Hoje vamos falar de uma profissão muito antiga, que inclusive é citado na história do mundo, para os cristãos é a profissão que o pai de Jesus, José, exercia, o marceneiro.
Apesar de ser uma atividade milenar, o reconhecimento de profissionais que exerciam a atividade como marceneiro foi identificado somente no século XV. Apenas nesse período a particularidade de criação neste profissional foi reconhecida. No brasil o dia do marceneiro é comemorado no dia 19 de março.
Neste texto vamos trazer dados sobre a profissão no Brasil, e a importância do marceneiro nos dias de hoje no setor moveleiro.
O CNAE da atividade é o 3101-2/00 Fabricação de móveis com predominância de madeira, e atualmente possui 245.174 empresas ativas no país.
A tendência é de 30,98% nos últimos 05 anos, mas como podemos ver no gráfico abaixo, só no ano de 2021 houve um aumento de 8,8% no número de empresas ativas.
Fonte: Sebrae
Mesmo com o grande número de empresas abertas nos últimos anos, a maioria dos estados possuem um percentual de maturidade menor que 50%, ou seja, é um mercado iniciante, com idade inferior a 3,5 anos e em grande expansão.
Fonte: Sebrae
Estes estados são ideais para quem deseja abrir um negócio no ramo de marcenaria, ou trabalhar nas fabricas. A fabricação de móveis e artigos decorativos no país gerou 590.726 vagas de emprego em 2021, fechando com saldo positivo.
Empresas por porte:
Fonte: Sebrae
Informações sobre o setor:
Quero abrir uma marcenaria, o que fazer?
A profissão muitas vezes é passada de pai para filho, e não é necessária nenhuma formação para exercê-la, mas existem escolas de marcenaria e cursos de aprimoramento que podem te ajudar.
Atualmente existem muitas ferramentas que ajudam os marceneiros na gestão do negócio, no controle de caixa, estoque e até mesmo dos processos.
O investimento para iniciar o negócio é de R$ 50.600,00. E pode variar de acordo com o tipo de móvel que será comercializado, e seu processo de produção. Móveis planejados, por exemplo, são criados com o auxílio de máquinas de corte de grande porte, já os móveis rústicos utilizam ferramentas manuais.
Abertura e localização:
Fonte: Sebrae
A localização é um ponto importante, normalmente todos os municípios brasileiros têm o PDU Plano Diretor Urbano, além de um código de postura, (ou legislação), no qual é definido que tipo de negócio que pode ou não ser instalado naquela determinada área ou região. Então após definir o ponto, a orientação é que seja consultada a legislação local e estadual.
O Sebrae possui um guia de como montar uma marcenaria com todas as informações necessárias:
Este documento não substitui um plano de negócio. Para elaborá-lo procure o Sebrae.
A importância de um marceneiro.
O marceneiro não perdeu seu destaque e importância, mesmo nos dias atuais com todo o avanço tecnológico. A profissão é muito artesanal, necessita de paciência, dedicação, sensibilidade e visão artística. Apesar do marceneiro usar máquinas de grande porte em seu trabalho, ele ainda é artesão.
Sempre que precisar de um marceneiro lembre-se de sua história e do quanto ela é milenar, essa profissão é importante e precisa ser valorizada.
Gostou do texto?
Participe da nossa comunidade.
Sugira atividades que esta pensando em empreender para podermos ajuda-lo!
Este conteúdo é exclusivo do Sebrae Pr e foi processado na base de dados colaborativa da própria entidade.