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Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil

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Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
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Criado em 16 AGO. 2022
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O crescimento do mercado de produtos naturais no Brasil parece ter se transformado em uma constante. 


A tendência é sustentada, sobretudo, por uma mudança nos hábitos alimentares da população e uma preocupação maior com saúde, qualidade de vida e bem-estar.


O Brasil é um dos mercados mais promissores para a venda de produtos naturais, segundo dados da Euromonitor Internacional.


Ao lado da China, o país se aproxima dos maiores consumidores do mundo: América do Norte, Europa Ocidental e algumas nações da Ásia e do Pacífico.


O Brasil é considerado o quarto país que mais vende alimentos e bebidas saudáveis no planeta, movimenta, em média, US$ 35 bilhões ao ano no segmento.


Atualmente no país existem 774.530 estabelecimentos registrados no CNAE 4729-6/99 O comércio varejista em lojas especializadas produtos alimentícios em geral não especificados anteriormente, tais como:

  • Produtos naturais e dietéticos
  • Comidas congeladas, mel etc.
  • Café moído

O Brasil possui uma extensa área agrícola, e por conta disso, uma tendência do mercado para os produtos naturais acaba sendo extremamente benéfica, não somente para a saúde da população, mas também para a economia nacional.


Fonte: Sebrae 

A comercio de produtos naturais esta presente em 100% dos municípios.


Municípios com maior número de empresas ativas no setor no setor de produtos naturais:

  • São Paulo, SP 53.431
  • Rio de janeiro, RJ 27.041
  • Brasília, DF 16.598

 

Os municípios que possuem maior número de empresas do setor por Km² são:

  • São Caetano do Sul SP, 913 empresas, 59 por Km²
  • Taboão da Serra SP, 997 empresas, 49 por Km²
  • Osasco SP, 2.714 empresas, 42 por Km²

 

Os municípios que possuem maior número de habitantes por empresas do setor são:

  • Casinhas, PE 1 Empresa 14.395 habitantes
  • Salgadinho, PE 1 Empresa 11.214 habitantes
  • Acauã, PI - 1 Empresa 7.119 habitantes

 

Municípios com maior taxa de empreendedorismo no setor de produtos naturais:

  • Portal do Paraná, PR 1,79%
  • Divino São Lourenço, ES 1,96%
  • Arambaré, RS 1,86%

 

Porte das empresas

 As micro e pequenas empresas representam 94% de todos os estabelecimentos ativos no país.

 

 Fonte: Sebrae 


  • MEI 53%
  • ME 35%
  • EPP 06%
  • MGE 05%
  • SFL 0,001%
  • GOV 0,0001%
  • Inaptas 21% (possuem alguma pendência junto à Receita Federal)
  • Simples Nacional 79%

 

Inaptidão por porte

  • ME 50%
  • MEI 42%
  • EPP 03%
  • MGE 03%
  • SFL 0%
  • GOV 0,001%

 

Empresas por natureza jurídica

Fonte: Sebrae 


Abertura

Com a chegada da pandemia, onde muitas pessoas tiveram grandes problemas de saúde, juntamente com algumas preocupações, o mercado de produtos naturais voltou a crescer, já que as pessoas começaram a buscar mais por estes alimentos.


Além do aumento do consumo destes produtos, também foi possível observar uma grande queda de vendas e consumos de diversos produtos industrializado.


Diversas pesquisas mostraram que adultos acima dos 45 anos apresentam as maiores preocupações com a saúde, e consequentemente, tomam mais cuidados com o consumo de produtos industrializados, priorizando os produtos naturais.

Nesta mesma pesquisa, também é possível observar que esta faixa etária acaba sendo a faixa etária que mais cresce no Brasil, já que seus hábitos saudáveis estão trazendo uma maior expectativa de vida para estas pessoas.

Em 2021 foram abertos 138.795 estabelecimentos, o maior número dos últimos 09 anos.


A variação empresarial de 2013 até 2022 foi de 127,64%.


 

Fonte: Sebrae 

Abertura por porte

  • MEI 60%
  • ME 31%
  • EPP 05%
  • MGE 04%
  • SFL 0,001%
  • GOV 0%

 

Tendência

A tendência dos últimos 05 anos das lojas de produtos naturais foi de 25%.  


 A crescente procura por alimentação mais saudável também pode ser medida nos mecanismos de busca na internet: A busca por como aumentar sua imunidade cresceu 136% no último ano.


Ao analisar 83 mil posts nas redes sociais e quase 20 mil matérias publicadas na internet, levantamento aponta cinco grandes preferências na alimentação dos brasileiros: produtos à base de plantas (plant based); alimentos mais naturais e menos manipulados (clean label); mais proteína, menos carboidrato; uso de suplementos; e equilíbrio entre alimentação saudável e momentos de indulgência (comfort food). O estudo foi realizado em outubro do ano passado pela BHB Foods e Suplementos, plataforma da consultoria Equilibrium Latam, e a Decode, do grupo BTG Pactual. 

  • 8% das pessoas começaram a ficar mais atentas à alimentação e à saúde no final de 2020, com mais que a metade delas (53%) buscando mais informação sobre a função dos alimentos.
  • 4 em cada 5 brasileiros estão dispostos a gastar mais se o alimento for saudável
  • Houve um aumento de 44,5% no consumo de orgânicos durante os sete primeiros meses da pandemia de Covid-19
  • Segundo estudo da Mintel, 66% dos brasileiros afirmam ingerir frutas e verduras diariamente
  • Houve crescimento na venda de produtos sem conservantes e aditivos e no lançamento de alimentos 100% naturais

 

Encerramento de empresas

A taxa de mortalidade do setor é de 32,61%. Em 2021 foram encerradas 46.126 empresas.

Fonte: Sebrae 

Municípios com maior taxa de mortalidade no setor de produtos naturais:

  • Santa Cruz do Escalvado, MG 700%
  • Palestina, AL 500%
  • Jundiá, AL 400%

 

Maturidade

A idade média das empresas é de 07 anos


Fonte: Sebrae 

O comercio de produtos naturais é considerado jovem em maior parte do país.  A maturidade é de 46,82%.

Os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, são os estados com maior número de lojas estabelecidas, ou seja, que possuem mais de 3,5 anos. O que mostra a grande oportunidade de mercado para quem pretende investir na atividade.


 A média é de 02 sócios por empresa, e o número de habitantes por empresa é de 275 pessoas.

 

Estados com maior número de lojas de produtos naturais estabelecidas:

  • Acre 52,80%
  • Mato Grosso do Sul 52,60%
  • Paraná 52,40%

 

Municípios com maior número lojas de produtos naturais estabelecidas:

  • São Paulo, SP 19.277
  • Rio de Janeiro, RJ 8.581
  • Brasília, DF 5.255

 

Empregos

O saldo de empregos em 2021 foi de 14.430 novas vagas.


Houve 97.474 contratações, e 83.044 demissões.


As micro e pequenas empresas contrataram 13.898 novos trabalhadores, enquanto as média e grandes empresas contrataram 529 novos trabalhadores.


Mapa de saldo de empregos


Fonte: Sebrae 

Municípios com maior geração de empregos:

  • Florestópolis, PR 0,39% da população
  • Cornélio Procópio, PR 0,26% da população
  • Córrego Dantas 0,25% da população

 

Dados das contratações:

  • Mulheres 63,03%
  • Homens 36,97%
  • Trabalhadores portadores de deficiência 0,95%
  • Trabalhadores tempo parcial 1,33%
  • Trabalhadores intermitentes 0,57%
  • Primeiro emprego 03%

 

Escolaridade dos trabalhadores

  • Ensino médio completo 44%
  • Ensino médio incompleto 05%
  • Ensino fundamental completo 05%
  • Superior completo 03%

 

Trabalhadores por raça:

  • Parda 27%
  • Branca 23%
  • Não identificada 09%
  • Preta 03%
  • Amarela 0,003%
  • Indigna 0,0001%

 

Produtos Naturais estão em alta no empreendedorismo. Sendo assim, esse ramo de negócio é uma opção viável seja online ou em loja física.

As possibilidades dentro dos produtos naturais são muitas, e principalmente no que tange a produtos especializados. No entanto, esse segmento apresenta muito a ser explorado.


É possível identificar diferentes públicos que buscam uma alimentação saudável:

 

  • Glúten-free: seja por conta de doença celíaca ou por opção de uma dieta restritiva, esse público busca alimentos que não contenham trigo ou glúten. Segundo o Conselho Nacional de Saúde, existem ao menos 2 milhões de brasileiros que são celíacos.

 

  • Vegetariano: esse público é conhecido por restringir carnes de animais, porém, consome produtos derivados, como leite e ovos. De acordo com o Ibope, mais de 15 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos, e esse número têm crescido.

 

  • Vegano: não consome qualquer produto de origem animal, ou que tenha sido testado em animais. Ou seja, não consome desde ovos e mel a sabonetes e cosméticos que realizam testes em animais.

 

  • Diet e light: público que opta por produtos com menor adição de gorduras e açúcares, seja por conta de dieta para controle de peso ou de doenças como a diabetes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são mais de 16 milhões de brasileiros que sofrem com a diabetes.


Dados como estes servem para mostrar o gigantesco potencial que o mercado de produtos naturais e saudáveis tem a oferecer. 


Sabe aquela história de que você é o que come? Esse parece ser um conceito que chegou para ficar por aqui.

 

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Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.

 

Fontes: Sebrae / ABRAS/ ORGANIS / GOOGLE TRENDS BRASIL / BHB / MINTIL 



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Tais Mara Hortela
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