Hoje no Sebrae em dados vamos falar sobre comercio atacadista de embalagens.
Lautenschlager, menciona que o conceito de embalagem varia conforme a perspectiva em que é observada. Para o consumidor, a embalagem é um meio de satisfazer o desejo de consumo do produto; para o marketing, a embalagem se torna o meio mais próximo do consumidor ser atraído para a compra do produto; para o setor de design, a embalagem é a forma de proteção até chegar ao consumidor; para a engenharia industrial é o meio de proteção do produto no transporte e armazenamento.
O Brasil ocupa o 11º lugar no ranking dos países que mais consomem embalagens no mundo. Embora seja o 11º pais em consumo de embalagem, o Brasil é o 5º pais onde o consumo de embalagem mais cresce no mundo.
Atualmente no Brasil existem 11.587 empresas especializadas, registrados no CNAE 4686-9/02: Comercio atacadista de embalagens como atividade principal. Sendo 804 filiais.
A embalagem é um componente importante da estrutura industrial de um país, pois fornece suporte para que as demais indústrias distribuam sua produção. As embalagens apresentam uma ampla variedade de formas e materiais e fazem parte do nosso cotidiano. Segundo a Associação Brasileira de Embalagens, existem diversos tipos de embalagens que atendem a diversas funcionalidades, de acordo com o que se deseja para o produto final.
Fonte: Sebrae
A atividade está presente em 1.460 municípios.
Municípios com maior número de empresas ativas no setor:
Os municípios que possuem maior número de empresas por Km² são:
Os municípios que possuem maior número de habitantes por empresa:
Municípios com maior taxa de empreendedorismo no setor:
Municípios com maior variação empresarial:
Porte das empresas
As micro e pequenas empresas representam 89% comercio atacadista de embalagens do país.
Fonte:
Sebrae
Inaptidão por porte:
Empresas por natureza jurídica
Fonte: Sebrae
Abertura
O setor de embalagens é influenciado pela atividade econômica do País, principalmente pelo crescimento e/ou desaceleração da indústria, devido ao poder de consumo do brasileiro e no mercado da inovação.
A mudança causada pela pandemia acelerou o crescimento das vendas aumento do e-commerce, e por consequência possibilitou um aumento significativo para o segmento do delivery. As embalagens de diferentes materiais são usadas com intensidade para o envio de mercadorias adquiridas de forma digital.
Em 2021 foram abertas 1.169 empresas atacadista de embalagens e em 2022 até o primeiro semestre foram abertas 995. O setor teve alta taxa de crescimento, a tendência dos últimos 05 anos é de 16.92%. A variação empresarial de 2013 até 2022 foi de 62,97%. O Setor de embalagem registrou alta de 6,8% no segundo trimestre de 2021.
Cada vez mais a sociedade busca produtos em porções quando o assunto é alimentação, o que estimula muito a indústria de embalagens. Outro comportamento que tem alavancado o setor, é o aumento da procura pelos itens de nicho, como sem glúten, sem lactose e menos açúcar. São segmentos menores, mas que vão crescendo e gerando um volume significativo.
Fonte: Sebrae
Encerramento de empresas
No ano de 2021 foram encerradas 467 empresas. A taxa de mortalidade nos últimos 05 anos é de 20,28%.
Fonte: Sebrae
Em tempos em que o consumo é alto, a competitividade é algo em que as empresas se deparam frequentemente, portanto criar e inovar são soluções fundamentais para se destacar nesse mercado.
Municípios com maior taxa de mortalidade:
Maturidade
A idade média das empresas é de 11 anos.
Fonte: Sebrae
O setor é considerado consolidado no país. A maturidade é de 63,92%, ou seja, em grande parte dos estados, 50% ou mais das empresas possuem mais de 3,5 anos. 45% são estabelecidas (Idade acima de 3,5 anos), 23% iniciais (entre 01 e 03 anos), 01% nascentes (idade inferior a 01 ano)
Estados com maior número de empresas estabelecidas:
Municípios com maior número de empresas estabelecidas:
Empregos
O saldo de contratações em 21/22 foi de 5.792 novas vagas.
Contratações: 27.141
Demissões: 21.349
Saldo empregos
Fonte: Sebrae
As micro e pequenas empresas contrataram 5.028 novos trabalhadores, enquanto as média e grandes empresas fizeram 764 novas contratações.
Previsão de estoque de empregos
Fonte: Sebrae
Municípios com maior geração de empregos na atividade:
Municípios com maior número de contratações (saldo)
Meses com maior número de contratações:
Meses com maior número de demissões:
Dados das contratações:
Escolaridade dos trabalhadores
Trabalhadores por raça:
Idade dos trabalhadores:
A mudança de hábito e o aumento do consumismo nas últimas décadas levaram a inovações tecnológicas e consequentemente à maior produção de bens de consumo, o que gerou um aumento na produção de embalagens. Em geral seu principal objetivo é proteger o produto, mantendo o produto sem alterações indesejáveis durante o transporte e armazenamento.
Hoje as embalagens somam novas funções, como a de despertar o desejo de compra, transmitir informações, comunicação, ser suporte de ações promocionais e ainda mais recente tem-se a utilização de embalagens ativas, embalagens que interagem com o produto e das embalagens inteligentes que se comunicam com o consumidor. Desta forma, as embalagens passaram a conservar, expor, vender os produtos e por fim conquistar o consumidor por meio de seu visual atraente e comunicativo.
Gostou do texto? Está pensando em empreender?
Participe da comunidade e fique por dentro de todos os dados.
Sugira a atividade para podermos ajudá-lo!
Fontes: Sebrae