Hoje temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados, onde trazemos informações e insights para que você possa conhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lo na melhor análise sobre abertura ou expansão do seu negócio.
Vamos falar sobre a saúde integrativa, (CNAE: 8690-9/01 Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana.)
A saúde integrativa é uma abordagem holística e multidimensional, ou seja, considera a pessoa como um todo e suas diversas dimensões como a física, biológica, emocional, espiritual, social. Utiliza tanto práticas convencionais com base na alta tecnologia e medicalização, quanto complementares e tradicionais (não convencionais) e envolve mudanças no estilo de vida, na alimentação, na prática de atividade física e no equilíbrio emocional e mental.
Atualmente o país possui 18.811 empresas ativas neste segmento, que também incluem uma média de 5 CNAE complementares. Sendo, fisioterapia, psicologia, estéticas, profissionais da nutrição e acupuntura.
Nos últimos 5 anos o crescimento foi de 34,84%. Somente em 2021 foi de 9,68%.
Neste ano 2.297 novas empresas foram abertas. Este número confirma a alta tendência no país. Apenas 396 fecharam as portas. Uma taxa de mortalidade de 12,90%.
A idade média dessas empresas é de 10 anos, com uma taxa de maturidade de 63,34% (Possuem mais de 3,5 anos). Atualmente 81% são micro e pequenas empresas, 8% medias e grandes empresas e 8% empresas sem fins lucrativos. 50% deste mercado são empresas incluídas no Simples Nacional.
Mesmo o setor representando apenas 0,07% dos CNAE no país, em 2020 fechou com saldo negativo de 48.165 vagas de emprego. Numero que mudou em 2021 com o crescimento do setor. Este ano foram geradas 202.763 oportunidades de emprego. O numero médio é de 38 funcionários, nas empresas de médio e grande porte.
O capital inicial para a abertura de uma empresa nesse setor é de R$ 48.900,00. E como falamos antes a medicina integrativa inclui a parceria com outros profissionais de saúde. Médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiros, fazendo com que essas empresas tenham uma média de 2 sócios.
Gostou?
Deixe seu comentário e sugestão.