O crescimento do mercado de produtos naturais no Brasil parece ter se transformado em uma constante.
A tendência é sustentada, sobretudo, por uma mudança nos hábitos alimentares da população e uma preocupação maior com saúde, qualidade de vida e bem-estar.
O Brasil é um dos mercados mais promissores para a venda de produtos naturais, segundo dados da Euromonitor Internacional.
Ao lado da China, o país se aproxima dos maiores consumidores do mundo: América do Norte, Europa Ocidental e algumas nações da Ásia e do Pacífico.
O Brasil é considerado o quarto país que mais vende alimentos e bebidas saudáveis no planeta, movimenta, em média, US$ 35 bilhões ao ano no segmento.
Atualmente no país existem 774.530 estabelecimentos registrados no CNAE 4729-6/99 O comércio varejista em lojas especializadas produtos alimentícios em geral não especificados anteriormente, tais como:
O Brasil possui uma extensa área agrícola, e por conta disso, uma tendência do mercado para os produtos naturais acaba sendo extremamente benéfica, não somente para a saúde da população, mas também para a economia nacional.
Fonte: Sebrae
A comercio de produtos naturais esta presente em 100% dos municípios.
Municípios com maior número de empresas ativas no setor no setor de produtos naturais:
Os municípios que possuem maior número de empresas do setor por Km² são:
Os municípios que possuem maior número de habitantes por empresas do setor são:
Municípios com maior taxa de empreendedorismo no setor de produtos naturais:
Porte das empresas
As micro e pequenas empresas representam 94% de todos os estabelecimentos ativos no país.
Fonte: Sebrae
Inaptidão por porte
Empresas por natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Abertura
Com a chegada da pandemia, onde muitas pessoas tiveram grandes problemas de saúde, juntamente com algumas preocupações, o mercado de produtos naturais voltou a crescer, já que as pessoas começaram a buscar mais por estes alimentos.
Além do aumento do consumo destes produtos, também foi possível observar uma grande queda de vendas e consumos de diversos produtos industrializado.
Diversas pesquisas mostraram que adultos acima dos 45 anos apresentam as maiores preocupações com a saúde, e consequentemente, tomam mais cuidados com o consumo de produtos industrializados, priorizando os produtos naturais.
Nesta mesma pesquisa, também é possível observar que esta faixa etária acaba sendo a faixa etária que mais cresce no Brasil, já que seus hábitos saudáveis estão trazendo uma maior expectativa de vida para estas pessoas.
Em 2021 foram abertos 138.795 estabelecimentos, o maior número dos últimos 09 anos.
A variação empresarial de 2013 até 2022 foi de 127,64%.
Fonte: Sebrae
Abertura por porte
Tendência
A tendência dos últimos 05 anos das lojas de produtos naturais foi de 25%.
A crescente procura por alimentação mais saudável também pode ser medida nos mecanismos de busca na internet: A busca por como aumentar sua imunidade cresceu 136% no último ano.
Ao analisar 83 mil posts nas redes sociais e quase 20 mil matérias publicadas na internet, levantamento aponta cinco grandes preferências na alimentação dos brasileiros: produtos à base de plantas (plant based); alimentos mais naturais e menos manipulados (clean label); mais proteína, menos carboidrato; uso de suplementos; e equilíbrio entre alimentação saudável e momentos de indulgência (comfort food). O estudo foi realizado em outubro do ano passado pela BHB Foods e Suplementos, plataforma da consultoria Equilibrium Latam, e a Decode, do grupo BTG Pactual.
Encerramento de empresas
A taxa de mortalidade do setor é de 32,61%. Em 2021 foram encerradas 46.126 empresas.
Fonte: Sebrae
Municípios com maior taxa de mortalidade no setor de produtos naturais:
Maturidade
A idade média das empresas é de 07 anos.
Fonte: Sebrae
O comercio de produtos naturais é considerado jovem em maior parte do país. A maturidade é de 46,82%.
Os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, são os estados com maior número de lojas estabelecidas, ou seja, que possuem mais de 3,5 anos. O que mostra a grande oportunidade de mercado para quem pretende investir na atividade.
A média é de 02 sócios por empresa, e o número de habitantes por empresa é de 275 pessoas.
Estados com maior número de lojas de produtos naturais estabelecidas:
Municípios com maior número lojas de produtos naturais estabelecidas:
Empregos
O saldo de empregos em 2021 foi de 14.430 novas vagas.
Houve 97.474 contratações, e 83.044 demissões.
As micro e pequenas empresas contrataram 13.898 novos trabalhadores, enquanto as média e grandes empresas contrataram 529 novos trabalhadores.
Mapa de saldo de empregos
Fonte: Sebrae
Municípios com maior geração de empregos:
Dados das contratações:
Escolaridade dos trabalhadores
Trabalhadores por raça:
Produtos Naturais estão em alta no empreendedorismo. Sendo assim, esse ramo de negócio é uma opção viável seja online ou em loja física.
As possibilidades dentro dos produtos naturais são muitas, e principalmente no que tange a produtos especializados. No entanto, esse segmento apresenta muito a ser explorado.
É possível identificar diferentes públicos que buscam uma alimentação saudável:
Dados como estes servem para mostrar o gigantesco potencial que o mercado de produtos naturais e saudáveis tem a oferecer.
Sabe aquela história de que você é o que come? Esse parece ser um conceito que chegou para ficar por aqui.
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Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.
Fontes: Sebrae / ABRAS/ ORGANIS / GOOGLE TRENDS BRASIL / BHB / MINTIL