Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Sebrae em dados - Saúde integrativa

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Sebrae em dados - Saúde integrativa
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 30 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados, onde trazemos informações e insights para que você possa conhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lo na melhor análise sobre abertura ou expansão do seu negócio. 

Vamos falar sobre a saúde integrativa, (CNAE: 8690-9/01 Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana.)

 A saúde integrativa é uma abordagem holística e multidimensional, ou seja, considera a pessoa como um todo e suas diversas dimensões como a física, biológica, emocional, espiritual, social. Utiliza tanto práticas convencionais com base na alta tecnologia e medicalização, quanto complementares e tradicionais (não convencionais) e envolve mudanças no estilo de vida, na alimentação, na prática de atividade física e no equilíbrio emocional e mental.

Atualmente o país possui 18.811 empresas ativas neste segmento, que também incluem uma média de 5 CNAE complementares. Sendo, fisioterapia, psicologia, estéticas, profissionais da nutrição e acupuntura.

Nos últimos 5 anos o crescimento foi de 34,84%. Somente em 2021 foi de 9,68%.

Neste ano 2.297 novas empresas foram abertas. Este número confirma a alta tendência no país. Apenas 396 fecharam as portas. Uma taxa de mortalidade de 12,90%.

A idade média dessas empresas é de 10 anos, com uma taxa de maturidade de 63,34% (Possuem mais de 3,5 anos). Atualmente 81% são micro e pequenas empresas, 8% medias e grandes empresas e 8% empresas sem fins lucrativos. 50% deste mercado são empresas incluídas no Simples Nacional. 

Mesmo o setor representando apenas 0,07% dos CNAE no país, em 2020 fechou com saldo negativo de 48.165 vagas de emprego. Numero que mudou em 2021 com o crescimento do setor. Este ano foram geradas 202.763 oportunidades de emprego. O numero médio é de 38 funcionários, nas empresas de médio e grande porte.

O capital inicial para a abertura de uma empresa nesse setor é de R$ 48.900,00. E como falamos antes a medicina integrativa inclui a parceria com outros profissionais de saúde. Médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiros, fazendo com que essas empresas tenham uma média de 2 sócios.

Gostou?

Deixe seu comentário e sugestão. 

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5310 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?