • A proporção de usuários da plataforma que já compraram algo a partir de um anúncio subiu de 34% para 42% em um ano

O TikTok conta com 4,72 milhões de usuários no Brasil.

  • 42% dos usuários gostam de utilizar plataforma de vídeos para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas que gostam.
  • 66% já conheceram produtos que nunca tinham visto no Tik Tok
  • 53% gostariam que as marcas que consomem utilizassem mais o Tik Tok
  • 54% gostam de ficar por dentro dessas tendências do TikTok
  • 56% seguem alguma marca ou empresa no TikTok
  • 65% concordaram que o TikTok é capaz de aproximar pessoas e empresas
  • 37% já deixaram de comprar um produto ou contratar algum serviço por alguém ter falado mal dele no TikTok
  • 46% acreditam que são anúncios que têm a ver com eles
  • 38% já compraram algo a partir de um anúncio que clicaram no TikTok
  • 70% seguem influenciadores no aplicativo

Nesse sentido, com a ascensão do Social commerce, as próprias redes sociais vêm incentivando marcas e empresas a divulgarem e venderem seus produtos e serviços nas próprias plataformas.

Em 2021 foram abertas 150.065 empresas. Os setores tiveram alta taxa de crescimento, a tendência dos últimos 05 anos é de 31,43%. A variação empresarial de 2013 até 2022 foi de 227,46%.

 


Fonte: Sebrae


Municípios com maior variação empresarial:

  • Trombas, GO 500%
  • São domingos, SE 300%
  • Itaeté, BA 250%


Abertura por porte

  • MEI 59%
  • ME 35%
  • EPP 04%
  • MGE 01%
  • SFL 0,00%


Encerramento de empresas

A taxa de mortalidade dos setores é de 35,10%. Em 2021 foram encerradas 41.142 empresas.

Fonte: Sebrae

O maior número de encerramento dos últimos 03 anos. Em 2020 foram encerradas 50.220 empresas.

Municípios com maior taxa de mortalidade:

  • Barreiras do Piauí, PI 700%
  • Arabutã, SC 500%
  • Canabrava do Norte, MT 500%

 

Maturidade

A idade média das empresas é de 05 anos

 

Fonte: Sebrae

O setor não é considerado consolidado no país.  A maturidade é de 42,67%, em nenhum estado, 50% ou mais das empresas possuem acima de 3,5 anos.


Estados com maior número de empresas estabelecidas:

  • Rio de Janeiro 45,10%
  • Tocantins 44,20%
  • Bahia 44.00%

 

Municípios com maior número de empresas estabelecidas:

  • São Paulo 53.367
  • Rio de Janeiro 21.670
  • Curitiba 7.722

 

Empregos

O saldo de empregos em 2021 foi de 15.557 vagas.


Fonte: Sebrae

As micro e pequenas empresas contrataram 7.065 novos trabalhadores, enquanto as média e grandes empresas contrataram 8.496 novos trabalhadores.

 

Municípios com maior geração de empregos:

  • Itaara, RS - 7,25% da população
  • Barueri, SP 0,54% da população
  • Rio do Sul, SC 0,46% da população

 

Dados das contratações:

  • Mulheres 49,80%
  • Homens 50,20%
  • Trabalhadores portadores de deficiência 1,37%
  • Trabalhadores tempo parcial 2,72%
  • Trabalhadores intermitentes 0,40%
  • Primeiro emprego 02%


As micro e pequenas empresas contrataram mais mulheres.

 

Escolaridade dos trabalhadores

  • Superior completo 48%
  • Ensino médio completo 34%
  • Superior incompleto 13%

 

Trabalhadores por raça:

  • Branca 54%
  • Parda 26%
  • Não identificada 14%
  • Preta 04%
  • Amarela 01%
  • Indigna 0,001%

 

Idade dos trabalhadores:

  • 18 a 24 anos 19%
  • 25 a 29 anos 25%
  • 30 a 39 anos 35%
  • 40 a 49 anos 12%
  • 50 a 54 anos 0,04%
  • 65 + - 0,001%

 

Qual a diferença entre Digital Influencer, criador de conteúdo e blogueiro?

  • Blogueiro é a pessoa que escreve para o seu próprio blog, ou seja, uma pessoa que tem seu próprio site.
  • Digital influencer é a pessoa que utiliza um ambiente digital para influenciar outras pessoas, em geral, isso é feito pelas redes sociais.
  • Criador de conteúdo é a pessoa que cria conteúdo para qualquer tipo de plataforma, online ou offline.

 

Seja para web, redes sociais ou para fortalecer o posicionamento de marca, a grande tendência é produzir materiais multimídias. A produção de conteúdo de qualidade é de vital importância para uma empresa se manter no mercado.

 

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Fontes: Sebrae / Opinion Box / Bring 

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Tais Mara Hortela
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