Hoje temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados, onde trazemos informações e insights para que vocêpossaconhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lona melhor análise sobre abertura ou expansão do seu negócio.
No país atualmente são 483.043 empresas ativas. Neste ano foram abertas 54.416 oficinas, um crescimento de 8,44%. Este aumento é reflexo da mudança no perfil de consumo. Os brasileiros permaneciam em média de 3 a 5 anos com um veículo, antes de adquirir um modelo zero km. Novas pesquisas apontam que a média passou para 7 anos.
Em 2014 foram vendidos aproximadamente 3.500.000 veículos. Os números foram caindo, chegando a 2.050.000 de veículos vendidos em 2020. Dessa forma, conforme os prazos de garantia de manutenção nas concessionárias vencem (média de três anos), cresce a demanda por reparação nas oficinas mecânicas.
As ramificações da manutenção de veículos são mais extensas do que você imagina. Isso faz que que a maioria das empresas possuam CNAEs complementares, listam 06. Que são venda de peças, serviços de manutenções e reparações elétricas, Funilaria e pintura, alinhamento, balanceamento, troca de óleo e borracharia.
O setor este ano gerou 740.598 vagas de emprego. E não somente na parte mecânica, foram contratados administradores, vendedores, atendentes e equipes de limpeza.
O CNAE representa 1,77% das atividades no país. Dessas 74% fazem parte do simples nacional.
· 48% - MEI
· 42% - ME
· 4% - EPP
· 4% - MÉDIA E GRANDE EMPRESA
· 1,6% - SEM FINS LUCRATIVOS
A idade média das empresas é de 09 anos, e um ciclo de vida de 2,4 anos. A taxa de mortalidade nesse ramo foi 21,89%. Por isso para embarcar no negócio das oficinas mecânicas, é muito importante buscar referências em serviços de apoio a empreendedores e concentrar a oferta da empresa no melhor trabalho que você tem a oferecer.
O avanço da internet e a grande quantidade de informações técnicas e de mercado tornam o brasileiro mais consciente sobre seus direitos, tornando-o mais exigente quanto à qualidade nos serviços, preço justo e responsabilidade social e ambiental das empresas.
Devido a esse cenário, as oficinas têm encontrado diversas brechas para atuar nos processos de reparo e manutenção veicular. Assim, é importante que você estude o mercado e entenda quais áreas de atuação existem em sua cidade. Isso vai ajudar a criar uma oficina que não seja comum e a diminuir as chances de enfrentar vários concorrentes que ofereçam o mesmo tipo de serviço.
A média de habitantes por empresa é 441 pessoas, então ficar de olho no seu consumidor também é essencial. Pensar em atendimento customizado, ter funcionários bem treinados, sistemas de tecnologia, pesquisas de satisfação, mostram que além dos carros, você também mantém uma preocupação com o desejo dos seus clientes.
O Sebrae disponibilizou um guia de como montar uma oficina mecânica:
Gostou do texto?
Se quiser dicas de algum setor e se gostou do conteúdo, deixe sua mensagem nos comentários abaixo e clique a participe da nossa comunidade.
Este conteúdo é exclusivo do Sebrae PR e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.
Vamos, participe! Sugira atividades que está pensando em empreender para podermos ajudá-lo!